Resenha - Bangers Prevail - Axecuter

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Christiano K.O.D.A.
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Meus amigos, fazia tempo que eu não sentia aquela sensação de volta aos anos 80, no que se refere ao som pesado, com um grau de nostalgia tão forte. Não, não se trata do Thrash Metal clássico do Bay Area, mas sim dos primórdios do Thrash/Death Metal de bandas como Venom, Celtic Frost e afins.

A História da New Wave Of British Heavy MetalPresença de Palco: dicas para iniciantes

E é um resgate tão profissional e bem feito, que o trio, formado por Baphometal (bateria), Danmented (guitarra/vocal) e T. Basstard (baixo/backing vocal), não se contentou somente em executar composições tão boas e que remetem à década perdida. Não. A Axecuter também caprichou na gravação (excelente, contando que é que uma simulação das antigas, com direito a vocais cheios de reverbs e instrumentos bastante crus), o visual dos integrantes e seus já mencionados pseudônimos, além de um fato quase inacreditável em pleno 2012: a banda disponibilizou o material em formato de fita cassete!!! Puxa vida, e o encarte da tape é muito legal!

Mas melhor me acalmar e me ater às canções. São quatro faixas bastante agressivas, sendo as três primeiras gravadas em 2010 e a última, bônus, em 2011. Todas têm uma pegada irresistível e completamente 'old school'.

A faixa que abre o trabalho e leva o nome da fitinha já entra com um riff marcante, que entra no cérebro e lá se aloja pela eternidade. Imagine um lance na velocidade de "Ace of Spades" (Motörhead) para ter uma noção da porrada que é a música. Além disso, o refrão, embora bastante simples, também é bem empolgante.

Depois, "The Axecuter" não deixa pedra sobre pedra com sua intensidade e agressividade. Outra ótima faixa, com um solo cortante e perfeitamente encaixado na estrutura do som. A melhor porrada do material.

A penúltima música - "Ritual of Decibels" - tem uma levada lenta e extremamente cativante, com bumbos duplos usados nos momentos corretos. Perto do seu final, os caras dão uma aceleradinha que também ficou interessante. É para bangear que nem louco. Simplesmente espetacular!

E fechando "Bangers Prevail", a mais violenta de todas - "Dominios of Death" - cover dos veteranos da Vulcano, bastante veloz. E sabe o que também ficou chamativo? Novamente o solo bem no fim da música, mas pelo fato de não haver uma guitarra base gravada (o registro foi ao vivo no estúdio). Aquele vazio preenchido apenas pelo baixo deu até um charme a mais no som.

Depois de analisar tanto carinho e cuidado para relembrar os primórdios da música extrema de forma tão brilhante e honesta, não há como não elogiar o grupo pela atitude ousada e sincera. Realmente, "Bangers Prevail" é um primor. Sensacional!

Axecuter - Bangers Prevail (demo)
Inferno Records - 2011 - Brasil

http://www.myspace.com/axecutermetal
http://www.youtube.com/watch?v=rAbppUfIGvU
http://www.reverbnation.com/axecuter
http://www.facebook.com/#!/pages/Axecuter-Official/189367251...

Tracklist
01 Bangers Prevail
02 The Axecuter
03 Ritual of Decibels
04 Dominios of Death (Vulcano cover)


Outras resenhas de Bangers Prevail - Axecuter

Axecuter: para se destacar é preciso fazer algo diferente




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Axecuter"


Metal Tradicional: 13 Novas bandas nacionais e o momento da cenaMetal Tradicional
13 Novas bandas nacionais e o momento da cena


A História da New Wave Of British Heavy MetalA História da New Wave Of British Heavy Metal
A História da New Wave Of British Heavy Metal

Presença de Palco: dicas para iniciantesPresença de Palco
Dicas para iniciantes

Keith Richards: Metallica e Black Sabbath são grandes piadasKeith Richards
Metallica e Black Sabbath são "grandes piadas"

AC/DC: "Chuck Berry foi o maior babaca que já vi na vida"King Diamond: O que significa ser Satanista?Ozzy Osbourne: produtor confessa trambicagem na gravação de disco ao vivoChris Holmes: "Lemmy não me quis no Motörhead por minha altura"

Sobre Christiano K.O.D.A.

Um cara diretamente ligado ao Som Extremo, fã de livros e filmes, formado em Imagem e Som, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Faz parte da banda de grindcore Prey of Chaos e tem um blog dedicado à música barulhenta. Enfim, alguém que faz da música sua vida.

Mais matérias de Christiano K.O.D.A. no Whiplash.Net.