Yun-Fat: estranha sobre os mais variados aspectos
Resenha - Action Movie Stunts Get To Die - Yun-Fat
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 30 de junho de 2008
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Bom, aqui temos uma banda que é estranha sob os mais variados aspectos. A começar pelo próprio nome, afinal, não é todo dia que se encontra um grupo da Bahia batizado com um nome de origem chinesa. O Yun-Fat – inicialmente chamado Chow Yun-Fat em homenagem ao ator chinês de mesmo nome, que já participou de vários filmes de luta (mas qual chinês não realizou esta proeza?) – foi formado em 2004, tendo desde o início a intenção de fundir os mais variados estilos musicais fora do campo do rock pesado às raízes do Death Metal, Grind e Hardcore.

Assim sendo, as bizarrices (e este termo está longe de ser depreciativo, por favor!) naturalmente se estendem ao campo musical, e com um bom humor que fará com que a banda passe longe do estereótipo pelo qual o pessoal ligado ao metal extremo é tão conhecido. Neste esquema, o Yun-Fat está estreando em disco com "Action Movie Stunts Get To Die" (percebem toda a referência ao universo dos filmes de ação?), um registro com características mais do que suficientes para dividir a opinião pública em qualquer canto do mundo.
O mais interessante é que, apesar da insanidade dos arranjos, nada soa realmente forçado. E isso apenas comprova toda a intimidade que os músicos possuem com seus instrumentos, sensatez (ou não?) no momento de fazer as experimentações e, por fim, estarem naturalmente em uma fase bastante criativa.
São mudanças de andamento inesperadas, linhas vocais berradas que dão lugar a outras impensáveis, o flerte com a Bossa Nova aparece vez ou outra, deixando o ouvinte meio desgovernado – atentem para "He Wants A Bullet Between His Eyes", a faixa que melhor representa toda a proposta dos baianos, por exemplo. E há outras canções excelentes como "Her Hand Is Having Goodbye (Aquidabã)" e a incrível versão para "Sunday Bloody Sunday" (U2), onde o Yun-Fat inseriu muito de seu estilo, mas mantendo as características originais que fizeram desta música um clássico.
Com certeza as primeiras audições serão traumáticas à maioria dos ouvintes, e os mais radicais compreensivelmente terão grandes chances de não apreciarem a inusitada proposta do conjunto. Normal, este é o preço a se pagar por tamanha ousadia... Em contrapartida, aqueles que estão procurando musicalidades alternativas dentro do Heavy Metal encontrarão em "Action Movie Stunts Get To Die" um trabalho riquíssimo, inspirado e, é claro, esquisito no melhor dos sentidos. Procure conhecer e tire suas próprias conclusões!
Formação:
Hiram - voz
Paulo - baixo e voz
Cecelo - guitarra
Vince - guitarra
Louis- bateria
Yun-Fat - Action Movie Stunts Get To Die
(2008 / Torto Fono Gramas – nacional)
01. Metastasis
02. He Wants A Bullet Between His Eyes
03. Physiognomia
04. Her Hand Is Having Goodbye (Aquidabã)
05. Pinga Piringa (The Departure Song)
06. Selfless
07. Seven Ghosts
08. Filth Little Beast
09. A Real Love Song (Que Grind É Esse, Amor?)
10. Metatasis (In Extremis)
11. Sunday Bloody Sunday (U2 cover)
Homepage:
http://www.yunfat.net
http://www.myspace.com/yunfat
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Ingressos para o festival Mad Cool 2026 já estão à venda
A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page fez para provocar um Beatle - e citou a canção dele
Para Wolfgang Van Halen parte do público não consegue ouvi-lo sem pensar no seu pai
O histórico compositor de rock que disse que Carlos Santana é "um dos maiores picaretas"
M3, mais tradicional festival dedicado ao hard rock oitentista, anuncia atrações para 2026
Brasileiro se torna baixista temporário do Crashdiet
As cinco músicas dos Beatles que soam muito à frente de seu tempo
Como foi o último show do Sepultura com Max Cavalera, segundo integrantes da banda
6 álbuns de rock/metal nacional lançados em 2025 que merecem ser conferidos
Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
John Bush realiza primeiro show solo tocando material do Anthrax
A banda que vendeu muito, mas deixou Ronnie James Dio sem ver a cor do dinheiro
Joey Jordison diz que foi demitido do Slipknot por telegrama cantado
O único hit da Legião Urbana que Russo não fez a letra e marca reencontro com baixista
Fotos de Infância: Max e Igor Cavalera, do Sepultura


Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



