Ken's Dojo: Hard rock e metal com pitadas de AOR e prog
Resenha - Reincarnation - Ken's Dojo
Por Felipe Kahan Bonato
Postado em 26 de fevereiro de 2011
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Uma salada de hard rock e metal com pitadas de AOR e prog. Esse é o KEN’S DOJO, projeto solo do produtor e guitarrista Ken Ingwersen, responsável aqui por outros instrumentos também . Como não poderia deixar de ser, o álbum conta com excelentes guitarras e grandes participações especiais de vocalistas que embelezam ainda mais as composições desse virtuoso guitarrista de modo que "Reincarnation", sem exageros, pode ser enquadrado com um dos melhores álbuns de 2010. Sem querer colocá-los lado a lado, acho que "Reincarnation", como um álbum de um guitarrista, atende mais às minhas expectativas do que o recente álbum solo do SLASH.

Após ter trabalhado alguns anos como produtor de diversos artistas, esse álbum é definitivamente o renascimento de Ken para o rock. Certamente, algumas influências desses anos de trabalho refletem em alguns experimentalismos, como no interessante solo, no andamento e nos efeitos de "Keeping The Flame Alive", que conta ainda com um refrão muito bem construído. Antes dessa, a abertura do disco, "Forever", também mescla partes mais lentas com um refrão mais centrado nos vocais, com boas guitarras ao fundo.
Os vocais realmente roubam a atenção na bela e sentimental "I Surrender", com a bela performance de Glenn Hughes. Uma faixa impressionante. Na sequência, o guitarrista introduz uma pegada mais funky na faixa título, cujo instrumental, moderno e não muito convencional, casa bem com a voz de Chesney Hawkes, trazendo também uma atmosfera misteriosa. "Momentos A Solas" é uma canção instrumental lenta e inspirada, lembrando um pouco improvisações de apresentações em igreja.
"Demon In Diamonds" começa com riffs de um hard rock mais direto, com a boa condução de Tommy La Verdi. Os solos de guitarra persistem e se destacam novamente. "Come Alive" também segue na veia mais hard rocker, com um ótimo trabalho de baixo e bons harmônicos. No entanto, sobressaem os diferentes vocais, em especial os mais próximos do metal no refrão, aproximando-se um pouco de Bruce Dickinson. "El Recreo" é outro interlúdio que acalma um pouco os ânimos para a entrada de "Set This Angel Free", outra balada que, com toques modernos, paira entre o alegre e o reflexivo, e a acústica "Rain", a mais lenta do trabalho. Por fim, a instrumental "Soundcheck Bonanza" traz de forma maluca a fusão de todos os estilos com os quais Ken brinca nesse bom disco.
Pode soar repetitivo ficar elogiando as bases de guitarra, os solos e os vocais, mas o disco é basicamente sobre isso. Ao conseguir reunir composições que contemplam muitas combinações dos estilos que o compõe, Ken Ingwersen volta ao mundo do rock pelas portas da frente, dando seu toque pessoal ao estilo e se destacando dos demais justamente por isso, em minha opinião. Um disco peculiar, "Reincarnation" é bem eclético e não é recomendado aos mais puristas, mas aos amantes de boa música.
Integrantes:
Ken Ingwesen – guitarra, baixo, teclados
Morty Black – baixo
Ole Devold – bateria
Truls Haugen – bateria
Glenn Hughes – vocais
Ken Hensley – vocais
Michael Eriksen – vocais
Nils K. Rue – vocais
Chesney Hawkes – vocais
Tommy La Verdi – vocais
Eirikur Hauksson – vocais
Aslak Johnsen – vocais
Jon Rydningen – vocais
Faixas:
1. Forever
2. Keeping the Flame Alive
3. I Surrender
4. Reincarnation
5. Momentos a Solas
6. Demon in Diamonds
7. Come Alive
8. El Recreo
9. Set This Angel Free
10. Rain
11. Soundcheck Bonanza
Gravadora: Metal Heaven
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
Moonspell anuncia título do próximo álbum de estúdio, que sai em julho
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 1970, segundo o Loudwire
A melhor música do primeiro disco do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A música do Thin Lizzy que sempre deixa James Hetfield de bom humor
O filme de guerra que inspirou uma das maiores músicas do Metallica de todos os tempos
As músicas "esquecidas" apontadas pela Metal Edge como algumas das melhores do Megadeth
O clássico que mudou o rock e tem bateria herdada da pista de dança dos anos 70
A piada de Phil Lynott sobre o Black Sabbath que fez Tony Iommi cair na risada
VH1: 100 melhores músicas de hard rock de todos os tempos
A música "lado b" do Iron Maiden que foi parar em trilha sonora de filme de terror
Bruce Dickinson: quando ele viu o Iron Maiden percebeu que a banda precisava dele


Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia
"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Iron Maiden: uma análise sincera de "Senjutsu"



