Rush: documentário é envolvente e sobretudo divertido
Resenha - Beyond The Lighted Stage - Rush
Por Amir R. De Toni Jr.
Postado em 14 de julho de 2010
Depois de uma memorável passagem pelo Brasil em 2002, o RUSH exibe mais um espetáculo em terras brasileiras, desta vez nos cinemas.
"RUSH: Beyond The Lighted Stage" é dirigido pelos renomados Sam Dunn e Scot McFadyen, responsáveis por "Iron Maiden: Flight 666" e "Metal: A Headbanger's Journey". Em se tratando de documentário, segue um caminho seguro e tradicional: os primórdios no circuito estudantil, o conflito com a família, o primeiro contrato, as primeiras turnês, e por aí vai. E a combinação dessa fórmula segura com as entrevistas bem editadas e um acervo incrível de fotos é realmente envolvente e sobretudo divertido.

Os depoimentos de músicos inclui ótimas passagens com Gene Simmons, Kirk Hammet, Trent Reznor, mas se destacam as participações de Billy Corgan e Jack Black. Corgan expõe sua relação com as letras de Neil Peart e seu amadurecimento juvenil, enquanto Jack Black tem ótimas sacadas sobre a sonoridade da banda e a sua importância no cenário ao longo de mais de 30 anos de carreira. Há também relatos de produtores que participaram da carreira da banda, mostrando cada mudança de direção, cada passo adiante, desde o primeiro contrato até o retorno às atividades após as tragédias familiares do baterista.
O documentário se fortalece ao exibir depoimentos de músicos que admitem não gostar de certas fases da banda, críticas grosseiras de jornais e revistas dos anos 70, piadas sobre o nariz e a voz de Geddy Lee. A edição certeira do conjunto (elogios, críticas, imagens de arquivo, entrevistas com a banda) oferece um retrato digno da importância do RUSH, sem mea culpa, sem excesso de bajulação. Como fã, senti falta de alguns detalhes, como o batismo da banda, o 'sistema de produção de discos', mas nada que realmente prejudique o resultado final.

Infelizmente o documentário teve exibição única em oito salas da rede Cinemark (sessão quase lotada em Porto Alegre), mas o DVD chega às lojas em breve. Um excelente dossiê para quem é fã e para apresentar a banda às novas gerações.
Outras resenhas de Beyond The Lighted Stage - Rush
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
Ex-Metallica, Jason Newsted declara ter sido diagnosticado com câncer na garganta
A banda com três cantores que representa o futuro do metal, segundo Ricardo Confessori
Dave Mustaine diz que Megadeth talvez se apresente novamente no Brasil
Durante entrevista, CEO do Atlético Mineiro revela apresentação do Pearl Jam em Belo Horizonte
Regis Tadeu e o álbum que salvou o Rush da ruína; "um ato de insurgência artística"
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
6 solos de guitarra tão fabulosos que nem precisariam da canção onde estão
5 bandas de heavy metal que seguem na ativa e lançaram o primeiro disco há mais de 40 anos
Steve Harris afirma que nunca conseguiu assistir um show dos Rolling Stones
A música da década de 1950 que David Gilmour chamou de perfeita: "É pura magia"
Randy Blythe (Lamb of God) responde a Max Cavalera sobre vocalistas que o influenciaram
O rock ainda é gigante no Brasil? Números e dados desafiam o discurso de "crise do gênero"
Dave Mustaine ficou surpreso com a recepção a "Hey God?", faixa do último disco do Megadeth
Scorpions: As 20 melhores canções com temática romântica
Rockstars: 18 roqueiros que já apareceram em filmes
Os três músicos que tocam juntos e que, para Rick Rubin, são o máximo da musicalidade

Rush: "Beyond the Lighted Stage" é, resumindo, um filmaço
A canção dos anos oitenta do Rush com a qual Neil Peart nunca ficou satisfeito
Mike Portnoy comenta volta do Rush; "Precisamos que nossos heróis continuem tocando"
Mike Portnoy comemora o Rush seguir em frente, na contramão de bandas como Slayer e Sepultura
O clássico do prog que Neil Peart disse que era a trilha sonora de sua vida
O baixista mais importante que Geddy Lee ouviu na vida; "me levou ao limite como baixista"
As três bandas de prog que mudaram para sobreviver ao punk, segundo o Ultimate Guitar
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
Geddy Lee explica por que Rush não quis alguém como Mike Portnoy no lugar de Neil Peart
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar


