Chemical Disaster: O Death Metal visceral destes veteranos
Resenha - Promo Disaster 07 - Chemical Disaster
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 04 de março de 2011
Com mais de vinte anos de carreira, os santistas do CHEMICAL DISASTER possuem um dos mais extensos currículos do underground brasileiro. A banda, que conquistou reconhecimento com o seu death metal visceral, vem participando de uma série de shows e de coletâneas pelo nosso país, sempre evidenciando profissionalismo e experiência. Embora tenha sido comercializada três anos atrás, a demo "Promo Disaster 07" retorna ao catálogo da banda com o apoio da Violent Records.

As três músicas de "Promo Disaster 07" correspondem a uma prévia do que será o próximo disco full length da banda e marcam a despedida de Waldemar Novaes (vocal), que gravou a demo com Fernando Nonath (guitarra), Fábio Brunelli (baixo) e Arthur Justo (bateria). Embora conte atualmente com um quinto membro – Ricardo Lima (guitarra) – e Luiz Carlos Louzada (vocal), o CHEMICAL DISASTER mostrou muita competência nesse que é oficialmente o seu último registro em estúdio. O grupo, que executa um death oitentista extremamente técnico, dá um contorno black metal às músicas curtas e verdadeiramente intensas do seu repertório.
No entanto, é nítido que o quarteto esbarrou em algumas questões estratégicas, sobretudo relacionadas à produção em estúdio. Para se ter uma ideia, "Precipitated to Hell" é uma das faixas mais interessantes da carreira banda – que inclusive faz parte da coletânea Endless Massacre III (2010) – mas poderia evidenciar certos aspectos da sua execução. As guitarras poderiam soar mais límpidas e pesadas, assim como a voz gutural de Waldemar Novaes poderia vir mais à frente do instrumental técnico do grupo. Arthur Justo é um baterista de mão cheia. No entanto, a sua excelente performance poderia ser sublinhada positivamente caso houvesse uma produção mais qualificada por trás de "Promo Disaster 07".
De qualquer modo, pensando nesse disco como uma demo, certamente ele cumpre com a sua obrigação satisfatoriamente. Não há como não perceber a qualidade do death metal do CHEMICAL DISASTER na faixa de abertura e em "Forbidden Ways", que soa extremamente brutal e próxima do black metal. As composições dessa demo, que são curtas e verdadeiramente intensas se desdobram em técnica e agressividade, inclusive em "Perverted Body", que fecha o disco. Entretanto (e curiosamente), "Promo 07" não se encerra aqui.
Como bônus, o CHEMICAL DISASTER incluiu todos os seus trabalhos anteriores, da primeiro demo promovida no início da década de noventa ao disco "Scraps of a Being" (2001). As composições "Spiritual Death" e "Eternal Sacrifice" parecem ser as de maior destaque da última empreitada da banda, ainda mais pela manutenção da agressividade e por atingir uma qualidade de gravação razoavelmente superior a demo atual. No entanto, as faixas de "Lost Souls in the Abominable Realm of Darkness" (1992) e "Ressurrection" até podem repetir os bons momentos, mas empacam pela precariedade de como foram construídas em estúdio. Por outro lado, o ao vivo "Live in Hell"(1998) é competente na sua proposta, exatamente o oposto do raríssimo "Live in Santos F.C." (1991), que necessita ser reconhecido somente pela sua ousadia na época.
Por fim, outras duas coisas precisam ser mencionadas aqui. Da mesma forma que os trabalhos anteriores, "Sex & Outrage" (MOTORHEAD) sofre um desconto desnecessário em virtude da limitação do seu registro. Por outro lado, "Faithless Languid Shape" é uma novidade disponível somente através o Myspace do CHEMICAL DISASTER e comprova ainda mais como o terceiro full length da banda possui as características necessárias para ser matador. A música é extremamente técnica e trabalhada, criando um interessante contraponto com a veia mais agressiva apresentada em "Promo 07".
Site: www.myspace.com/chemicaldisasterband
Track-list:
01. Precipitated to Hell
02. Forbidden Ways
03. Perverted Body
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Lenda do thrash metal alemão será o novo guitarrista do The Troops of Doom
As melhores bandas que Lars Ulrich, do Metallica, assistiu ao vivo
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
O disco ao vivo que define o heavy metal, segundo Max Cavalera
Venom anuncia novo álbum de estúdio, "Into Oblivion"
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Dee Snider revela quem além de Sebastian Bach poderia tê-lo substituído no Twisted Sister
Joe Satriani conta como indicou Bumblefoot ao Guns N' Roses
As músicas que o Iron Maiden tocou em mais de mil shows
Fã de Rita Lee no BBB pede show da cantora, e se espanta ao saber que ela faleceu
Rafael Bittencourt elogia Alírio Netto, novo vocalista do Angra; "Ele é perfeito"
Sharon Osbourne confirma Ozzfest em 2027 e quer "novos talentos" no festival
O álbum clássico de heavy metal que Max Cavalera gostaria de ter feito
Ouça Sebastian Bach cantando "You Can't Stop Rock 'N' Roll" com o Twisted Sister
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
O clássico dos Beatles que para Noel Gallagher levou a música eletrônica "a outro patamar"
Kiko Loureiro escolhe os 10 guitarristas que mudaram a sua vida
O cantor considerado o "Led Zeppelin dos anos 50" por Angus Young


"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



