Nevermore: mais direto e menos complexo que antes
Resenha - Obsidian Conspiracy - Nevermore
Por Ricardo Seelig
Postado em 27 de agosto de 2010
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Cinco longos anos. Esse é o período que separa "The Obsidian Conspiracy", novo álbum dos norte-americanos do Nevermore, de seu antecessor, o já clássico "This Godless Endeavor", lançado em 2005. A expectativa dos fãs por um novo trabalho do grupo era imensa, transformando "The Obsidian Conspiracy", instantaneamente, em um dos discos mais esperados de 2010.
A princípio, os mais fanáticos poderão estranhar um pouco as dez faixas do play. O motivo para isso é claro e cristalino: "The Obsidian Conspiracy" é um álbum mais direto e menos complexo que "This Godless Endeavor". As faixas são mais curtas, atingindo no máximo cinco minutos, enquanto a composição que dava nome ao disco de 2005 tinha quase nove minutos.
Percebe-se, claramente, que a banda deu mais espaço para o ótimo vocal de Warrel Dane, que agora, quando entra nas novas composições, não precisa mais enveredar por verdadeiras batalhas contra muralhas sonoras quase intransponíveis, como aconteceu algumas vezes no passado recente do grupo. De uma maneira geral, as músicas do novo disco equilibram com eficiência passagens mais densas com trechos onde as faixas tem mais espaço para respirar. Esse aspecto, como já falado pela banda em entrevistas, deve-se principalmente ao ótimo trabalho do produtor Peter Wichers, guitarrista do grupo sueco Soilwork, e que pela primeira vez trabalhou com a banda, após produzir o disco solo de Warrel Dane, "Praises to the War Machine", lançado em 2008.
O lado virtuoso, característica marcante no som do Nevermore, continua presente, mas em "The Obsidian Conspiracy" esse aspecto está mais focado na construção das músicas no que em exibições individuais. O que se ouve no disco é um heavy metal extremamente competente, agressivo, com uma abundância de passagens mais sombrias e escuras, na melhor tradição da música pesada.
Entre as faixas, destaque para a abertura com "The Termination Proclamation", "And the Maiden Spoke", "Emptiness Unobstructed" e a faixa-título, mas o fato é que, independentemente de apontar uma ou outra música, o disco é bastante homogêneo, com composições de grande qualidade e que reafirmam o talento do grupo.
Em suma, "The Obsidian Conspiracy" é um disco bem diferente de "This Godless Endeavor", mas igualmente excelente. Com ele, o Nevermore ratifica o seu status como uma das melhores bandas de heavy metal dos últimos quinze anos. Sem dúvida, um dos grandes álbuns de 2010.
Faixas:
1 The Termination Proclamation 3:12
2 Your Poison Throne 3:54
3 Moonrise (Through Mirrors of Death) 4:03
4 And the Maiden Spoke 5:00
5 Emptiness Unobstructed 4:39
6 The Blue Marble and the New Soul 4:41
7 Without Morals 4:19
8 The Day You Built the Wall 4:23
9 She Comes in Colors 5:34
10 The Obsidian Conspiracy 5:16
Outras resenhas de Obsidian Conspiracy - Nevermore
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
Show do Slipknot no Resurrection Fest 2025 é disponibilizado online
Os 10 melhores discos de metal progressivo lançados em 2025, segundo a Metal Hammer
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Ian Gillan atualiza status do próximo álbum do Deep Purple
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
Rock natalino: 20 músicas para animar seu Natal
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
A banda lendária que envelheceu mal e não acabou dignamente, segundo Noel Gallagher
Jimmy Page é mais rico que Robert Plant? As fortunas dos dois músicos
O mega ator com dois Oscar que Dave Grohl acha péssimo: "Monótono e sem emoção"


Nevermore só deve anunciar os novos integrantes em março do ano que vem
5 discos lançados em 1999 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
5 discos lançados em 2005 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida



