Nightwish: Anette faz com que não nos lembremos de Tarja
Resenha - Imaginaerum - Nightwish
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 29 de novembro de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após o polêmico "Dark Passion Play" (2007), que marcou a estreia de Anette Olzon no lugar de Tarja Turunen e não foi muito bem recebido pelos fãs e pela crítica, o Nightwish retorna com "Imaginaerum", um trabalho surpreendente. A banda afastou-se consideravelmente do pop metal com toques góticos e sinfônicos que vinha fazendo em seus últimos discos – característica que alcançou seu ápice no excelente "Once" (2004), mas soou apenas repetitiva em "Dark Passion Play" – e gravou um álbum impressionante.
Extremamente visual e cinematográfico, "Imaginaerum" soa como uma espécie de trilha sonora para um espetáculo do Cirque Du Soleil escrito por Tim Burton. O próprio Tuomas Holopainen (tecladista e principal compositor do grupo) declarou que Burton – diretor de filmes como "Edward Mãos de Tesoura" (1990), "Peixe Grande" (2003), "Sweeney Todd" (2007) e "Alice no País das Maravilhas" (2010), além do remake de "A Fantástica Fábrica de Chocolate" (2005) -, ao lado de Neil Gaiman (escritor inglês que ficou famoso ao dar nova cara ao personagem Sandman, além de ser o autor de dezenas de outras histórias em quadrinhos clássicas) e do pintor surrealista catalão Salvador Dalí, foram as principais inspirações e influências para a composição de "Imaginaerum". Além do universo fantástico desses três, explorado nas letras, a parte instrumental traz características do trabalho de Ennio Morricone, Danny Helfman e Hans Zimmer, três dos principais compositores de trilhas para o cinema e grandes ídolos de Thomas.
Mas o ponto-chave é outro. Ao contrário do trabalho anterior, que pareceu ser gravado às pressas para apresentar a nova integrante, aqui o papo é diferente. Em "Imaginaerum", a banda soube dar segurança para a sua vocalista. Anette está visivelmente confortável na função. Mais solta e sem o peso interno da comparação com Tarja, canta com liberdade e desenvoltura, e consegue algo até então impensável: fazer com que não nos lembremos de Tarja Turunen.
A razão para isso passa por um conjunto de fatores. Além da performance excelente de Anette, "Imaginaerum" vem carregado não apenas de grandes composições, mas, principalmente, de ideias inovadoras e inesperadas, que pegam o ouvinte de surpresa. Os arranjos não trazem mais aquela grandiosidade gratuita de outrora. Thomas entendeu que, para o seu estilo, é fundamental que os instrumentos construam paisagens sonoras que transportem o ouvinte para dentro de cada canção. E, ao abrir mão dos exageros e focar em passagens climáticas, o tecladista acerta a mão como poucas vezes fez antes.
A audição do primeiro single do disco, a grudenta "Storytime", não revela o que é o álbum. "Imaginaerum" é um trabalho profundo e nada superficial, que demonstra com eficiência as aspirações artísticas da banda. O Nightwish tinha tudo para ser muito maior do que já é, mas a saída de Tarja abalou a banda. Agora, com distanciamento, o grupo soube reencontrar a sua essência e gravou um álbum que está entre os seus melhores trabalhos.
"Imaginaerum" funciona, e marca o retorno em grande estilo de uma das bandas de heavy metal de maior sucesso da última década. Ouça!
Faixas:
Taikatalvi
Storytime
Ghost River
Slow, Love, Slow
I Want My Tears Back
Scaretale
Arabesque
Turn Loose the Mermaids
Rest Calm
The Crow, The Owl and The Dove
Last Ride of the Day
Song of Myself
Imaginaerum
Outras resenhas de Imaginaerum - Nightwish
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
Aos 78 anos, Tony Iommi (Black Sabbath) reconhece não ter mais condições de realizar turnês
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
Tony Iommi segue com planos de remixar "Born Again", do Black Sabbath
O cantor que deixou Robert Plant e John Bonham impressionados; "algum dia seremos assim?"
Tony Iommi ficou em choque ao ver Ozzy durante ensaios para último show do Black Sabbath
Stewart Copeland revela que clima tenso não amenizou durante reunião do Police
A música do Van Halen que desagradou fãs antigos, mas fez gravadora sentir cheiro de dinheiro
Novo álbum segue a linha dos dois primeiros do Queensryche, diz vocalista
A melhor música que o Megadeth lançou no século XXI, segundo Mateus Ribeiro
Como "Rocket Man", de Elton John, quase ficou sem os três versos de abertura
Festival Best of Blues and Rock anuncia shows de Simon Townshend
A melhor música dos Ramones, em lista da Paste Magazine
O álbum do Metallica que tem Kirk Hammett como ponto mais fraco, segundo Gastão
Como AC/DC e Angus Young ajudaram Dave Mustaine a criar solo de "Holy Wars"
Nightwish: Dignamente um álbum não menos que genial
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
Revolução feminina? Perfil vê padrão nas saídas recentes de cantoras do metal sinfônico
Fã diz que Nightwish deveria aprender com erros e baterista rebate: "Floor fez essa escolha"
Floor Jansen quebra silêncio sobre saída do Nightwish em vídeo: "Também estou triste"
Within Temptation faz mistério nas redes e fãs especulam: "Sharon no Nightwish?"
Tuomas revela que vai revisitar tema já antes abordado no próximo álbum do Nightwish
O erro que fez Tuomas Holopainen demorar 15 anos para descobrir Harry Potter
A nova resposta de Tuomas sobre reunião do Nightwish com Tarja que animou os fãs
Tuomas Holopainen já fez show para apenas uma pessoa (que foi embora após duas músicas)
A curiosa alfinetada de Anette Olzon no Nightwish após saída de Floor Jansen


