Chemical Disaster: O Death Metal visceral destes veteranos
Resenha - Promo Disaster 07 - Chemical Disaster
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 04 de março de 2011
Com mais de vinte anos de carreira, os santistas do CHEMICAL DISASTER possuem um dos mais extensos currículos do underground brasileiro. A banda, que conquistou reconhecimento com o seu death metal visceral, vem participando de uma série de shows e de coletâneas pelo nosso país, sempre evidenciando profissionalismo e experiência. Embora tenha sido comercializada três anos atrás, a demo "Promo Disaster 07" retorna ao catálogo da banda com o apoio da Violent Records.

As três músicas de "Promo Disaster 07" correspondem a uma prévia do que será o próximo disco full length da banda e marcam a despedida de Waldemar Novaes (vocal), que gravou a demo com Fernando Nonath (guitarra), Fábio Brunelli (baixo) e Arthur Justo (bateria). Embora conte atualmente com um quinto membro – Ricardo Lima (guitarra) – e Luiz Carlos Louzada (vocal), o CHEMICAL DISASTER mostrou muita competência nesse que é oficialmente o seu último registro em estúdio. O grupo, que executa um death oitentista extremamente técnico, dá um contorno black metal às músicas curtas e verdadeiramente intensas do seu repertório.
No entanto, é nítido que o quarteto esbarrou em algumas questões estratégicas, sobretudo relacionadas à produção em estúdio. Para se ter uma ideia, "Precipitated to Hell" é uma das faixas mais interessantes da carreira banda – que inclusive faz parte da coletânea Endless Massacre III (2010) – mas poderia evidenciar certos aspectos da sua execução. As guitarras poderiam soar mais límpidas e pesadas, assim como a voz gutural de Waldemar Novaes poderia vir mais à frente do instrumental técnico do grupo. Arthur Justo é um baterista de mão cheia. No entanto, a sua excelente performance poderia ser sublinhada positivamente caso houvesse uma produção mais qualificada por trás de "Promo Disaster 07".
De qualquer modo, pensando nesse disco como uma demo, certamente ele cumpre com a sua obrigação satisfatoriamente. Não há como não perceber a qualidade do death metal do CHEMICAL DISASTER na faixa de abertura e em "Forbidden Ways", que soa extremamente brutal e próxima do black metal. As composições dessa demo, que são curtas e verdadeiramente intensas se desdobram em técnica e agressividade, inclusive em "Perverted Body", que fecha o disco. Entretanto (e curiosamente), "Promo 07" não se encerra aqui.
Como bônus, o CHEMICAL DISASTER incluiu todos os seus trabalhos anteriores, da primeiro demo promovida no início da década de noventa ao disco "Scraps of a Being" (2001). As composições "Spiritual Death" e "Eternal Sacrifice" parecem ser as de maior destaque da última empreitada da banda, ainda mais pela manutenção da agressividade e por atingir uma qualidade de gravação razoavelmente superior a demo atual. No entanto, as faixas de "Lost Souls in the Abominable Realm of Darkness" (1992) e "Ressurrection" até podem repetir os bons momentos, mas empacam pela precariedade de como foram construídas em estúdio. Por outro lado, o ao vivo "Live in Hell"(1998) é competente na sua proposta, exatamente o oposto do raríssimo "Live in Santos F.C." (1991), que necessita ser reconhecido somente pela sua ousadia na época.
Por fim, outras duas coisas precisam ser mencionadas aqui. Da mesma forma que os trabalhos anteriores, "Sex & Outrage" (MOTORHEAD) sofre um desconto desnecessário em virtude da limitação do seu registro. Por outro lado, "Faithless Languid Shape" é uma novidade disponível somente através o Myspace do CHEMICAL DISASTER e comprova ainda mais como o terceiro full length da banda possui as características necessárias para ser matador. A música é extremamente técnica e trabalhada, criando um interessante contraponto com a veia mais agressiva apresentada em "Promo 07".
Site: www.myspace.com/chemicaldisasterband
Track-list:
01. Precipitated to Hell
02. Forbidden Ways
03. Perverted Body
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
A banda brasileira que sempre impressiona o baixista Mike LePond, do Symphony X
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
Tony Dolan não se incomoda com a existência de três versões do Venom atualmente
O ícone do thrash metal que era idolatrado na Bay Area e tinha um lobo de estimação
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu
A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
Morre Greg Brown, guitarrista e membro fundador do Cake
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Brad Arnold, vocalista do 3 Doors Down, morre aos 47 anos
O cover mais "sinistro" de uma música sua que Ozzy Osbourne ouviu
A música do Avenged Sevenfold que M. Shadows considera descartável
Lemmy e o solo de baixo que mudou a história do instrumento no rock lá em 1964
Para Jeff Jones, baixista do Rush antes de Geddy Lee, "Comigo o Rush não teria sido Rush"


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



