Vesania: violência e requinte do Black sinfônico

Resenha - Distractive Killusions - Vesania

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

8


O nome Vesania é relativamente desconhecido entre o público brasileiro – mesmo tendo em sua formação Orion (voz e guitarra) e Daray (bateria), que tocam respectivamente no Behemoth e Vader, duas das maiores potências do underground polonês. Na ativa há pouco mais de uma década, o conjunto está chegando ao seu terceiro álbum, "Distractive Killusions", cujo repertório é muito diversificado e segue praticamente a mesma mescla de violência e requinte do Black Metal sinfônico já característico em sua discografia.

Além da grandeza bombástica de suas composições e as freqüentes incursões pelo Death Metal continuarem a causar impacto, o Vesania também procura flertar com outras sonoridades. O resultado aparece através de uma grande concentração de melodias, inclusive várias com certa vibração de óperas, ou de carnaval mesmo – perceberam a imagem da capa do CD? Digamos que a demência desta alegoria consegue ser transmitida em várias canções, em especial pela forma como são utilizados os teclados.

publicidade

Assim sendo, os melhores frutos desta empreitada ficam explícitos na matadora "Hell Is For Children" e principalmente na épica "Rage Of Reason", com melodias sinistras, mudanças de andamento e Orion destilando veneno com a insanidade de seus urros. Outra faixa que também se destaca é a insana "Narrenschyff", com uma inesperada risada pra lá de macabra e um excelente desempenho de todo o Vesania.

publicidade

Mesmo com o avanço nas idéias para vários dos arranjos, e tudo permanecendo esmagador, denso e bem elaborado, ainda assim muitos encontrarão em "Distractive Killusions" a insistente sombra do monstro norueguês Dimmu Borgir. Mas como a almejada originalidade não é tarefa das mais fáceis de alcançar em pleno século XXI, então o jeito é apreciar "Distractive Killusions" pelos seus próprios méritos – que são vários, diga-se.

publicidade

Formação:
Orion - voz e guitarra
Valeo - guitarra
Heinrich - baixo
Siegmar - teclados
Daray - bateria

Vesania - Distractive Killusions
(2007 / Napalm Records - importado)

01. Narrenschyff
02. The Dawnfall (Hamartia And Hybris)
03. Infinity Horizon
04. Rage Of Reason
05. Of Bitterness And Clarity
06. Silence Makes Noise (Eternity - The Mood)
07. Hell Is For Children
08. Aesthesis
09. Distractive Cryscendo

publicidade

Homepage: www.vesania.pl




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Punk Rock: seja feio, beba muito, e nunca penteie o cabeloPunk Rock
Seja feio, beba muito, e nunca penteie o cabelo

Metallica: Veja como fica seu nome com o formato do logo da bandaMetallica
Veja como fica seu nome com o formato do logo da banda


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin