Crushing Sun: Heavy Metal extremo, versátil e old school
Resenha - Tao - Crushing Sun
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 07 de março de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
E olha a Major Label Industries trabalhando em prol das bandas lusitanas! Um dos mais recentes nomes que está lançando disco sob sua tutela é o Crushing Sun, novato na ativa desde 2004 e que havia participado somente do split "Bipolar" (08) com o conterrâneo E.A.K.. Apesar das dificuldades inerentes ao underground de qualquer nação, os caras estão na luta e marcando agora sua estreia com "Tao", um trabalho que claramente evita as sonoridades oferecidas pelas bandas que conquistaram maior sucesso comercial.

Ainda que transite pelos limites violentos do Heavy Metal extremo, o Crushing Sun possui perspectivas musicais consideravelmente amplas, e cada um de seus músicos soube como trabalhar toda essa versatilidade de forma a fugir do óbvio. Algo que também conta a favor de "Tao" é que, mesmo que as estruturas de suas composições sejam construídas de forma bastante sofisticada, ainda assim a audição consegue transpirar uma saudável atmosfera 'old school'.
Tenso, obscuro e meio atmosférico, os portugueses mudam bastante o andamento das canções, mas não parecem possuir interesses em virtuosismos, e sim na funcionalidade do repertório. E a banda exibe um monte de ideias arrojadas ao longo dos 50 minutos, como na quase progressiva "The End"; em "Jane's Trail", com melodias inesperadas e mais do que especiais; ou ainda em "12379 Seconds", com um esforçado trabalho de guitarras e bateria. Há muito para ser considerado neste disco!
Meio ‘disarmônico’, parte da crítica insiste em comparar "Tao" com alguns trabalhos do Gojira ou Neurosis... Guardadas as devidas proporções, até pode ser, mas o Crushing Sun possui atributos para se desvencilhar de comparações mais aprofundadas e potencial mais do que suficiente para atrair o interesse de um público bastante diversificado. Uma promissora e delirante surpresa lá de Portugal, e este é apenas seu primeiro disco. Que venham muitos outros!
Contato: www.myspace.com/crushingsun
Formação:
Bruno Silva - voz
Paulo Lopes - guitarra
Rui Pinto - baixo
Marco S. - bateria
Crushing Sun - Tao
(2010 / Major Label Industries - importado)
01. Rain
02. Cantilever
03. The End
04. Jane's Trail
05. T. Hatcher
06. 12379 Seconds
07. Love
08. 20 to 22.000 Hertz
09. 37º+ Celsius
10. Grey Scent
11. Strip And Deceit
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ouça tributo ao Rainbow com verdadeira seleção de astros do rock e metal
Judas Priest lança coletânea que abrange várias fases da discografia
O ex-jogador que ouvia heavy metal antes dos jogos para se motivar
"A banda de abertura mais difícil que já tivemos foi o Guns N' Roses", revela Bruce Dickinson
Edguy esgota ingressos do primeiro show em mais de uma década
Tributo a Syd Barrett une Pink Floyd, David Bowie, Violeta de Outono e John Paul Jones
A banda southern que Steve Harris considera das melhores que abriu para o Iron Maiden
As 15 músicas que o Faith No More mais tocou ao vivo
A banda gigante do rock que Ritchie Blackmore disse que nunca conseguiu gostar
Rammstein registra novas músicas e deixa fãs na expectativa
A banda que fez Phil Collins perceber que o tempo do Genesis havia passado
A banda que Paul Stanley considera a essência do rock and roll
As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
A reação de Edu Falaschi ao saber que Marcelo Barbosa entraria para o Angra
Veja diz que David Coverdale só passa vergonha nas redes sociais
A diferença de postura entre Augustinho Licks e Carlos Maltz, segundo Humberto Gessinger


"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
Iron Maiden: Virtual XI não é nem oito, nem oitenta



