Shadowside: trabalho sincero e desprovido de exageros
Resenha - Dare To Dream - Shadowside
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 14 de setembro de 2009
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Natural de Santos (SP), desde o começo de sua trajetória o Shadowside vem passando por momentos muito especiais. O pessoal teve a oportunidade de abrir para nomes como Nightwish, Primal Fear e Helloween, além de seu debut, "Theatre Of Shadows" (05), alcançar ótimas posições no ano de seu lançamento. Como se fosse pouco, em 2007 conseguiram projeção internacional ao passar por cima de mais de 1000 bandas do globo e abocanhar o primeiro lugar no concurso norte-americano 'AirPlay Direct All Things Digital Hard Rock / Heavy Metal', para logo a seguir participarem de vários festivais neste país.

Assim sendo, as expectativas em torno de seu novo álbum eram grandes. "Dare To Dream" recebeu um considerável investimento, tendo Dave Schiffman (System Of A Down, Audioslave) cuidando da produção e mixagem no estúdio paulistano LCM, e a masterização ficou sob a tutela de Howie Weinberg (Aerosmith, Iron Maiden, Metallica) no Masterdisk Studio, em New York. Não é necessário dizer como ficou o resultado, certo?
Musicalmente, "Dare To Dream" não soa tão pesado quanto seu bem sucedido antecessor. Mas este fato está longe de ser um problema, pois o Shadowside evoluiu ao buscar sua própria identidade, tornando seus arranjos mais rebuscados e se aproximando ainda mais das melodias do Hard Rock, mas com uma fundamental moderação para nunca se afastar dos limites do Heavy Metal.
Os músicos esbanjam auto-afirmação, mas novamente a vocalista Dani Nolden conquista com seu timbre tão agradável, uma mescla de Lita Ford com Gigi Hangach, do saudoso Phantom Blue. Outra peça importante e que faz a diferença por aqui é o guitarrista Raphael Mattos, cujas ótimas bases – o riff da abertura "Nation Hollow Mind" é matador! – e solos bem sacados, orientam as 11 composições de um repertório bastante diversificado.
O mais legal é que este é um trabalho sincero e desprovido de exageros. Soa espontâneo, o que reflete músicos em uma ótima fase e com a mente aberta a algumas saudáveis experimentações. "Dare To Dream" é mais um disco que mostra o quão rica se encontra a nova safra do Heavy Metal feito nesse Brasil, e se o caro leitor nunca teve a oportunidade de conhecer o Shadowside, não perca mais tempo, confira sem medo!
Contato:
http://www.shadowside.ws
http://www.myspace.com/shadowsideband
Formação:
Dani Nolden - voz e teclado
Raphael Mattos - guitarra
Edu Simões - baixo
Fabio Buitvidas - bateria
Shadowside - Dare To Dream
(2009 - LCM / Radar Records - nacional)
01. Nation Hollow Mind
02. In The Night
03. Last Thoughts
04. Hideaway
05. Baby In The Dark
06. Ready Or Not
07. Memories
08. Wings Of Freedom
09. Time To Say Goodbye
10. Life Denied
11. Dare To Dream
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
A exigente técnica de guitarra que até James Hetfield trapaceia, segundo Gary Holt
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
Os discos dos Beatles que não vale a pena ouvir, de acordo com Jack Black
Rodolfo Abrantes diz que vendeu direitos autorais de músicas que gravou com o Raimundos
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
João Gordo é detido em aeroporto após PF encontrar pequenas porções de drogas
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
Ex-Ozzy e Black Sabbath, baterista sabia que tocaria com os gigantes
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
Guitarrista chegou a encerrar o Metal Church antes de achar a nova formação
Richie Blackmore responde; qual a canção definitiva do Rainbow?
Alissa White-Gluz pretende lançar vários singles antes de álbum com o Blue Medusa
Ticketmaster detalha taxa de serviço e critica projeto de lei que limita cobrança
Quando bandas de Hard Rock lançaram discos "grunge".
O cover que Bruce Dickinson confessa ter se arrependido de ter feito
A respeitosa opinião de Max Cavalera sobre The Edge, guitarrista do U2

A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



