Shadowside: trabalho sincero e desprovido de exageros

Resenha - Dare To Dream - Shadowside

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

8


Natural de Santos (SP), desde o começo de sua trajetória o Shadowside vem passando por momentos muito especiais. O pessoal teve a oportunidade de abrir para nomes como Nightwish, Primal Fear e Helloween, além de seu debut, "Theatre Of Shadows" (05), alcançar ótimas posições no ano de seu lançamento. Como se fosse pouco, em 2007 conseguiram projeção internacional ao passar por cima de mais de 1000 bandas do globo e abocanhar o primeiro lugar no concurso norte-americano 'AirPlay Direct All Things Digital Hard Rock / Heavy Metal', para logo a seguir participarem de vários festivais neste país.

Assim sendo, as expectativas em torno de seu novo álbum eram grandes. "Dare To Dream" recebeu um considerável investimento, tendo Dave Schiffman (System Of A Down, Audioslave) cuidando da produção e mixagem no estúdio paulistano LCM, e a masterização ficou sob a tutela de Howie Weinberg (Aerosmith, Iron Maiden, Metallica) no Masterdisk Studio, em New York. Não é necessário dizer como ficou o resultado, certo?

publicidade

Musicalmente, "Dare To Dream" não soa tão pesado quanto seu bem sucedido antecessor. Mas este fato está longe de ser um problema, pois o Shadowside evoluiu ao buscar sua própria identidade, tornando seus arranjos mais rebuscados e se aproximando ainda mais das melodias do Hard Rock, mas com uma fundamental moderação para nunca se afastar dos limites do Heavy Metal.

publicidade

Os músicos esbanjam auto-afirmação, mas novamente a vocalista Dani Nolden conquista com seu timbre tão agradável, uma mescla de Lita Ford com Gigi Hangach, do saudoso Phantom Blue. Outra peça importante e que faz a diferença por aqui é o guitarrista Raphael Mattos, cujas ótimas bases – o riff da abertura "Nation Hollow Mind" é matador! – e solos bem sacados, orientam as 11 composições de um repertório bastante diversificado.

publicidade

O mais legal é que este é um trabalho sincero e desprovido de exageros. Soa espontâneo, o que reflete músicos em uma ótima fase e com a mente aberta a algumas saudáveis experimentações. "Dare To Dream" é mais um disco que mostra o quão rica se encontra a nova safra do Heavy Metal feito nesse Brasil, e se o caro leitor nunca teve a oportunidade de conhecer o Shadowside, não perca mais tempo, confira sem medo!

publicidade

Contato:
http://www.shadowside.ws
http://www.myspace.com/shadowsideband

Formação:
Dani Nolden - voz e teclado
Raphael Mattos - guitarra
Edu Simões - baixo
Fabio Buitvidas - bateria

Shadowside - Dare To Dream
(2009 - LCM / Radar Records - nacional)

publicidade

01. Nation Hollow Mind
02. In The Night
03. Last Thoughts
04. Hideaway
05. Baby In The Dark
06. Ready Or Not
07. Memories
08. Wings Of Freedom
09. Time To Say Goodbye
10. Life Denied
11. Dare To Dream




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Metal Brazuca: algumas bandas que você precisa conhecerMetal Brazuca
Algumas bandas que você precisa conhecer

Blog Sutil Como Uma Granada: Musas do rock/metal nacionalBlog Sutil Como Uma Granada
Musas do rock/metal nacional


Felipe Andreoli: Se você quiser se arriscar a ligar para o ex-cantor do Angra...Felipe Andreoli
"Se você quiser se arriscar a ligar para o ex-cantor do Angra..."

Sepultura: Pavarotti gravou uma versão de Roots Bloody Roots?Sepultura
Pavarotti gravou uma versão de "Roots Bloody Roots"?


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin