Chemical Disaster: O Death Metal visceral destes veteranos
Resenha - Promo Disaster 07 - Chemical Disaster
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 04 de março de 2011
Com mais de vinte anos de carreira, os santistas do CHEMICAL DISASTER possuem um dos mais extensos currículos do underground brasileiro. A banda, que conquistou reconhecimento com o seu death metal visceral, vem participando de uma série de shows e de coletâneas pelo nosso país, sempre evidenciando profissionalismo e experiência. Embora tenha sido comercializada três anos atrás, a demo "Promo Disaster 07" retorna ao catálogo da banda com o apoio da Violent Records.

As três músicas de "Promo Disaster 07" correspondem a uma prévia do que será o próximo disco full length da banda e marcam a despedida de Waldemar Novaes (vocal), que gravou a demo com Fernando Nonath (guitarra), Fábio Brunelli (baixo) e Arthur Justo (bateria). Embora conte atualmente com um quinto membro – Ricardo Lima (guitarra) – e Luiz Carlos Louzada (vocal), o CHEMICAL DISASTER mostrou muita competência nesse que é oficialmente o seu último registro em estúdio. O grupo, que executa um death oitentista extremamente técnico, dá um contorno black metal às músicas curtas e verdadeiramente intensas do seu repertório.
No entanto, é nítido que o quarteto esbarrou em algumas questões estratégicas, sobretudo relacionadas à produção em estúdio. Para se ter uma ideia, "Precipitated to Hell" é uma das faixas mais interessantes da carreira banda – que inclusive faz parte da coletânea Endless Massacre III (2010) – mas poderia evidenciar certos aspectos da sua execução. As guitarras poderiam soar mais límpidas e pesadas, assim como a voz gutural de Waldemar Novaes poderia vir mais à frente do instrumental técnico do grupo. Arthur Justo é um baterista de mão cheia. No entanto, a sua excelente performance poderia ser sublinhada positivamente caso houvesse uma produção mais qualificada por trás de "Promo Disaster 07".
De qualquer modo, pensando nesse disco como uma demo, certamente ele cumpre com a sua obrigação satisfatoriamente. Não há como não perceber a qualidade do death metal do CHEMICAL DISASTER na faixa de abertura e em "Forbidden Ways", que soa extremamente brutal e próxima do black metal. As composições dessa demo, que são curtas e verdadeiramente intensas se desdobram em técnica e agressividade, inclusive em "Perverted Body", que fecha o disco. Entretanto (e curiosamente), "Promo 07" não se encerra aqui.
Como bônus, o CHEMICAL DISASTER incluiu todos os seus trabalhos anteriores, da primeiro demo promovida no início da década de noventa ao disco "Scraps of a Being" (2001). As composições "Spiritual Death" e "Eternal Sacrifice" parecem ser as de maior destaque da última empreitada da banda, ainda mais pela manutenção da agressividade e por atingir uma qualidade de gravação razoavelmente superior a demo atual. No entanto, as faixas de "Lost Souls in the Abominable Realm of Darkness" (1992) e "Ressurrection" até podem repetir os bons momentos, mas empacam pela precariedade de como foram construídas em estúdio. Por outro lado, o ao vivo "Live in Hell"(1998) é competente na sua proposta, exatamente o oposto do raríssimo "Live in Santos F.C." (1991), que necessita ser reconhecido somente pela sua ousadia na época.
Por fim, outras duas coisas precisam ser mencionadas aqui. Da mesma forma que os trabalhos anteriores, "Sex & Outrage" (MOTORHEAD) sofre um desconto desnecessário em virtude da limitação do seu registro. Por outro lado, "Faithless Languid Shape" é uma novidade disponível somente através o Myspace do CHEMICAL DISASTER e comprova ainda mais como o terceiro full length da banda possui as características necessárias para ser matador. A música é extremamente técnica e trabalhada, criando um interessante contraponto com a veia mais agressiva apresentada em "Promo 07".
Site: www.myspace.com/chemicaldisasterband
Track-list:
01. Precipitated to Hell
02. Forbidden Ways
03. Perverted Body
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
A reação de James Hetfield ao ver Cliff Burton após o acidente que matou o baixista
Por que Geddy Lee achou que Anika Nilles não seria melhor opção para substituir Neil Peart?
Para Gary Holt, Exodus é melhor que Metallica, mas ele sabe ser minoria
A banda que impressionou Eddie Van Halen: "A coisa mais insana que já ouvi ao vivo"
Joe Bonamassa lançará show em tributo a Rory Gallagher
Kip Winger admite não se identificar mais com a música da banda que leva seu nome
O álbum do Cannibal Corpse que Jack Owen não consegue ouvir
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
A banda que guitarrista do Korn não curtia; "Qualquer um podia tocar o que eles tocavam"
O motivo que fez Ozzy achar que membros do Metallica tiravam uma com a cara dele
Músicas cover que são melhores do que as originais - 1ª parte
Eloy Casagrande, Aquiles Priester e Mike Portnoy mandam mensagens para Jay Weinberg


Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?



