Against Tolerance: Sede em sair do formato pré-determinado
Resenha - Undefined - Against Tolerance
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 05 de fevereiro de 2012
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Uma das qualidades que mais admiro em uma banda é a busca por novas sonoridades, a sede em sair do formato pré-determinado que todo gênero musical possui. No meu modo de ver, é essa característica que faz a música evoluir e seguir em frente, fazendo surgir assim novas possibilidades e estilos. Pois bem, essa é a principal virtude da banda paulista Against Tolerance, que lançou no final de 2011 o seu primeiro álbum, apropriadamente intitulado como "Undefined".
Formado por Decio Thomas (vocal e guitarra), Stefano Manzano (guitarra), Vitor Curi (guitarra), Hugo Bispo (baixo) e Biel Astolfi (bateria), o grupo executa um som que é, realmente, bastante difícil de categorizar. Pode-se dizer que a base de tudo é o thrash metal, mas com a inserção de elementos dos mais variados gêneros da música pesada, e até de fora dela, resultando em uma música sempre surpreendente.
Produzido por Andria Busic (Dr Sin) e masterizado por Heros Trench (Korzus), o álbum teve a sua capa desenvolvida pelo renomado Gustavo Sazes, que já criou artes para bandas como Arch Enemy, Firewind e inúmeras outras. Os nomes envolvidos, bem como o fato de o grupo ter sido contratado pela Laser Company, um dos principais selos de metal aqui do Brasil, mostra a seriedade e a qualidade do trabalho, ainda que alguns pontos possam gerar certa discussão.
O fato é que o Against Tolerance é realmente original, mas essa é uma faca de dois gumes. O som pesado do grupo, que requer algumas audições para familiarizar o ouvido devido à avalanche de ideias de cada composição, desce redondo na maioria das faixas, mas a ânsia por soar sempre diferente e trilhar caminhos até então inéditos faz com que, de uma maneira geral, a banda não possua uma identidade muito bem definida. Não dá para afirmar, após ouvir o disco diversas vezes, qual é a cara do Against Tolerance, e isso passa a sensação de que a própria banda ainda está atrás do seu som.
Muito bem produzido, "Undefined" é um álbum que, de um modo geral, agrada o ouvinte. O saldo final é mais positivo do que negativo, mas um pouco mais de foco se faz necessário para que as variadas influências do quinteto converjam todas para um mesmo objetivo, fazendo surgir, assim, um som com uma cara própria e reconhecível.
O Against Tolerance é uma boa banda, e, com os ajustes necessários, pode ficar ainda melhor no futuro.
Faixas:
Against Tolerance
Cold Hearts
The End of History
Welcome to the Desert of the Real
I Have Lost You
Zarathustra
Dias Irae
Interlude
Memory and Redemption
The Blasphemous Visions of Huckleberry Finn
Try Again, Fail Again, Fail Better
Prelude #1
Outras resenhas de Undefined - Against Tolerance
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de 1993 que atingiu a nota mais alta da história do rock
O baterista que Lars Ulrich coloca acima de Neil Peart na história do rock
A música do Kiss que fez (muito) mais sucesso na Europa do que nos EUA
A banda de heavy metal com mais álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos
5 clássicos do thrash metal cujas letras envelheceram muito mal
O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo
Como as guerras moldaram a sonoridade do Black Sabbath, segundo Geezer Butler
O gigante do rock que Angus Young disse ser uma imitação pobre do The Who
A instrumental do Iron Maiden que é a preferida de Mike Portnoy
A reação de Mike Portnoy ao ficar sabendo da morte de Cliff Burton
A pior faixa de "Reign in Blood", do Slayer, segundo a Metal Hammer
A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
Quando Jeff Beck percebeu que Jimi Hendrix estava com sérios problemas
13 bandas que sobreviveram por mais de 40 anos sem separar, segundo a Loudwire
Rob Halford encontrou a fé depois que parou de beber e usar drogas
O melhor disco da história do power metal, de acordo com a Metal Hammer
O surpreendente padrão de Renato Russo para aprovar fotos do 1º disco da Legião

"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês



