Shadowside: trabalho sincero e desprovido de exageros
Resenha - Dare To Dream - Shadowside
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 14 de setembro de 2009
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Natural de Santos (SP), desde o começo de sua trajetória o Shadowside vem passando por momentos muito especiais. O pessoal teve a oportunidade de abrir para nomes como Nightwish, Primal Fear e Helloween, além de seu debut, "Theatre Of Shadows" (05), alcançar ótimas posições no ano de seu lançamento. Como se fosse pouco, em 2007 conseguiram projeção internacional ao passar por cima de mais de 1000 bandas do globo e abocanhar o primeiro lugar no concurso norte-americano 'AirPlay Direct All Things Digital Hard Rock / Heavy Metal', para logo a seguir participarem de vários festivais neste país.

Assim sendo, as expectativas em torno de seu novo álbum eram grandes. "Dare To Dream" recebeu um considerável investimento, tendo Dave Schiffman (System Of A Down, Audioslave) cuidando da produção e mixagem no estúdio paulistano LCM, e a masterização ficou sob a tutela de Howie Weinberg (Aerosmith, Iron Maiden, Metallica) no Masterdisk Studio, em New York. Não é necessário dizer como ficou o resultado, certo?
Musicalmente, "Dare To Dream" não soa tão pesado quanto seu bem sucedido antecessor. Mas este fato está longe de ser um problema, pois o Shadowside evoluiu ao buscar sua própria identidade, tornando seus arranjos mais rebuscados e se aproximando ainda mais das melodias do Hard Rock, mas com uma fundamental moderação para nunca se afastar dos limites do Heavy Metal.
Os músicos esbanjam auto-afirmação, mas novamente a vocalista Dani Nolden conquista com seu timbre tão agradável, uma mescla de Lita Ford com Gigi Hangach, do saudoso Phantom Blue. Outra peça importante e que faz a diferença por aqui é o guitarrista Raphael Mattos, cujas ótimas bases – o riff da abertura "Nation Hollow Mind" é matador! – e solos bem sacados, orientam as 11 composições de um repertório bastante diversificado.
O mais legal é que este é um trabalho sincero e desprovido de exageros. Soa espontâneo, o que reflete músicos em uma ótima fase e com a mente aberta a algumas saudáveis experimentações. "Dare To Dream" é mais um disco que mostra o quão rica se encontra a nova safra do Heavy Metal feito nesse Brasil, e se o caro leitor nunca teve a oportunidade de conhecer o Shadowside, não perca mais tempo, confira sem medo!
Contato:
http://www.shadowside.ws
http://www.myspace.com/shadowsideband
Formação:
Dani Nolden - voz e teclado
Raphael Mattos - guitarra
Edu Simões - baixo
Fabio Buitvidas - bateria
Shadowside - Dare To Dream
(2009 - LCM / Radar Records - nacional)
01. Nation Hollow Mind
02. In The Night
03. Last Thoughts
04. Hideaway
05. Baby In The Dark
06. Ready Or Not
07. Memories
08. Wings Of Freedom
09. Time To Say Goodbye
10. Life Denied
11. Dare To Dream
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
Soundgarden fará show do intervalo na abertura da temporada 2026/27 da NFL
A faixa do Guns N' Roses em que Axl Rose atingiu a nota mais alta de sua carreira
O álbum de heavy metal preferido de Rob Halford, vocalista do Judas Priest
Nightwish tem novas músicas, mas só volta em 2028, afirma Tuomas Holopainen
Astros do rock prestam homenagem a Dolly Parton
Como a morte da mãe de Bono deu origem à música que o U2 mais tocou ao vivo
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
Geddy Lee explica onde foi superado por músico do Angine de Poitrine
Regis Tadeu cobra autoridades e influenciadores em apelo por Lito Sousa
Quantas músicas dos Ramones possuem realmente apenas três acordes?
O guitarrista que Eddie Vedder considera o maior sobrevivente da história do rock
A melhor voz do pop de todos os tempos, segundo Keith Richards
Wolfgang Van Halen vence aposta com troll da internet e vai à forra
As três melhores músicas do Megadeth segundo Dave Mustaine
O hino do Rock que o AC/DC tocou 235 vezes ao vivo até 1979 e depois nunca mais
A história da lendária única foto de Raul Seixas e Paulo Coelho no palco

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



