Virgin Steele: Album remete aos melhores momentos do grupo
Resenha - Black Light Bacchanalia - Virgin Steele
Por Junior Frascá
Postado em 02 de julho de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Mesmo estando na luta pelo metal desde o início dos anos 80, os americanos do VIRGIN STEELE nunca conseguiram atingir o sucesso e reconhecimento merecidos, mesmo tendo álbuns excelentes em sua discografia, como as duas partes de "The Marriage of Heaven and Hell", "Invictus" e os teatrais "The House of Atreus - Act I e Act II".
Virgin Steele - Mais Novidades
Contudo, o Virgin Steele sempre se manteve relevante com seu heavy metal tradicional, com grandiosas passagens épicas, como se fosse uma mistura de MANOWAR com SAVATAGE, lançando grandes álbuns e realizando shows memoráveis.
E depois de uma leve derrapada com seu álbum anterior, o apena bom "Visions of Eden", de 2006, um pouco mais leve e épico do que os demais lançamentos do grupo, eis que em 2010 a banda consegue dar a volta por cima com este excelente "The Black Light Baccanalia", seu décimo segundo álbum, que nos remete aos seus melhores momentos.
Além das já famosas partes épicas, o peso das guitarras esta de volta ao som da banda (mas ainda menos do outrora, é verdade) e, aliados aos belos vocais de DeFeis, fazem deste CD um grande lançamento. Além disso, as letras da banda também são muito interessantes, apesar de tratarem de temas fantasiosos, e conseguem se alinhar perfeitamente ao instrumental das músicas (algo mais ou menos parecido com o King Diamond consegue fazer em suas canções com temas de terror).
O início do álbum já mostra todo seu potencial, com a excelente "By The Hammer of Zeus (and The Wrecking Ball of Thor)", com riffs pesados e cavalgados, aliados ao vocal sereno de DeFeis, em um excelente contraste. Além desta, destacam-se a agressiva "Pagan Heart", a épica "The Crown Them With Halos (parts 1 & 2)", com seus mais de onze minutos, a belíssima balada "Nepenthe (I Live Tomorrow)" e a sensacional "In a Dream of Fire", que nos leva de volta aos bons tempos de "The Marriage of Heaven and Hell".
E como não poderia deixar de ser, o grande destaque do álbum é David DeFeis, que além de cantar muito, tanto em passagens mais lentas quanto nas mais agressivas, consegue criar melodias muito belas, além de tocar piano e teclado como poucos. A produção do álbum também merece aplausos, posto que conseguiu deixar o som totalmente límpido e cristalino, ressaltando na medida certa cada instrumento.
A versão nacional do álbum ainda traz um CD bônus, com duas músicas mais épicas e uma biografia da banda em forma de narrativa épica, com mais de 30 minutos.
Enfim, trata-se do VIRGIN STEELE em um de seus melhores momentos, sendo "The Black Light Bacchanalia" mais uma obra de arte na carreira de David DeFeis. Não perca.
The Black Light Bacchanalia – Virgin Steele
(2010 – Shinigami Records – Nacional)
Formação:
David DeFeis - Vocals, Keyboards, Orchestration, Bass
Edward Pursino - 6 String Guitars
Josh Block - 7 String Guitars
Frank Gilchriest - Drums
Track List:
CD 1:
1. By the Hammer of Zeus (And the Wrecking Ball of Thor)
2. Pagan Heart
3. The Bread of Wickedness
4. In a Dream of Fire
5. Nepenthe (I Live Tomorrow)
6. The Orpheus Taboo
7. To Crown Them With Halos, Pts. 1 and 2
8. The Black Light Bacchanalia (The Age That is to Come)
9. The Torture s of the Damned
10. Necropolis (He Answers Them with Death)
11. Eternal Regret
CD 2:
1. When I'm Silent (The Wind of Voices)
2. Silent Sorrow
3. From a Whisper To a Scream (the Spoken Biography)
Outras resenhas de Black Light Bacchanalia - Virgin Steele
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
O dia em que Phil Lynott disse a um fã famoso: "acabarei com o Thin Lizzy por sua causa"
Wanessa Camargo prefere Black Sabbath com Dio, mas Zezé Di Camargo prefere com o Ozzy
Deathfeast Open Air terá 33 bandas em 3 dias de shows na edição de 2026 do festival
Quando David Gilmour teve que ouvir "música comercial" para gravar um disco do Pink Floyd
James Hetfield pede namorada em casamento debaixo d'água
A curiosa lembrança que Phil Campbell enviou para o funeral de Lemmy Kilmister
A revelação da NWOBHM que não quis seguir o caminho do Priest e Maiden, e quebrou a cara
Pete achou que o disco seria um fracasso, e ele virou um dos grandes clássicos do The Who
A música épica que tem uma das melhores melodias do Dream Theater, segundo o Loudwire
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
A opinião elogiosa de Ron "Bumblefoot" Thal sobre Slash
A mensagem curta e grosseira que EMI teria enviado ao Venom nos anos 80
As duas razões que levaram Cazuza a morrer de inveja de Lulu Santos
Brian May sobre Nuno Bettencourt: "Faz coisas que eu nunca poderia fazer"
A opinião de Arnaldo Antunes sobre a competição interna que havia nos Titãs

"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia



