Otep: parte de um seleto grupo de sobreviventes

Resenha - Smash The Control Machine - Otep

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

8


Seja lá quais os motivos que tentem alegar, é indiscutível que o já não tão novo New Metal está agonizando há anos. Mas isso não impede que os conjuntos com maior força criativa continuem liberando bons trabalhos no estilo. E, neste seleto grupo de sobreviventes, certamente o norte-americano Otep é nome mais interessante, mesmo que nunca tenha alcançado o (discutível) sucesso comercial de seus conterrâneos.

Shamaya (voz) e seu eterno camarada J. McGuire (baixo) novamente contam com a colaboração dos velhos companheiros Rob Patterson (guitarra) e Mark Bistany (bateria) para liberar seu quarto álbum, "Smash The Control Machine" através do selo Victory Records. Como não poderia deixar de ser, o Otep continua bem informado e possui facilidade para expressar sua rebelião. Seja contra o governo, contra alguns dos vícios da sociedade moderna ou algumas formas de opressão, suas letras possuem uma substância que a maioria pode tentar, mas dificilmente consegue atingir.

publicidade

Sua música possui estruturas bastantes simples, e sua fórmula que mescla a fúria do Metal, o groove do Rapcore e ocasiões mais amenas gerou um repertório bem inspirado, robusto e que funciona muito bem. Estes elementos, aliado à diversidade das vocalizações de Shamaya – rugidos, vozes roucas, limpas ou sussurradas – garantem o impacto tão necessário a qualquer álbum que honre o termo 'Rock'.

publicidade

Há inúmeras composições excelentes, como a empolgante faixa título, cujo refrão (em português: 'Trabalhe! Compre! Consuma! Morra!') deverá ser urrado em uníssono pelo público. Mas não pense que o Otep é dessas bandinhas que dependem de refrões grudentos para segurar a atenção do ouvinte... Basta escutar bombas sonoras como "Rebel Rise Resist", a experimental "Kisses & Kerosene" ou a inesperada e vulnerável balada "UR A WMN NOW", orientada por piano e violino.

publicidade

Ainda que os headbangers mais ortodoxos continuem ignorando o Otep, isso não muda o fato de "Smash The Control Machine", com toda sua veia alternativa, ser um excelente álbum. Seu inconformismo é tão verdadeiro que até pode vir a despertar a apatia que se instalou em tantos corações ao redor do planeta – e construir algo através da revolta é uma saudável atitude aos que não sabem o que fazer com sua indisciplina.

publicidade

Contato:
http://l3gi0n.ning.com/

Formação:
Otep Shamaya - voz
Rob Patterson - guitarra
"Evil" J. McGuire - baixo
Mark "Moke" Bistany - bateria

Otep - Smash The Control Machine
(2009 / Victory Records - importado)

01. Rise, Rebel, Resist
02. Sweet Tooth
03. Smash The Control Machine
04. Head Of Medusa
05. Numb And Dumb
06. Oh, So Surreal
07. Run For Cover
08. Kisses & Kerosene
09. Unveiled
10. UR A WMN NOW
11. Serv Asat
12. Where The River Ends
13. I Remember

publicidade




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Otep: Eu gostar de garotas parece não ter efeito!Otep
"Eu gostar de garotas parece não ter efeito!"

Rock/Metal: 7 nomes de bandas que você pronuncia errado, parte 2Rock/Metal
7 nomes de bandas que você pronuncia errado, parte 2


Cinema: As 10 melhores aparições de bandas em filmesCinema
As 10 melhores aparições de bandas em filmes

Oops!: 10 erros eternizados em gravações de clássicosOops!
10 erros eternizados em gravações de clássicos


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin