A estrela do rock tungada por Mick Jagger; "ele nunca me deu os devidos créditos"
Por Bruce William
Postado em 29 de outubro de 2024
Algo que diferenciou Mick Jagger de seus conterrâneos dentro do Rock é que o vocalista dos Rolling Stones não apenas se contentou em ficar ali no palco cantando e agitando enquanto a banda mandava suas clássicas músicas, mas ele também exercitava sua performance como frontman literalmente dançando, coisa que não costumávamos ver com outros frontman.
Rolling Stones - Mais Novidades
"Não foi uma questão de decidir dançar, eu simplesmente não conseguia ouvir aquela música tocando e não me mexer, sabe? Mesmo nesses espaços minúsculos que tínhamos no começo. Era algo natural", disse Mick durante participação no Howard Stern Show em 2021, em transcrição feita pelo Rock And Roll Garage, ao responder o apresentador se ele achava que dançar no palco era algo que requer uma confiança imensa.
"Acho que se você é o vocalista de uma banda, precisa ser extrovertido", prossegue Mick. ""E sim, você observa outras pessoas e copia o que elas fazem. Eu via todos aqueles clipes do James Brown, ia ver ele se apresentando, e Chuck Berry e todos esses caras. E eles tinham movimentos incríveis, todas essas pessoas que adoro como Jerry Lee Lewis, eles usavam certos movimentos repetidamente, então você via e pensava, 'Agora ele vai subir no piano, vai chutar a cadeira'".
Mick admite que, para ele, isso faz parte do que é ser um vocalista, mas sabe que em certos momentos ele está ali apenas para cantar uma determinada música marcante e não para ficar chamando a atenção para si, porém há outros em que ele tem que justamente atrair as atenções, e para tanto ele se vale de todos os recursos possíveis: "Quando eu era mais jovem fazia coisas malucas, pulava do palco para a área do órgão nesses teatros, caindo de joelhos no chão, e eles ficavam doendo muito, porque eu nem sabia o que tinha lá embaixo. Vi o Little Richard fazer isso, então pensei, 'Eu posso fazer isso, se ele pode'. Eu fazia coisas absolutamente malucas que nem tinha ensaiado."
Quando e como Mick Jagger aprendeu a dançar do jeito que fazia, algo que se tornou uma marca registrada dos shows dos Stones
Conforme relembra o American Song Writer, depois de iniciarem suas carreiras em St. Louis, Missouri, e em Londres, respectivamente, Tina Turner e os Rolling Stones se cruzaram em 1966, quando Ike & Tina Turner foram escolhidos para abrir a turnê britânica dos Stones. O duo de R&B continuou a se apresentar com os Stones até o final dos anos 1960 e, depois da separação de Ike & Tina Turner, Tina passou a abrir os shows dos Stones como artista solo.
"Eu não conhecia muito o Mick porque… eu não prestava muita atenção nas pessoas enquanto estava trabalhando. Mas tinha esse cara que sempre ficava na lateral do palco, e então descobri que era o Mick. Ele não dançava no palco. De vez em quando, eu ia assistir, e ele só tocava pandeiro no palco", contou a saudosa Tina durante uma entrevista nos anos setenta.
"Ele sempre dizia para gente: 'Gosto de ver as garotas dançarem'", prossegue Tina. "Me pareceu que ele não curtia tanto ver os caras, ele só gostava de ver as garotas dançando no palco. Então quando estávamos nos camarins, Mick me pediu que ensinasse ele a dançar. Foi quando eu disse a ele: 'Então era isso que você estava fazendo na lateral esse tempo todo? Aprendendo algumas das nossas danças?'"
A princípio Mick negou ter copiado na cara dura os movimentos de dança de Tina e suas Ikettes: "Eu não copiei de forma consciente nenhum movimento dela", disse o vocalista em entrevista de 2009. "Ela sempre disse isso, mas ela é uma mulher, e o movimento envolvido é totalmente diferente. De qualquer forma, eu sempre estava dançando fora do palco, indo a clubes e aprendendo os movimentos que estavam rolando por lá."
Avançamos mais um pouco e chegamos em 2017, quando Tina novamente retomou a sua versão da história, em entrevista ao Daily Mail: "Mick queria dançar, e eu era uma dançarina. Mas ele nunca me deu os devidos créditos! Ele disse que a mãe dele ensinou ele a dançar. Mas nós o ajudamos nos camarins, eu e as garotas, e ensinamos ele a fazer o 'Pony'", disse Tina, se referindo a uma modalidade de dança surgida nos anos sessenta, que ganhou esse nome por parecer que os dançarinos estavam cavalgando.
Nunca teremos certeza absoluta de quem está 100% correto. O que temos como fato é que Tina foi uma pessoa muito importante para Mick, pois quando ela partiu em maio de 2023, Mick escreveu em seu instagram: "Estou muito triste com o falecimento de minha maravilhosa amiga Tina Turner. Ela era verdadeiramente uma artista e cantora de talento enorme. Era inspiradora, calorosa, engraçada e generosa. Ela me ajudou muito quando eu era jovem, e nunca vou esquecê-la."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
O clássico do metal que é presença constante nos shows de três bandas diferentes
David Ellefson relembra show que Megadeth fez como trio ao lado de Exodus e Testament
Steve Morse admite ter ficado magoado com o Deep Purple
Ritchie Blackmore faz rara aparição pública e rasga elogios a Bryan Adams

Os álbuns dos Rolling Stones que Mick Jagger detesta: "Nem na época eu achei bom"
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
O megahit dos Beatles que Mick Jagger acha bobo: "Ele dizia que Stones não fariam"
As duas lendas do rock contracultural que Keith Richards considera "músicos puros"
A maior cantora de todos os tempos, segundo Keith Richards; "não tem só a ver com cantar"
O apelido que John Lennon dava aos Rolling Stones quando sentia raiva da banda
A melhor cantora de todos os tempos, segundo Keith Richards do Rolling Stones
O lendário guitarrista que Jimmy Page considera como seu igual: "Paralelo a mim"
Quando Frank Zappa se rendeu ao rock britânico por causa de uma linha de baixo
Quando o Lynyrd Skynyrd irritou Mick Jagger ao abrir o show dos Rolling Stones
Beatles: o que significa a referência aos Stones na capa do Sgt. Pepper's?


