Vesania: violência e requinte do Black sinfônico
Resenha - Distractive Killusions - Vesania
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 27 de maio de 2008
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O nome Vesania é relativamente desconhecido entre o público brasileiro – mesmo tendo em sua formação Orion (voz e guitarra) e Daray (bateria), que tocam respectivamente no Behemoth e Vader, duas das maiores potências do underground polonês. Na ativa há pouco mais de uma década, o conjunto está chegando ao seu terceiro álbum, "Distractive Killusions", cujo repertório é muito diversificado e segue praticamente a mesma mescla de violência e requinte do Black Metal sinfônico já característico em sua discografia.

Além da grandeza bombástica de suas composições e as freqüentes incursões pelo Death Metal continuarem a causar impacto, o Vesania também procura flertar com outras sonoridades. O resultado aparece através de uma grande concentração de melodias, inclusive várias com certa vibração de óperas, ou de carnaval mesmo – perceberam a imagem da capa do CD? Digamos que a demência desta alegoria consegue ser transmitida em várias canções, em especial pela forma como são utilizados os teclados.
Assim sendo, os melhores frutos desta empreitada ficam explícitos na matadora "Hell Is For Children" e principalmente na épica "Rage Of Reason", com melodias sinistras, mudanças de andamento e Orion destilando veneno com a insanidade de seus urros. Outra faixa que também se destaca é a insana "Narrenschyff", com uma inesperada risada pra lá de macabra e um excelente desempenho de todo o Vesania.
Mesmo com o avanço nas idéias para vários dos arranjos, e tudo permanecendo esmagador, denso e bem elaborado, ainda assim muitos encontrarão em "Distractive Killusions" a insistente sombra do monstro norueguês Dimmu Borgir. Mas como a almejada originalidade não é tarefa das mais fáceis de alcançar em pleno século XXI, então o jeito é apreciar "Distractive Killusions" pelos seus próprios méritos – que são vários, diga-se.
Formação:
Orion - voz e guitarra
Valeo - guitarra
Heinrich - baixo
Siegmar - teclados
Daray - bateria
Vesania - Distractive Killusions
(2007 / Napalm Records - importado)
01. Narrenschyff
02. The Dawnfall (Hamartia And Hybris)
03. Infinity Horizon
04. Rage Of Reason
05. Of Bitterness And Clarity
06. Silence Makes Noise (Eternity - The Mood)
07. Hell Is For Children
08. Aesthesis
09. Distractive Cryscendo
Homepage: www.vesania.pl
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
Tony Iommi trabalha com "grande cantor sueco" em álbum solo
Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
Stranger Things trouxe outro clássico do metal em tributo a Eddie Munson
Alex Van Halen confirma que gravará um disco com Steve Lukather
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
O álbum dos Titãs que foi entregue a Mike Patton do Faith No More na casa de Max Cavalera
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
Os mitos sobre Woodstock que todos repetem no automático até hoje, segundo Barcinski
Garotos Podres - A banda punk que brigou feio porque um era de esquerda e outro de direita
Wolfgang Van Halen elogia maior abertura do mundo do rock para as mulheres
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
A música desconhecida que deu origem a um dos maiores clássicos do heavy metal
Slash falhou em seguir o conselho de Keith Richards, que mesmo assim foi lá e o apoiou
Slash comenta o álbum setentista que marcou "o fim do rock como conhecíamos"
David Gilmour: surpreendendo ao revelar sua música favorita de todos os tempos

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



