Otep: parte de um seleto grupo de sobreviventes
Resenha - Smash The Control Machine - Otep
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 27 de dezembro de 2009
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Seja lá quais os motivos que tentem alegar, é indiscutível que o já não tão novo New Metal está agonizando há anos. Mas isso não impede que os conjuntos com maior força criativa continuem liberando bons trabalhos no estilo. E, neste seleto grupo de sobreviventes, certamente o norte-americano Otep é nome mais interessante, mesmo que nunca tenha alcançado o (discutível) sucesso comercial de seus conterrâneos.
Otep - Mais Novidades
Shamaya (voz) e seu eterno camarada J. McGuire (baixo) novamente contam com a colaboração dos velhos companheiros Rob Patterson (guitarra) e Mark Bistany (bateria) para liberar seu quarto álbum, "Smash The Control Machine" através do selo Victory Records. Como não poderia deixar de ser, o Otep continua bem informado e possui facilidade para expressar sua rebelião. Seja contra o governo, contra alguns dos vícios da sociedade moderna ou algumas formas de opressão, suas letras possuem uma substância que a maioria pode tentar, mas dificilmente consegue atingir.
Sua música possui estruturas bastantes simples, e sua fórmula que mescla a fúria do Metal, o groove do Rapcore e ocasiões mais amenas gerou um repertório bem inspirado, robusto e que funciona muito bem. Estes elementos, aliado à diversidade das vocalizações de Shamaya – rugidos, vozes roucas, limpas ou sussurradas – garantem o impacto tão necessário a qualquer álbum que honre o termo 'Rock'.
Há inúmeras composições excelentes, como a empolgante faixa título, cujo refrão (em português: 'Trabalhe! Compre! Consuma! Morra!') deverá ser urrado em uníssono pelo público. Mas não pense que o Otep é dessas bandinhas que dependem de refrões grudentos para segurar a atenção do ouvinte... Basta escutar bombas sonoras como "Rebel Rise Resist", a experimental "Kisses & Kerosene" ou a inesperada e vulnerável balada "UR A WMN NOW", orientada por piano e violino.
Ainda que os headbangers mais ortodoxos continuem ignorando o Otep, isso não muda o fato de "Smash The Control Machine", com toda sua veia alternativa, ser um excelente álbum. Seu inconformismo é tão verdadeiro que até pode vir a despertar a apatia que se instalou em tantos corações ao redor do planeta – e construir algo através da revolta é uma saudável atitude aos que não sabem o que fazer com sua indisciplina.
Contato:
http://l3gi0n.ning.com/
Formação:
Otep Shamaya - voz
Rob Patterson - guitarra
"Evil" J. McGuire - baixo
Mark "Moke" Bistany - bateria
Otep - Smash The Control Machine
(2009 / Victory Records - importado)
01. Rise, Rebel, Resist
02. Sweet Tooth
03. Smash The Control Machine
04. Head Of Medusa
05. Numb And Dumb
06. Oh, So Surreal
07. Run For Cover
08. Kisses & Kerosene
09. Unveiled
10. UR A WMN NOW
11. Serv Asat
12. Where The River Ends
13. I Remember
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
A banda que James Hetfield odeia e Robert Trujillo ama: "É por isso que eu os odiava"
A declaração de James Hetfield não surpreende, considerando de onde veio
Os álbuns do Iron Maiden que colocam Bruce Dickinson e Steve Harris em lados opostos
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Guns N' Roses vai gravar novas músicas em 2027, garante Slash
Iron Maiden e Judas Priest estavam acertando turnê juntos para 2026, segundo Ian Hill
O disco injustiçado dos anos 90 do Iron Maiden, de acordo com Regis Tadeu
150 clássicos do heavy metal que foram lançados há mais de 40 anos
Alissa White-Gluz admite sentir muito medo de morrer
A música de Eric Clapton que tem o solo de guitarra favorito de Brian May
O dia em que Steve Harris virou checador de fatos do baterista do Nightwish
Dave Mustaine revela sua admiração pelo Stone Temple Pilots
A música em que Ozzy Osbourne se vingou do pastor que o chamava de Anticristo
O músico que Joan Jett considera a personificação do verdadeiro rock and roll
Tragédia e dor: O Blues, o Rock e o Diabo
O álbum do Iron Maiden que James Hetfield, do Metallica, usou para aprender a tocar
Capas de álbuns: as mais obscuras e marcantes da história


Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A Tempestade (ou O Livro dos Dias): 30 anos da despedida
"Se o Rádio Não Toca", o raro registro ao vivo de Raul Seixas que ganhou edição definitiva
Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Alice In Chains: Sete músicas, que podem mudar a vida de uma pessoa



