Axecuter: Resgate dos anos 80 profissional e bem feito
Resenha - Bangers Prevail - Axecuter
Por Christiano K.O.D.A.
Postado em 15 de janeiro de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Meus amigos, fazia tempo que eu não sentia aquela sensação de volta aos anos 80, no que se refere ao som pesado, com um grau de nostalgia tão forte. Não, não se trata do Thrash Metal clássico do Bay Area, mas sim dos primórdios do Thrash/Death Metal de bandas como Venom, Celtic Frost e afins.
E é um resgate tão profissional e bem feito, que o trio, formado por Baphometal (bateria), Danmented (guitarra/vocal) e T. Basstard (baixo/backing vocal), não se contentou somente em executar composições tão boas e que remetem à década perdida. Não. A Axecuter também caprichou na gravação (excelente, contando que é que uma simulação das antigas, com direito a vocais cheios de reverbs e instrumentos bastante crus), o visual dos integrantes e seus já mencionados pseudônimos, além de um fato quase inacreditável em pleno 2012: a banda disponibilizou o material em formato de fita cassete!!! Puxa vida, e o encarte da tape é muito legal!
Mas melhor me acalmar e me ater às canções. São quatro faixas bastante agressivas, sendo as três primeiras gravadas em 2010 e a última, bônus, em 2011. Todas têm uma pegada irresistível e completamente ‘old school’.
A faixa que abre o trabalho e leva o nome da fitinha já entra com um riff marcante, que entra no cérebro e lá se aloja pela eternidade. Imagine um lance na velocidade de "Ace of Spades" (Motörhead) para ter uma noção da porrada que é a música. Além disso, o refrão, embora bastante simples, também é bem empolgante.
Depois, "The Axecuter" não deixa pedra sobre pedra com sua intensidade e agressividade. Outra ótima faixa, com um solo cortante e perfeitamente encaixado na estrutura do som. A melhor porrada do material.
A penúltima música – "Ritual of Decibels" – tem uma levada lenta e extremamente cativante, com bumbos duplos usados nos momentos corretos. Perto do seu final, os caras dão uma aceleradinha que também ficou interessante. É para bangear que nem louco. Simplesmente espetacular!
E fechando "Bangers Prevail", a mais violenta de todas – "Dominios of Death" – cover dos veteranos da Vulcano, bastante veloz. E sabe o que também ficou chamativo? Novamente o solo bem no fim da música, mas pelo fato de não haver uma guitarra base gravada (o registro foi ao vivo no estúdio). Aquele vazio preenchido apenas pelo baixo deu até um charme a mais no som.
Depois de analisar tanto carinho e cuidado para relembrar os primórdios da música extrema de forma tão brilhante e honesta, não há como não elogiar o grupo pela atitude ousada e sincera. Realmente, "Bangers Prevail" é um primor. Sensacional!
Axecuter - Bangers Prevail (demo)
Inferno Records – 2011 – Brasil
http://www.myspace.com/axecutermetal
http://www.youtube.com/watch?v=rAbppUfIGvU
http://www.reverbnation.com/axecuter
http://www.facebook.com/#!/pages/Axecuter-Official/189367251077353
Tracklist
01 Bangers Prevail
02 The Axecuter
03 Ritual of Decibels
04 Dominios of Death (Vulcano cover)
Outras resenhas de Bangers Prevail - Axecuter
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nevermore anuncia sua nova formação
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
Angela Gossow comenta em postagem de Michael Amott e fãs se empolgam
A pior música do pior disco de Ozzy Osbourne, segundo o Heavy Consequence
Left To Die retornará ao Brasil em setembro tocando clássicos do Death
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
A banda de metal cujo cantor se disfarçava para não perder o emprego na Petrobras
Influencer detona "sommelier de underground" em vídeo viral que Rafael Bittencourt curtiu
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Gary Holt, do Exodus, celebra 1.700 dias de sobriedade
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
A banda que Joey Ramone disse que mais o inspirava; "Uma experiência de corpo e mente"
O gênero musical que nunca será tão relevante quanto o rock, segundo Gene Simmons
Slash revela onde acontece a democracia - que não é a chinesa - no Guns N' Roses
A única música de "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não fala sobre espaço e tempo
A dura resposta de Roger Waters à antiga crítica do U2 ao Pink Floyd
Como foi a única conversa entre Raul Seixas e Renato Russo, segundo biografia


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



