Brainstorm: Um registro honesto, marcante e digno
Resenha - On the Spur of the Moment - Brainstorm
Por Junior Frascá
Postado em 11 de novembro de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Eis aqui uma banda que eu considero injustiçada no meio metálico. O BRAINSTORM, banda alemã com anos de estrada, jamais conseguiu o reconhecimento que merece, uma vez que sempre lança grandes álbuns e evolui seu som consideravelmente, além de possuir um dos melhores vocalistas da atualidade, Andy B. Franck.
E neste "On the Spur of the Moment" a coisa não é diferente, mantendo o padrão de qualidade da banda, e trazendo alguns novos elementos a sua sonoridade.
Para quem ainda não conhece, o grupo é praticante de um power/heavy metal tradicional bem cativante e repleto de peso (principalmente nos riffs de guitarras) e belas e marcantes melodias, aliados à já mencionada excelente voz de Andy (que também fazia parte do SYMPHORCE, que recentemente encerrou suas atividades).
"Below the Line", faixa de abertura, mostra todas as qualidades acima descritas, com melodias incríveis e um belo refrão, além de trazer alguns elementos épicos até então não explorados pela banda. Na sequência, "In the Blink of an Eye" mostra o lado mais pesado da banda, com riffs cavalgados destruidores, e Andy em sua melhor forma.
"Temple of Stone" mantém a sequência pesada e agressiva do disco, com guitarras ultra distorcidas, e repleta de groove. Já "In These Walls" é mais épica e progressiva, trazendo uma mescla entre momentos atmosféricos e pesados muito interessantes, e com belos contrastes entre riffs pesados e piano, além de um refrão excelente, sendo, na minha opinião, a melhor faixa do trabalho.
Na sequência, "Still Insane" é mais voltada para o metal tradicional, lembrando bastante PRIMAL FEAR no começo da carreira, enquanto "Dark Life" é um pouco mais soturna, e não chama tanto a atenção, ao contrário de "No Saint – No Sinner", que possui excelentes mudanças de andamento e riffs muito legais.
Encerrando o trabalho, temos a rápida "Where Your Actions Lead You To Live", com Andy cantando em tons altíssimos; " A Life On Hold", com um riff base simples mas muito cativante; e "My Own Hell" que inicia como uma semi-balda e se torna uma música pesada e cadenciada, repleta de melodias obscuras e carregadas.
A banda não ousou ou fez mudanças drásticas em seu som, e nem pretendeu com este lançamento revolucionar a música pesada, mas mesmo assim lançou um registro honesto, marcante e digno de sua excelente trajetória na música pesada. E, com o fim do SYMPHORCE, é nossa única chance de ouvirmos material novo com a excelente voz de Andy B. Franck.
Confiram o clipe da excelente "In These Walls":
On the Spur of the Moment - Brainstorm
(2011 – AFM Records - Importado)
Tracklist
01. Below The Line
02. In The Blink Of An Eye
03. Temple Of Stone
04. In These Walls
05. Still Insane
06. Dark Life
07. No Saint – No Sinner
08. Where Your Actions Lead You To Live
09. A Life On Hold
10. My Own Hell
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
Stranger Things trouxe outro clássico do metal em tributo a Eddie Munson
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
Os mitos sobre Woodstock que todos repetem no automático até hoje, segundo Barcinski
"Parecia Def Leppard ou Bon Jovi": vocalista explica recusa a convite do Pantera
A tragédia que fez nascer um dos álbuns de rock mais subestimados dos anos 1990
Tony Iommi faz um balanço do ano que passou e promete álbum solo para 2026
Wolfgang Van Halen elogia maior abertura do mundo do rock para as mulheres
Os "pais do rock" segundo Chuck Berry - e onde ele entra na história
A banda que se diz esquecida na história do metal; até o Ozzy os reconhecia
Motörhead foi o "primeiro amor" de Barney Greenway, vocal do Napalm Death
Iron Maiden: veja Bruce abandonando o palco em 1999
Como o filme "Ainda Estou Aqui" contradiz a crença que Roberto Carlos era um artista alienado
Titãs e a inesperada visita punk que Arnaldo ficou muito grato de receber na prisão

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



