Chris Laney: estética oitentista carregada ao novo milênio
Resenha - Only Come Out At Night - Chris Laney
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 30 de agosto de 2010
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O que o caro leitor pensaria de um músico que começou sua carreira aos 13 anos, tocando posteriormente com Steevi Jaimz (Tigertailz), Zan Clan (Shotgun Messiah), Randy Piper's Animal (projeto daquele guitarrista que fez bonito nos dois primeiros álbuns do W.A.S.P.), além de atuar como produtor e engenheiro para nomes como Candlemass, Europe, Crashdïet, Bruce Kulick, etc, etc e etc? Ops, e nesse meio-tempo recebeu discos de ouro, platina e abocanhou dois Grammys em seu país, a Suécia... Credenciais de respeito, hein?

Pois bem, o nome do multi-homem é Chris Laney, uma fera com baixíssimo nível capilar e que, em 2009, surpreendeu os amantes de Hard Rock com seu primeiro álbum-solo, "Pure". E agora, dando sequência à sua carreira, está chegando ao mercado "Only Come Out At Night", que segue a mesmíssima fórmula de seu antecessor. Ou seja, continua a resgatar os elementos fundamentais da estética oitentista, atualizando e transportando tudo para este novo milênio.
Ainda que demonstre uma razoável diversidade de referências, a maior influência recai sobre o que o Def Leppard produziu no auge de sua carreira, mais especificamente na fase "Pyromania" (83) e "Hysteria" (87). Atuando como vocalista, guitarrista e baixista, Laney conta com uma gigantesca lista de camaradas contribuindo em "Only Come Out At Night", tendo como mais conhecidos os bateristas Bruce Kulick (Kiss) e Ian Haugland (Europe), o guitarrista Brian Robertson (Thin Lizzy, Motörhead), Conny Bloom (Hanoi Rocks) e Nalle 'Grizzly' Påhlsson (Therion, Treat, Randy Piper's Animal).
E essa equipe, sob o comando de Chris Laney, convence pela paixão das melodias, muitos solos bacanas, refrões facilmente assimiláveis e linhas vocais cantadas (ou gritadas?) de forma quase áspera. A turbulenta faixa-título (que beleza de riff!), "Rockstar" e "One Kiss Tonight" são exemplos de como o sueco sabe compor de forma impactante, e certamente estas canções funcionarão muito bem ao vivo. É inegável que a segunda metade do álbum não mantenha o nível de adrenalina tão alto, mas isso não impede que a audição siga muito bem.
"Only Come Out At Night" está aí para rebater aqueles que argumentam que o Hard Rock tipicamente norte-americano da década de 1980 era descartável... Sua influência se estendeu através do planeta e das décadas, revelando uma nova geração cheia de energia. Pode não superar "Pure", mas com certeza se mantém entre os grandes álbuns liberados neste ano, sendo muito recomendável aos que curtem a descontração de veteranos do porte de Def Leppard (claro!) ou Mötley Crüe, além do pessoal da nova geração escandinava, como Crashdïet, Crazy Lixx e Wig Wam.
Contato:
http://www.chrislaney.com
http://www.myspace.com/chrislaney
Chris Laney - Only Come Out At Night
(2010 / Metal Heaven Records - importado)
01. Only Come Out At Night
02. Love So Bad
03. Rockstar
04. B4 It's 2Late
05. Eyes Out Poppin'
06. One Kiss Tonight
07. Gotta Run
08. Playing With Fire
09. Crush
10. I Had Enuff
11. Day Dream
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda dos anos 1990 que não tocava depois do Motörhead ou Slayer
Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
Delain anuncia saída de vocalista e mudança de formato para a continuidade
A explicação de Humberto Gessinger para recusar Engenheiros que "não cola", segundo Licks
Bruce Dickinson impressiona John Bush, vocalista do Armored Saint
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
Floor Jansen quebra silêncio sobre saída do Nightwish em vídeo: "Também estou triste"
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década
O astro pop que questionou as guitarras do Guns N' Roses e recebeu um conselho de Axl Rose
Within Temptation faz mistério nas redes e fãs especulam: "Sharon no Nightwish?"
Robert Plant admite que morte do filho mudou relação com o Led Zeppelin
Slipknot orientou Eloy Casagrande a tocar como Joey Jordison? O próprio responde
O cover de Jimi Hendrix de 1968 que arrebatou Bob Dylan e fascinou David Gilmour
Metallica divulga performance ao vivo de "...And Justice for All"
O grande país que Andreas Kisser descobriu por acaso só agora que Sepultura está banido
A banda que Lennon chamou de "Filhos dos Beatles"; "estão fazendo coisas que nunca fizemos"
A música que Lennon escreveu num dia e inspirou Stephen King a batizar seu livro mais famoso


Com "Not Your Kingdom", Madball retorna fiel ao estilo que ele ajudou a definir, o NYHC
Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A Tempestade (ou O Livro dos Dias): 30 anos da despedida
"Se o Rádio Não Toca", o raro registro ao vivo de Raul Seixas que ganhou edição definitiva
Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



