Suidakra: Uma fórmula experimentada, testada e aprovada
Resenha - Book Of Dowth - Suidakra
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 17 de abril de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Nada mal... Dez álbuns em 16 anos de existência provam que o Suidakra consegue manter uma regularidade invejável no que diz respeito a seus lançamentos. E, mesmo que o mais experimental "Command To Charge" (05) tenha dividido as opiniões mundo afora, é indiscutível que este conjunto esteja entre os melhores na proposta em fundir Death Metal Melódico com sonoridades folclóricas e celtas.

Agora, sob a tutela da AFM Records, está chegando ao mercado "Book Of Dowth", um novo disco que mostra toda a força e beleza daquelas melodias que os alemães invariavelmente oferecem, com tanta facilidade, ao mundo. O grande lance que envolve a música do Suidakra é a capacidade e eficiência em proporcionar uma emoção estimulante em composições que tendem a ser bem simples, mesmo que seus integrantes sejam meticulosos no momento de estruturar os instrumentos elétricos e acústicos, como gaita de foles, flautas, violões e violinos.
Aliado à maleabilidade e equilíbrio proporcionado por tantos instrumentos díspares, a capacidade em transferir linhas vocais limpas aos rosnados ameaçadores é de muito bom gosto, com refrões excelentes, combinando e engrandecendo uma sonoridade que já é naturalmente bombástica. Ainda que a audição seja deliciosa e muito coerente, canções como "Dowth 2059", "Battle-Cairns", "Mag Mell" e a majestosa e triste "Biróg's Oath", com suas vocalizações femininas e atrativos acústicos, são alguns dos destaques imediatos.
Tendo como conceito uma história manjada, mas inspirada na antiga mitologia celta (é claro!), onde uma obscura raça de seres denominados 'Fomor' entra em guerra contra a raça humana, "Book Of Dowth" é um disco que possui uma fórmula experimentada, testada e aprovada, sem nenhuma necessidade de inovação. Certamente este é um produto importado e de preço considerável, mas que merece ser conferido não somente pelos fãs do estilo, e sim pelos das mais variadas vertentes metálicas.
Contato:
http://www.suidakra.com
http://myspace.com/suidakra
Formação:
Arkadius 'Akki' Antonik - voz, guitarra e teclados
Marcus Riewaldt - baixo
Lars Wehner - bateria
Suidakra - Book Of Dowth
(2011 / AFM Records - importado)
01. Over Nine Waves
02. Dowth 2059
03. Battle-Cairns
04. Biróg's Oath
05. Mag Mell
06. The Dark Mound
07. Balor
08. Stone Of The Seven Suns
09. Fury Fomoraigh
10. Otherworlds Collide
Outras resenhas de Book Of Dowth - Suidakra
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
Faith No More retornará aos palcos após hiato que durou uma década
A crítica da Classic Rock/Metal Hammer ao show do Guns N' Roses no Download 2026
Manowar tocará "Kings of Metal" e "Fighting the World" na íntegra em shows de 2027
Kiss anuncia todas as atrações do segundo Kiss Kruise Landlocked in Vegas
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
Zakk Wylde sobre Ozzy: o segredo era "álcool e muitas drogas"
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Pepper Keenan relembra Lemmy oferecendo armas após o furacão Katrina
Mark Wahlberg nem sabia que metal existia, revela Zakk Wylde
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Amy Lee justifica turnê do Evanescence só com vozes femininas
O maior riff de guitarra de todos os tempos, segundo Tony Iommi do Black Sabbath
As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
Mike Mangini fala sobre primeiro show como baterista do Godsmack
8 bandas de metal que são gigantes na Europa e pequenas nos EUA
O baterista com melhor som de bumbo da história, segundo o lendário Phil Collins
O improvável disco de black metal que Edu Falaschi sempre achou sensacional


A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?



