Rush: documentário é envolvente e sobretudo divertido
Resenha - Beyond The Lighted Stage - Rush
Por Amir R. De Toni Jr.
Postado em 14 de julho de 2010
Depois de uma memorável passagem pelo Brasil em 2002, o RUSH exibe mais um espetáculo em terras brasileiras, desta vez nos cinemas.
"RUSH: Beyond The Lighted Stage" é dirigido pelos renomados Sam Dunn e Scot McFadyen, responsáveis por "Iron Maiden: Flight 666" e "Metal: A Headbanger's Journey". Em se tratando de documentário, segue um caminho seguro e tradicional: os primórdios no circuito estudantil, o conflito com a família, o primeiro contrato, as primeiras turnês, e por aí vai. E a combinação dessa fórmula segura com as entrevistas bem editadas e um acervo incrível de fotos é realmente envolvente e sobretudo divertido.
Os depoimentos de músicos inclui ótimas passagens com Gene Simmons, Kirk Hammet, Trent Reznor, mas se destacam as participações de Billy Corgan e Jack Black. Corgan expõe sua relação com as letras de Neil Peart e seu amadurecimento juvenil, enquanto Jack Black tem ótimas sacadas sobre a sonoridade da banda e a sua importância no cenário ao longo de mais de 30 anos de carreira. Há também relatos de produtores que participaram da carreira da banda, mostrando cada mudança de direção, cada passo adiante, desde o primeiro contrato até o retorno às atividades após as tragédias familiares do baterista.
O documentário se fortalece ao exibir depoimentos de músicos que admitem não gostar de certas fases da banda, críticas grosseiras de jornais e revistas dos anos 70, piadas sobre o nariz e a voz de Geddy Lee. A edição certeira do conjunto (elogios, críticas, imagens de arquivo, entrevistas com a banda) oferece um retrato digno da importância do RUSH, sem mea culpa, sem excesso de bajulação. Como fã, senti falta de alguns detalhes, como o batismo da banda, o 'sistema de produção de discos', mas nada que realmente prejudique o resultado final.
Infelizmente o documentário teve exibição única em oito salas da rede Cinemark (sessão quase lotada em Porto Alegre), mas o DVD chega às lojas em breve. Um excelente dossiê para quem é fã e para apresentar a banda às novas gerações.
Outras resenhas de Beyond The Lighted Stage - Rush
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que, para Bono, traz "tudo o que você precisa saber sobre música"
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
Gary Holt comenta sobriedade e apoio de Rob Halford: "troquei a cerveja por biscoitos"
A melhor música de "Countdown to Extinction", do Megadeth, segundo o Loudwire
Alissa White-Gluz lança clipe de "Checkmate", novo single do projeto Blue Medusa
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
A atitude dos Titãs que fez Fernando Gabeira se levantar e ir embora de um show
ShamAngra celebrará 30 anos do álbum "Holy Land" com 18 shows pelo Brasil
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Os 3 baixistas que John Paul Jones sempre ouvia, e a gente pode notar isso no Zeppelin
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
O músico que se irritava por Martin Scorsese gostar de punk rock
A respeitosa opinião de Max Cavalera sobre The Edge, guitarrista do U2
A melhor banda de metal da Alemanha para cada letra do alfabeto


Rush: "Beyond the Lighted Stage" é, resumindo, um filmaço
A canção clássica do Rush que foi gravada com um erro de Neil Peart
Mike Portnoy explica por que nunca se ofereceu para substituir Neil Peart no Rush
A música do Rush inspirada por "Kashmir", do Led - e também por uma revista "diferente"
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
Os três baixistas que substituíram a figura paterna para Frank Bello (Anthrax)
O disco do Rush que Geddy Lee diz ter sido o momento mais frustrante da banda
Por que Geddy Lee achou que Anika Nilles não seria melhor opção para substituir Neil Peart?
Geddy e Lifeson contam o momento em que quase desistiram de Anika Nilles para o Rush
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



