Unliver: banda de uma versatilidade que impressiona
Resenha - Unexpected Sonic Violence... Proud To Be Unconventional - Unliver
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 22 de maio de 2009
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Não é segredo para ninguém que há uma tendência mundial em se mesclar a fúria da música extrema a algumas bonitas melodias. Ainda que os subgêneros mais famosos nesta linha tenham sido o Death Metal Melódico sueco e, posteriormente, o Metalcore norte-americano, atualmente a coisa se espalhou de tal forma que fica difícil (graças!) rotular certas bandas que aparecem por aí, pois muitas conseguem fazer uma música realmente especial.

E este é o caso do Unliver. O conjunto é natural de Niterói (RJ), está na ativa desde 2003 e desde então liberou duas demos. Agora chegou a vez da tão esperada estréia em disco, cuja produção ficou ao encargo da própria banda, isso em 2006 e, sabe-se lá porque diabos, tudo ficou engavetado desde então. De qualquer forma, eis que enfim "Unexpected Sonic Violence... Proud To Be Unconventional" está chegando ao público através de uma distribuição em parceria com a Free Mind Records.
E o disco é de uma versatilidade que impressiona mesmo. Extremamente pesado e flertando com uma riquíssima gama de estilos pelo qual o Heavy Metal foi se ramificando com o passar das décadas, o Unliver mostra uma capacidade de assimilação digna de poucos. O repertório é totalmente dinâmico, versátil e consistente do início ao fim. Destaques? Todas as 13 faixas. Praticamente tudo por aqui é merecedor dos melhores adjetivos.
Além do já mencionado contraste entre a distorção e as melodias, as canções adquirem características bastante particulares pela forma como se exploram as linhas vocais, que passeiam pelo limpo, rasgado e gutural; a inteligência e frequência com que se mudam os ritmos, os solos são incríveis e com muito daquele sentimento tipicamente oitentista, e muito mais... A boa impressão somente vai aumentando conforme a audição vai fluindo.
O disco só tem como ponto questionável seu projeto gráfico, simplório e que está a anos-luz de fazer jus às canções. Mas isso é perfeitamente compreensível e até mesmo aceitável dada a impossibilidade de se investir adequadamente em todas as etapas da confecção de um disco. De qualquer forma, sua atualizada sonoridade faz com que, desde já, "Unexpected Sonic Violence... Proud To Be Unconventional" figure entre os melhores álbuns nacionais que passou pela mão deste que vos escreve neste ano de 2009. Excelente!
Contato: www.myspace.com/unliver
Formação:
Marcos Rufino - voz
Leandro Carvalho - guitarra
Alirio Solano - guitarra
Rodrigo Vargas - baixo
Cacá Vieira - teclados
Phill Drigues - bateria
Unliver - Unexpected Sonic Violence... Proud To Be Unconventional
(2009 / Free Mind Records - nacional)
01. Intro
02. Clones
03. Carnal Seduction
04. Cowntdown 2012
05. Elevation
06. Another Chance
07. Sin Miedo
08. Lost Heroes
09. Massive Killing Command
10. House Without Windows
11. Vortex Of Greed
12. Liver In Drugstores
13. Die With Dignity
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
A profunda letra do Metallica que Bruce Dickinson pediu para James Hetfield explicar
Rob Halford fala sobre situação atual da relação com K.K. Downing
A melhor banda ao vivo que Dave Grohl viu na vida; "nunca vi alguém fazer algo sequer próximo"
A história da versão de "Pavarotti" para "Roots Bloody Roots", segundo Andreas Kisser
Para Dave Mustaine, Megadeth começou a desandar após "Countdown to Extinction"
David Lee Roth faz aparição no Coachella e canta "Jump", do Van Halen
Jay Weinberg fala pela primeira vez à imprensa sobre demissão do Slipknot
Hangar anuncia shows no RS e RJ antes do aguardado Bangers Open Air
O hit do Angra que é difícil para o Shamangra cantar: "Nossa, Andre, precisava desse final?"
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
David Ellefson nunca foi o melhor amigo de Dave Mustaine
Por que Andre Matos nunca mais fez um disco como "Holy Land"? O próprio respondeu em 2010
Filho de Rick Wakeman, Adam declara seu amor pelo Marillion e Mark Kelly
A melhor faixa de "The Number of the Beast", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Fotos de Infância: Joey Jordison e Corey Taylor, do Slipknot
O encarte de disco que foi fundamental para a criação de um dos maiores hits do Rock brasileiro
Bandas de rock que lançaram poucos discos, mas continuam fazendo muito sucesso

Ju Kosso renasce em "Sofisalma" e transforma crise em manifesto rock sobre identidade
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Iron Maiden: Leia a primeira resenha de "The Book Of Souls"



