Irmandade do Blues: DVD com Andreas Kisser e Andre Matos

Resenha - Ao Vivo - Irmandade do Blues

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Nathalie Delahousse
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


São poucas as bandas que podem se orgulhar de manter a formação original após mais de uma década. Ainda mais em se tratando de uma banda de blues, um gênero que apesar de antigo, tem poucos representantes no Brasil. Unindo o útil ao agradável, a Irmandade do Blues chega aos seus 13 anos de estrada lançando um CD e um DVD ao vivo com direito às participações mais do que especiais de Andreas Kisser (Sepultura) e Andre Matos (ex-Angra e ex-Shaman). O que seria impensável para alguns, acabou resultando em uma grande parceria.
1830 acessosAngra: Os primórdios de Angel's Cry antes da Demo Reaching Horizons5000 acessosMotorhead: Segundo Lemmy Kilmister, "Rap não é música"

Para quem não está familiarizado com o som da banda, a Irmandade não é apenas uma banda de blues. Vasco Faé (guitarra, gaita e voz), Edu Gomes (guitarra), Sílvio Alemão (baixo) e Fernando Lóia (bateria) são responsáveis por uma mistura eletrizante de blues e rock com algumas pitadas da black music da década de 70. Mistura esta, que é evidente por exemplo em “Boom Boom” (clássico de John Lee Hooker) que na versão da Irmandade ganhou os riffs de “Black Night” do Deep Purple.

Apesar destes 13 anos, e de mais de 600 shows em vários estados do Brasil, a Irmandade só havia lançado dois álbuns. O primeiro, “Veneno” saiu em 1996 pela Eldorado, mas encontra-se fora de catálogo. No track list, composições próprias como “Give It Up” e “Lose Your Mind Away” e versões explosivas para clássicos do blues como “Highway 49" (Chester Burnet), “Mean Old World” (Walter Jacobs), “Crossroads” (Robert Johnson) e “I Gotta Woman” (Ray Charles). Passaram-se 11 anos até que a Irmandade lançasse em 2007 seu segundo álbum, “Good Feelings”, que trouxe mais composições próprias (9 ao todo) e versões surpreendentes de “Mercedez Benz” (Janis Joplin), “Feelin’ Alright” (de Dave Mason/Traffic, conhecida na voz de Joe Cocker), além das tradicionais “Southbound Train” (Big Bill Broonzy) e “Line’ M”, uma ‘worksong’ de domínio público.

O CD e o DVD, gravados no teatro do SESC Santo André em junho de 2008, estão sendo lançados pela gravadora RWR, com distribuição pela Universal. A gravação foi responsável pela junção do repertório dos dois álbuns da banda, agora com o reforço de André Matos em “Mercedez Benz” , “I Got The Blues” e “Rock and Roll” (sim... a do Led Zeppelin) e Andreas Kisser em “I Got The Blues”, “Boom Boom”, “Feelin’ Alright” e “Rock and Roll”. Vasco e Andreas já tocam juntos em outros projetos, mas a parceria com Andre deu tão certo que os dois foram convidados para uma série de shows para o projeto Oi Blues By Night.

Eu estive na gravação do DVD e posso dizer que o clima foi muito bom. Era possível sentir o entusiasmo, a energia entre os músicos e a receptividade do público, que já acompanha a banda por todos estes anos.

O DVD chegou às lojas com preço médio de R$34 enquanto o CD custa em média R$22, lembrando que o DVD traz além de um making of (com entrevistas e cenas dos bastidores da gravação), 3 músicas a mais que o CD.

Track list do DVD:
01) Give It Up
02) I’m Moving
03) Line’M
04) Highway 49
05) Mean Old World
06) When I Be Back
07) Crossroads
08) Lose Your Mind Away
09) Good Feelings
10) South Bound Train
11) Mercedez Benz
12) I Got The Blues
13) Boom Boom
14) Feelin’ Alright
15) I Got A Woman
16) Rock And Roll

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

AngraAngra
Banda reage à tragédia com Adrenaline Mob

1830 acessosAngra: Os primórdios de Angel's Cry antes da Demo Reaching Horizons928 acessosAngra: mais um vídeo das gravações do novo álbum1892 acessosBlind Guardian e Rhapsody: Como seria Hansi e Lione cantando juntos?2655 acessosAngra: Uma rara versão acústica de "Carry On" com Andre Matos0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Angra"

Paganini e o Heavy MetalPaganini e o Heavy Metal
A onipresença do "Capriccio nº 24" no Heavy Metal

Abrindo o jogoAbrindo o jogo
Entrevista com Edu Falaschi

Aquiles Priester sobre WhiplashAquiles Priester sobre Whiplash
"Também já sangrei tocando"

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Irmandade do Blues"0 acessosTodas as matérias sobre "Andreas Kisser"0 acessosTodas as matérias sobre "Andre Matos"0 acessosTodas as matérias sobre "Angra"

MotorheadMotorhead
Segundo Lemmy Kilmister, "Rap não é música"

Guns N RosesGuns N' Roses
Pobreza, sexo, drogas e Rock n' Roll em nova biografia

RockstarsRockstars
18 roqueiros que já apareceram em filmes

5000 acessosMetal Extremo: chocando os jurados em reality-shows5000 acessosDoom Metal: os dez trabalhos essenciais do estilo5000 acessosRobert Plant: "quase saí do Led quando meu filho morreu"5000 acessosIron Maiden: conheça as versões de Eddie com o passar dos anos5000 acessosFutebol & Rock n' Roll: alguns jogadores que ouvem rock e metal5000 acessosHeavy Metal: 25 bandas que fizeram o gênero ser o que é

Sobre Nathalie Delahousse

Nathalie Delahousse é Designer, Assistente de produção em shows e aficcionada pelo bom e velho Rock'n'roll e suas vertentes... Uma verdadeira Rocklady...

Mais matérias de Nathalie Delahousse no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online