Rush: documentário é envolvente e sobretudo divertido
Resenha - Beyond The Lighted Stage - Rush
Por Amir R. De Toni Jr.
Postado em 14 de julho de 2010
Depois de uma memorável passagem pelo Brasil em 2002, o RUSH exibe mais um espetáculo em terras brasileiras, desta vez nos cinemas.
Rush - Mais Novidades
"RUSH: Beyond The Lighted Stage" é dirigido pelos renomados Sam Dunn e Scot McFadyen, responsáveis por "Iron Maiden: Flight 666" e "Metal: A Headbanger's Journey". Em se tratando de documentário, segue um caminho seguro e tradicional: os primórdios no circuito estudantil, o conflito com a família, o primeiro contrato, as primeiras turnês, e por aí vai. E a combinação dessa fórmula segura com as entrevistas bem editadas e um acervo incrível de fotos é realmente envolvente e sobretudo divertido.
Os depoimentos de músicos inclui ótimas passagens com Gene Simmons, Kirk Hammet, Trent Reznor, mas se destacam as participações de Billy Corgan e Jack Black. Corgan expõe sua relação com as letras de Neil Peart e seu amadurecimento juvenil, enquanto Jack Black tem ótimas sacadas sobre a sonoridade da banda e a sua importância no cenário ao longo de mais de 30 anos de carreira. Há também relatos de produtores que participaram da carreira da banda, mostrando cada mudança de direção, cada passo adiante, desde o primeiro contrato até o retorno às atividades após as tragédias familiares do baterista.
O documentário se fortalece ao exibir depoimentos de músicos que admitem não gostar de certas fases da banda, críticas grosseiras de jornais e revistas dos anos 70, piadas sobre o nariz e a voz de Geddy Lee. A edição certeira do conjunto (elogios, críticas, imagens de arquivo, entrevistas com a banda) oferece um retrato digno da importância do RUSH, sem mea culpa, sem excesso de bajulação. Como fã, senti falta de alguns detalhes, como o batismo da banda, o 'sistema de produção de discos', mas nada que realmente prejudique o resultado final.
Infelizmente o documentário teve exibição única em oito salas da rede Cinemark (sessão quase lotada em Porto Alegre), mas o DVD chega às lojas em breve. Um excelente dossiê para quem é fã e para apresentar a banda às novas gerações.
Outras resenhas de Beyond The Lighted Stage - Rush
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
Blaze Bayley revela seu grande sonho com Bruce Dickinson
A canção dos Ramones que virou um dos maiores hinos do punk
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
Anthrax lança "The Edge of Perfection", apontada por Scott Ian como a maior música da banda
O produtor que o Guns N' Roses queria até descobrir que ele iria drenar uma fortuna
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
O guitarrista que, para David Gilmour, restaurou algo que estava perdido no rock
Como a música ajudou Tarja Turunen a se reerguer depois de um AVC
Tarja detalhou o inesperado e público pedido de desculpas de Marko Hietala
A maior música da história dos anos 1980, segundo o lendário Rod Stewart
Lemmy Kilmister realmente bebia uma garrafa de whisky por dia? Tony Iommi responde
Axl Rose: por que ele usava camiseta de Charles Manson, segundo ex-empresário
Rush: "Beyond the Lighted Stage" é, resumindo, um filmaço
O baterista que fez Neil Peart se questionar se ele ainda conseguiria tocar
A música do Rush que ganhou outro peso para Geddy Lee após a morte de Neil Peart
Rush adia dois shows após Geddy Lee ser diagnosticado com laringite e bronquite
A inspiração direta no Led Zeppelin que o Rush está usando em sua nova turnê
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
Geddy Lee e seu disco preferido do Pink Floyd; "me cativou e incendiou a imaginação"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



