Mikael Åkerfeldt enfrenta aversão a turnês em nome do sucesso do Opeth
Por João Renato Alves
Postado em 17 de fevereiro de 2026
Por anos, o vocalista e guitarrista Mikael Åkerfeldt enfrenta a própria falta de apreço pelas turnês em nome de um bem maior. Com o Opeth destacado como uma das principais bandas de metal das últimas décadas, o músico sueco confessou ao Blabbermouth que a situação não melhorou nos últimos tempos.
Opeth - Mais Novidades
"Provavelmente mudou para pior. Particularmente, não gosto muito de fazer turnês. Há aspectos de que gosto. Os shows em si são o ponto alto do dia, eu diria. Mas se você não está se sentindo bem, eles também podem ser uma espécie de maldição. Tenho lutado contra a insônia relacionada às turnês, assim como o nervosismo. Coloco muita pressão em mim mesmo por algum motivo - mais agora do que antes. A insônia me deixa bastante instável e inseguro quando tocamos. Uma vez lá em cima, é como se fosse a rotina de sempre. Depois de algumas músicas, não me sinto tão instável e, depois de um tempo, consigo aproveitar."
A repetição a cada show também é um fator que incomoda o frontman. "Fazer turnê, para mim, é como trabalhar em uma fábrica. Não me parece 'musical'. Estamos tentando reproduzir as versões gravadas da forma mais perfeita possível. Claro, nunca conseguiremos fazer isso. Soamos bem, melhor do que nunca. Eu canto bem. Estamos entrosados. Estamos melhores do que nunca. Mas ainda estamos perseguindo um fantasma. Não sinto necessariamente que seja um trabalho criativo. É repetir algo que você já fez, em alguns casos, há muitos anos. Quando estou inspirado e confiante, gosto desse tipo de interação com o público. Claro, fico impressionado que as pessoas estejam vindo nos ver, mais agora do que nunca. Estamos indo muito bem. Me sinto um ingrato por não curtir tanto, mas sempre foi assim para mim. Adoro o trabalho criativo. Quero muito que passemos mais tempo compondo, em vez de repetir músicas antigas."
Sendo assim, o que motivava Mikael lá no início, quando era preciso estar na estrada com maior frequência para construir um nome? "Assim como muitos outros músicos e artistas, eu queria fazer sucesso. No início das turnês, era exatamente onde queria estar. Eu era um vagabundo. Não tinha nada de bom na minha vida profissional até entrar nessa banda. Queria mostrar aos pessimistas - basicamente, toda a sociedade sueca - que diziam ser uma ilusão achar que você ia tocar essa música estranha e que as pessoas iam gostar e viajar pelo mundo. Parecia impossível. Quando comecei a fazer muitas turnês, estava exatamente onde queria estar. Mas aquele fascínio perdeu o brilho. Depois disso, virou algo normal. Você grava um disco e sai em turnê mundial. Começou a ficar cada vez menos emocionante. Ao mesmo tempo, desenvolvi minha musicalidade, então, nesse sentido, ainda sinto que tenho muito mais a oferecer. Sou constantemente interrompido pela ideia de turnês e pelas turnês em si."
Gostando ou não, o Opeth volta ao Brasil em novembro. A banda realiza show exclusivo em São Paulo, na segunda vinda ao país durante a turnê do álbum "The Last Will and Testament" (2025). Mais detalhes no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Celebrando 50 anos, Iron Maiden anuncia o EddFest
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Os álbuns do Pink Floyd que Roger Waters chamou de "pretensiosos"
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Cobra Spell entra em um hiato indeterminado
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
O guitarrista que Slash acabou descobrindo que "copiava sem perceber"
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
Mikael Åkerfeldt enfrenta aversão a turnês em nome do sucesso do Opeth

Opeth confirma show em São Paulo no mês de novembro
O Heavy Metal grita o que a Psicanálise tentou explicar
Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire


