Hazamat: Rock'n'Roll que envereda por vários subgêneros
Resenha - Hazamat - Hazamat
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 30 de janeiro de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Oras, vejam... Como algumas mudanças podem gerar tão bons resultados! Lá na paraibana João Pessoa de 2005 havia o Molestrike que fazia um som não muito preocupado com rótulos, mas que optou por dar novos rumos à sua proposta. Assim, em 2009 surgiu o Hazamat, contando com os mesmos músicos do passado, mas agora com o baixista Diogo assumindo permanentemente a função de vocalista em uma sonoridade que se revelou mais estabilizada.
E este primeiro álbum, simplesmente batizado como "Hazamat", mostra como está funcionando essa nova fase. Sua força motriz é o Rock´n´Roll que continua se enveredando por vários subgêneros, mas agora este amálgama está devidamente aprimorado, repleto de detalhes e enriquecido com a sábia decisão em flertar com a sonoridade tipicamente brasileira, de forte acento nordestino, o que proporcionou uma perspectiva bastante peculiar a várias canções.
Seja distorcido, melódico ou melancólico, um dos grandes méritos do Hazamat é a preocupação no momento de construir suas letras. Todas em português, o pessoal tem as manhas em contar verdadeiras histórias de cunho humano. Histórias bonitas, experiências e esperanças humanas como poucas bandas conseguem expressar com tanto sentimento e simplicidade, como é o caso de "Última Noite", "O Líder" ou a minimalista "Sobre a Terra".
Ok, "Danado" é uma das canções que possuem uma veia alternativa mais acentuada e, inicialmente, dá a impressão de estar fora do contexto, mas a composição dá tal reviravolta que o ouvinte logo muda sua opinião. E essa característica, a do inesperado, é uma constante ao longo da diversidade que são as treze faixas que poderá ser um motivo a mais para cativar qualquer amante da boa música.
"Hazamat" foi aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura de João Pessoa, o que comprova que, em alguns casos, o dinheiro público também é empregado em prol da Arte. Projeto digipak caprichado onde o Hazamat nem se preocupou em estampar seu nome na capa do disco, simples assim! Esqueça as tendências ou rótulos, esses paraibanos fazem ‘apenas’ um Rock´n´Roll temperado com MPB e aquelas influências tão bacanas do mestre Zé Ramalho. Aos curiosos fica a sugestão em acessar o site da banda, o álbum está todo disponível por lá!
Contato:
http://hazamat.com
http://www.myspace.com/hazamat
Formação:
Diogo Egypto - voz e baixo
João Araújo - guitarra
Pedro Guimarães - guitarra
Pedro Araújo - bateria
Hazamat – Hazamat
(2011 / FUNJOPE – nacional)
01. Última Noite
02. O Líder
03. Danado
04. Confessional
05. Astrolábios
06. Miríades (instrumental)
07. Luminosa
08. Sobre a Terra
09. Sob o Sol
10. Mazorca
11. Cativeiro
12. Demissão
13. Memórias e Correntes
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O vocalista que tatuou a banda no braço e foi demitido em seguida
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
Para Geezer Butler, capa de disco do Black Sabbath é "a pior de todos os tempos"
O beijo em cantora que fez Ney Matogrosso perceber que lado hétero não está adormecido
Para Matt Sorum, Velvet Revolver poderia ter sido tão grande quanto o Guns N' Roses
O primeiro disco de heavy metal do Judas Priest, segundo Ian Hill
A banda que é boa para ouvir num churrasco discutindo sobre carros, segundo Regis Tadeu
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
Os títulos de músicas do Metallica que aparecem em "The Last Note", do Megadeth
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Dave Mustaine aponta o que poderia resolver sua relação com o Metallica
A sincera opinião de Jéssica Falchi sobre o Iron Maiden sem Nicko McBrain
O clipe do Linkin Park que não envelheceu bem, na opinião de Mike Shinoda
O dia que músico expulso dos Beatles desabafou com João Barone: "Ele ficou triste"
O megahit do Iron Maiden que não representa o som da banda, segundo Steve Harris


Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



