Otep: parte de um seleto grupo de sobreviventes
Resenha - Smash The Control Machine - Otep
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 27 de dezembro de 2009
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Seja lá quais os motivos que tentem alegar, é indiscutível que o já não tão novo New Metal está agonizando há anos. Mas isso não impede que os conjuntos com maior força criativa continuem liberando bons trabalhos no estilo. E, neste seleto grupo de sobreviventes, certamente o norte-americano Otep é nome mais interessante, mesmo que nunca tenha alcançado o (discutível) sucesso comercial de seus conterrâneos.
Shamaya (voz) e seu eterno camarada J. McGuire (baixo) novamente contam com a colaboração dos velhos companheiros Rob Patterson (guitarra) e Mark Bistany (bateria) para liberar seu quarto álbum, "Smash The Control Machine" através do selo Victory Records. Como não poderia deixar de ser, o Otep continua bem informado e possui facilidade para expressar sua rebelião. Seja contra o governo, contra alguns dos vícios da sociedade moderna ou algumas formas de opressão, suas letras possuem uma substância que a maioria pode tentar, mas dificilmente consegue atingir.
Sua música possui estruturas bastantes simples, e sua fórmula que mescla a fúria do Metal, o groove do Rapcore e ocasiões mais amenas gerou um repertório bem inspirado, robusto e que funciona muito bem. Estes elementos, aliado à diversidade das vocalizações de Shamaya – rugidos, vozes roucas, limpas ou sussurradas – garantem o impacto tão necessário a qualquer álbum que honre o termo 'Rock'.
Há inúmeras composições excelentes, como a empolgante faixa título, cujo refrão (em português: 'Trabalhe! Compre! Consuma! Morra!') deverá ser urrado em uníssono pelo público. Mas não pense que o Otep é dessas bandinhas que dependem de refrões grudentos para segurar a atenção do ouvinte... Basta escutar bombas sonoras como "Rebel Rise Resist", a experimental "Kisses & Kerosene" ou a inesperada e vulnerável balada "UR A WMN NOW", orientada por piano e violino.
Ainda que os headbangers mais ortodoxos continuem ignorando o Otep, isso não muda o fato de "Smash The Control Machine", com toda sua veia alternativa, ser um excelente álbum. Seu inconformismo é tão verdadeiro que até pode vir a despertar a apatia que se instalou em tantos corações ao redor do planeta – e construir algo através da revolta é uma saudável atitude aos que não sabem o que fazer com sua indisciplina.
Contato:
http://l3gi0n.ning.com/
Formação:
Otep Shamaya - voz
Rob Patterson - guitarra
"Evil" J. McGuire - baixo
Mark "Moke" Bistany - bateria
Otep - Smash The Control Machine
(2009 / Victory Records - importado)
01. Rise, Rebel, Resist
02. Sweet Tooth
03. Smash The Control Machine
04. Head Of Medusa
05. Numb And Dumb
06. Oh, So Surreal
07. Run For Cover
08. Kisses & Kerosene
09. Unveiled
10. UR A WMN NOW
11. Serv Asat
12. Where The River Ends
13. I Remember
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
As 10 melhores bandas de thrash metal de todos os tempos, segundo o Loudwire
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
Andi Deris entende ser o momento certo para o Helloween lançar um novo "Keepers"
Quando Frank Zappa interrompeu um show para elogiar um músico; "Nada mal, garoto"
Sepultura não tocará seus maiores clássicos no show do Rock in Rio
O cantor que Brian Johnson do AC/DC acha a voz bonita demais para competir: "Não é justo"
A opinião de John Petrucci sobre "Live After Death", clássico do Iron Maiden
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
Com câncer raro e agressivo, Ginger Wildheart anuncia que não fará tratamento
Knotfest México anuncia atrações para sua edição 2026
Gary Holt explica por que o thrash metal está mais forte do que nunca
Pela primeira vez, Dave Grohl fala abertamente sobre morte de Taylor Hawkins
Liquidação do Banco Master adiou quase 50 shows de produtora especializada em metal
As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
Max Cavalera escolhe os três maiores álbuns de thrash metal da história
Como o Mutantes forçou os limites e mandou Gilberto Gil e Caetano Veloso para a cadeia
Brian May aponta o guitarrista subestimado que muitos não reconhecem



"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia



