Ensiferum: para aumentar o carisma de uma fórmula vencedora
Resenha - From Afar - Ensiferum
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 26 de setembro de 2009
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ainda que a troca de vocalista e o consequente álbum "Victory Songs" (07) tenham dividido algumas opiniões mundo afora, podemos considerar que o finlandês Ensiferum está em sua melhor fase. Após turnês bem-sucedidas, chegou a vez de "From Afar", um quarto trabalho de estúdio que apresenta novas idéias para aumentar o carisma de uma fórmula há tempos vencedora.

Embora o Power Metal esteja profundamente enraizado em sua música, há várias experiências que resultaram em estilos e até mesmo influências diferentes distribuídos ao longo dos 56 minutos de audição. O ponto em comum é que tudo está bem mais sinfônico, bombástico e até mesmo dramático – e soando de forma bem autêntica, cortesia da atuação da nova tecladista Emmi Silvennoinen, que substituiu a encantadora Meiju Enho.
Com todos os instrumentos aparecendo em seu devido lugar e com a correta dose de rispidez, a produção de "From Afar", dividida entre Tero Kinnunen (Nightwish, Amorphis) e o velho companheiro Janne Joutsenniemigs, é a melhor já apresentada pelo Ensiferum. A faixa-título e "Smoking Ruins" são matadoras, e a banda não se furta em composições longas, onde "Heathen Throne" e "The Longest Journey (Heathen Throne Part II)" ultrapassam os 10 minutos com melodias realmente grandiosas.
Ainda que o dinamismo nunca deixe de tornar tudo interessante, não seria equivocado dizer que o Ensiferum também pecou pelo excesso, cuja segunda metade de "Stone Cold Metal" poderia estar inserida em algum filme do velho oeste norte-americano (tem um banjo aqui???). Seus arranjos convencem com sobras, mas a faixa acaba por ficar deslocada do forte apelo medieval que o restante do álbum transmite.
De qualquer forma, "From Afar" mostra os ambiciosos finlandeses dando um considerável salto para, em diversas ocasiões, levar seu estilo para territórios antes inexplorados. Apesar de o repertório ser coerente, esta é, claramente, uma fase de transição, cuja abordagem provavelmente se tornará mais sólida com o próximo registro. Criatividade a todo vapor e bom gosto em seus arranjos é o que o leitor encontrará por aqui!
Formação:
Petri Lindroos - voz e guitarra
Markus Toivonen - guitarra e voz
Sami Hinkka - baixo e voz
Emmi Silvennoinen - teclados
Janne Parviainen - bateria
Contato: www.ensiferum.com
Ensiferum - From Afar
(2009 / Spinefarm Records - importado)
01. By The Dividing Stream
02. From Afar
03. Twilight Tavern
04. Heathen Throne
05. Elusive Reaches
06. Stone Cold Metal
07. Smoking Ruins
08. Tumman Virran Taa
09. The Longest Journey (Heathen Throne Part II)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Anthrax revela o título do próximo álbum de estúdio
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
O icônico bordão do Faustão criado a partir de contestação dos Paralamas do Sucesso
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
A banda que guitarrista do Korn não curtia; "Qualquer um podia tocar o que eles tocavam"
Kip Winger admite não se identificar mais com a música da banda que leva seu nome
O beijo em cantora que fez Ney Matogrosso perceber que lado hétero não está adormecido
Ritchie Blackmore explica por que saiu do Deep Purple: "Eram só interesses financeiros"
O grande erro que a MTV Brasil cometeu, segundo Gastão Moreira
Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
Green Day emplaca sua quinta música no "Clube do Bilhão" do Spotify
Manowar se manifesta após anúncio da morte de Ross the Boss
A reação de James Hetfield ao ver Cliff Burton após o acidente que matou o baixista
Carlinhos Brown: vaias e garrafadas no Rock in Rio 2001 foram ato de racismo, diz ele
Duff McKagan: "Nikki Sixx, do Motley Crue, é um gênio!"
Max Cavalera: "Eu não sei por quê o Soulfly não toca no Rock In Rio"


Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?



