Randy Piper's Animal: sonoridade próxima à do velho WASP
Resenha - Virus - Randy Piper's Animal
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 01 de março de 2009
Nota: 8
Ainda que mantenha uma carreira relativamente discreta após sua saída do W.A.S.P., o fato é que o guitarrista Randy Piper vem desde 1988 amamentando seu Animal com poucos, mas muito bons álbuns - "900 LBS Vapor" (02) e "Violent New Breed" (06). E "Virus" é o terceiro registro desta discreta discografia, cuja orientação agora parece não priorizar tanto a distorção, tão presente no disco anterior.

Com este novo álbum, Piper apresenta uma mescla bem direta de Hard Rock com algo de Heavy Metal, bem próximo da linha da qual sua famosa ex-banda elaborava em seus primeiros dias, em especial com as cativantes melodias de "The Last Command", o clássico que o W.A.S.P. liberou em 1985 – até mesmo a voz toda esganiçada de Rich Lewis remete à de Blackie Lawless em muitas ocasiões!
E é exatamente nestas melodias bem sacadas que reside muito da força de "Virus". Quanto à opção deste disco possuir uma sonoridade próxima à do velho W.A.S.P... Convenhamos, isso não é um problema real, e sim uma consequencia óbvia do passado musical de Randy Piper, que, em parceria com seu companheiro nas seis cordas, o sueco Chris Laney, construiu um excelente e diversificado repertório.
A audição não chega aos 40 minutos, mas há faixas matadoras como a abertura "Cardiac Arrest" (há algo de Judas Priest por aqui!) e a patriótica "Crying Eagle" também é muito boa, e, curiosamente, possui um acento bem europeu em suas estruturas. Por fim, a presença da sentimental "Don't Wanna Die" também merece menção, onde a voz de Lewis brilha mesmo. Na realidade, a única canção que possa vir a se tornar alvo de alguma crítica negativa é a versão para "Zombie", originalmente gravada pelo Cranberries.
Mesmo mantendo muito da tradição norte-americana e oitentista de se elaborar rock pesado, a produção de Chris Laney ficou bastante satisfatória e consegue fazer com que o repertório não soe realmente datado. Todo o clima dos velhos tempos persiste, mas há algo de atemporal por aqui, e se o caro leitor acha que o melhor do W.A.S.P. se encontra em seus primeiros álbuns, então com certeza deve conferir o "Virus" de Randy Piper's Animal. Este disco é, com certeza, muito superior a alguns dos últimos álbuns liberados por Blackie Lawless e Cia...
Formação:
Rich Lewis - voz
Randy Piper - guitarra
Chris Laney - guitarra
Nalle ‘Grizzly’ Pahlsson - baixo
Johan ‘Kobie’ Koleberg - bateria
Randy Piper's Animal - Virus
(2008 / Locomotive Records - importado)
01. Cardiac Arrest
02. Can't Stop
03. Don't Wanna Die
04. Crying Eagle
05. Unnatural High
06. Judgement Day
07. Who's Next?
08. Zombie
09. Shoot To Kill
10. L.U.S.T.
Homepage:
http://www.animalcave.net
http://www.myspace.com/randypipersanimal
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps