Rush: documentário é envolvente e sobretudo divertido
Resenha - Beyond The Lighted Stage - Rush
Por Amir R. De Toni Jr.
Postado em 14 de julho de 2010
Depois de uma memorável passagem pelo Brasil em 2002, o RUSH exibe mais um espetáculo em terras brasileiras, desta vez nos cinemas.
Rush - Mais Novidades
"RUSH: Beyond The Lighted Stage" é dirigido pelos renomados Sam Dunn e Scot McFadyen, responsáveis por "Iron Maiden: Flight 666" e "Metal: A Headbanger's Journey". Em se tratando de documentário, segue um caminho seguro e tradicional: os primórdios no circuito estudantil, o conflito com a família, o primeiro contrato, as primeiras turnês, e por aí vai. E a combinação dessa fórmula segura com as entrevistas bem editadas e um acervo incrível de fotos é realmente envolvente e sobretudo divertido.
Os depoimentos de músicos inclui ótimas passagens com Gene Simmons, Kirk Hammet, Trent Reznor, mas se destacam as participações de Billy Corgan e Jack Black. Corgan expõe sua relação com as letras de Neil Peart e seu amadurecimento juvenil, enquanto Jack Black tem ótimas sacadas sobre a sonoridade da banda e a sua importância no cenário ao longo de mais de 30 anos de carreira. Há também relatos de produtores que participaram da carreira da banda, mostrando cada mudança de direção, cada passo adiante, desde o primeiro contrato até o retorno às atividades após as tragédias familiares do baterista.
O documentário se fortalece ao exibir depoimentos de músicos que admitem não gostar de certas fases da banda, críticas grosseiras de jornais e revistas dos anos 70, piadas sobre o nariz e a voz de Geddy Lee. A edição certeira do conjunto (elogios, críticas, imagens de arquivo, entrevistas com a banda) oferece um retrato digno da importância do RUSH, sem mea culpa, sem excesso de bajulação. Como fã, senti falta de alguns detalhes, como o batismo da banda, o 'sistema de produção de discos', mas nada que realmente prejudique o resultado final.
Infelizmente o documentário teve exibição única em oito salas da rede Cinemark (sessão quase lotada em Porto Alegre), mas o DVD chega às lojas em breve. Um excelente dossiê para quem é fã e para apresentar a banda às novas gerações.
Outras resenhas de Beyond The Lighted Stage - Rush
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tony Iommi considera injusto comparar Jorn Lande a Ronnie James Dio
O plano de Nicko McBrain para voltar ao estúdio no próximo álbum do Iron Maiden
Com mais de 140 shows, festival Welcome to Rockville anuncia atrações para 2027
Dark Dimensions Festival anuncia primeiras bandas
Os 50 artistas de rock e metal mais ouvidos de todos os tempos no Spotify
Shows do Social Distortion no Brasil são adiados para 2027
O único membro do Metallica que saiu por conta própria, segundo Lars Ulrich
O que Nicko McBrain fez para não desabar diante dos fãs no adeus ao Iron Maiden
Três anos após levar tiro na cabeça, Mingau, do Ultraje a Rigor, aparece de pé em vídeo
Bruce Dickinson alertou quem não gostava de metal para não morrer vendo Iron Maiden na TV
Aerosmith realiza primeiro dos dois shows comemorativos; veja setlist e convidados
A cirurgia que membros do Metallica, Slayer e Megadeth precisaram fazer, diz Hetfield
Os dois guitarristas que Kerry King nunca conheceu após décadas no Slayer
Rick Rubin achou que faltava Satanás no Slayer e pediu que a banda voltasse às raízes
O que Nicko McBrain pensava ao ver Bruce Dickinson no palco antes da saída
A música do Guns N' Roses que Slash considera mais difícil de tocar na guitarra
Como batizar a criança: os nomes de bandas mais estúpidos
Nirvana: 20 coisas que você não sabia sobre "Nevermind"
Rush: "Beyond the Lighted Stage" é, resumindo, um filmaço
Ed Motta diz que não é muito fã do Rush por conta da voz de Geddy Lee
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo
Os três melhores solos do Rush segundo Alex Lifeson, incluindo um que até ele acha difícil
Por que o Rush passou a ensaiar os próprios erros antes de voltar aos palcos
As 10 bandas de hard rock com a melhor trinca de álbuns dos anos 1980, segundo a Loudwire
A banda soft rock americana da qual Geddy Lee (Rush) é um grande fã
O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
O disco ao vivo que mostrou ao mundo o que o Rush realmente era capaz de fazer



