Chris Laney: estética oitentista carregada ao novo milênio
Resenha - Only Come Out At Night - Chris Laney
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 30 de agosto de 2010
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O que o caro leitor pensaria de um músico que começou sua carreira aos 13 anos, tocando posteriormente com Steevi Jaimz (Tigertailz), Zan Clan (Shotgun Messiah), Randy Piper's Animal (projeto daquele guitarrista que fez bonito nos dois primeiros álbuns do W.A.S.P.), além de atuar como produtor e engenheiro para nomes como Candlemass, Europe, Crashdïet, Bruce Kulick, etc, etc e etc? Ops, e nesse meio-tempo recebeu discos de ouro, platina e abocanhou dois Grammys em seu país, a Suécia... Credenciais de respeito, hein?

Pois bem, o nome do multi-homem é Chris Laney, uma fera com baixíssimo nível capilar e que, em 2009, surpreendeu os amantes de Hard Rock com seu primeiro álbum-solo, "Pure". E agora, dando sequência à sua carreira, está chegando ao mercado "Only Come Out At Night", que segue a mesmíssima fórmula de seu antecessor. Ou seja, continua a resgatar os elementos fundamentais da estética oitentista, atualizando e transportando tudo para este novo milênio.
Ainda que demonstre uma razoável diversidade de referências, a maior influência recai sobre o que o Def Leppard produziu no auge de sua carreira, mais especificamente na fase "Pyromania" (83) e "Hysteria" (87). Atuando como vocalista, guitarrista e baixista, Laney conta com uma gigantesca lista de camaradas contribuindo em "Only Come Out At Night", tendo como mais conhecidos os bateristas Bruce Kulick (Kiss) e Ian Haugland (Europe), o guitarrista Brian Robertson (Thin Lizzy, Motörhead), Conny Bloom (Hanoi Rocks) e Nalle 'Grizzly' Påhlsson (Therion, Treat, Randy Piper's Animal).
E essa equipe, sob o comando de Chris Laney, convence pela paixão das melodias, muitos solos bacanas, refrões facilmente assimiláveis e linhas vocais cantadas (ou gritadas?) de forma quase áspera. A turbulenta faixa-título (que beleza de riff!), "Rockstar" e "One Kiss Tonight" são exemplos de como o sueco sabe compor de forma impactante, e certamente estas canções funcionarão muito bem ao vivo. É inegável que a segunda metade do álbum não mantenha o nível de adrenalina tão alto, mas isso não impede que a audição siga muito bem.
"Only Come Out At Night" está aí para rebater aqueles que argumentam que o Hard Rock tipicamente norte-americano da década de 1980 era descartável... Sua influência se estendeu através do planeta e das décadas, revelando uma nova geração cheia de energia. Pode não superar "Pure", mas com certeza se mantém entre os grandes álbuns liberados neste ano, sendo muito recomendável aos que curtem a descontração de veteranos do porte de Def Leppard (claro!) ou Mötley Crüe, além do pessoal da nova geração escandinava, como Crashdïet, Crazy Lixx e Wig Wam.
Contato:
http://www.chrislaney.com
http://www.myspace.com/chrislaney
Chris Laney - Only Come Out At Night
(2010 / Metal Heaven Records - importado)
01. Only Come Out At Night
02. Love So Bad
03. Rockstar
04. B4 It's 2Late
05. Eyes Out Poppin'
06. One Kiss Tonight
07. Gotta Run
08. Playing With Fire
09. Crush
10. I Had Enuff
11. Day Dream
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
A icônica banda que Regis Tadeu não recomenda nenhum álbum sequer: "Todos horrorosos"
O álbum que talvez seja a definição mais perfeita do rock progressivo
A fase do Deep Purple que Ritchie Blackmore não suporta
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
Vozes eternas do Heavy Metal brasileiro
O guitarrista que Randy Rhoads se sentia imitando: "Faço muita coisa como ele, e isso me mata"
Lars Ulrich relembra como foi o primeiro encontro do Metallica com o Iron Maiden
O lendário guitarrista que Keith Richards esnobou: "Não me impressiona…"
Os 59 anos de idade de Gene Hoglan, um dos maiores bateristas do heavy metal de todos os tempos
A música do Queen que foi rejeitada por produtor de filme mas virou um clássico da banda
O estilo musical que Geddy Lee considera uma aula sobre como tocar baixo
O baterista que Dave Lombardo, ex-Slayer, considera o "número 1"
Joe Lynn Turner opina sobre reencontro de Ritchie Blackmore com o Deep Purple
Os 83 anos de Roger Waters: gênio criativo ou o destruidor do Pink Floyd?
O clássico que o Pink Floyd descartou e regravou devido ao perfeccionismo de Gilmour
As bandas de rock que não saem do ouvido do padre Marcelo Rossi: "Tenho todos os discos"
O álbum do Pink Floyd que nunca envelhece, segundo Sammy Hagar

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



