JRZ System: uma experiência instrumental
Resenha - Greenhouse Effect - JRZ System
Por Júlio Oliveira
Postado em 20 de abril de 2008
Quando o Mike Portnoy lançou o Liquid Tension Experimente, muitos ficaram boquiabertos pela originalidade e ousadia das músicas, entretanto aquele tipo de som não era de fato tão original, tendo como um dos pioneiros a fazer tais experimentações, a banda estadunidense de Nebraska JRZ System (posteriormente realocada na California) em seu debut CD auto intitulado lançado no ano de 1995.

Contudo, se perguntados sobre seu estilo, a banda afirma categoricamente que são um Power Trio de Jazz, Fusion, Funk e Rock.
Greenhouse Effect data de 1999, uma época em que o efeito estufa e o aquecimento global ainda nem eram temas tão populares no meio musical, entretanto o disco não conta com nenhuma mensagem ambientalista já que é completamente instrumental e peca apenas por ser relativamente curto em seus pouco mais de 30 minutos.
"Tropical Cancer" é a faixa de abertura e simplesmente não dá para apontar qual dos músicos seria o destaque já que o trio é bastante coeso em suas habilidades musicais produzindo um som sem precedentes e bastante agradável.
Riverside é uma das mais curtas e tem em seu início uma pegada POP, com um excelente trabalho executado pelo baixista Troy Johnson. Chega a ser impressionante o que ele faz em conjunto com o baterista Todd Roberson.
"Savannah Woman" começa de forma estranha com uma voz em um rádio, mas evolui para uma levada da guitarra de Mark Zavon e então é só progressão sendo o ponto mais alto do CD e que o ouvinte dificilmente conseguirá parar de escutar.
"Floating In A Bow" consegue musicalmente transmitir o efeito do seu título e ao escutá-la, você sentirá de fato flutuando na complexidade e leveza da melodia que apesar de ser bastante lenta, destoando do restante do álbum, não chega de forma alguma a ser chata.
"RR#1" é uma musica country, bem no estilo estadunidense mas que é na verdade mais uma piada com o som de animais ao fundo e um feeling alto astral que remeta à música seguinte, "Polk Country Shuffle" onde a banda executa novamente um som complexo, intricado e altamente técnico.
"What The Funk" faz menção a uma outra expressão e é a faixa que se inicia em seguida seguindo a mesma proposta musical com destaque novamente para todos em seus respectivos instrumentos em seus 3m28.
O álbum chega ao seu final com a mais longa "Bonedaddy... Don’t Ask" que soa tão estranha quanto seu título mas musicalmente é também incrível pela sua originalidade e alternâncias de andamento, sendo também a única música cantada (após 6 minutos de intro instrumental).
Ao final a impressão que se tem é que ele teve até menos de 30 minutos, sendo a brevidade do trabalho o único ponto negativo, o que também aumenta as expectativas para o próximo registro da banda.
Formação:
Troy Johnson - Voz/Baixo
Mark Zavon - Guitarra
Todd Roberson - Bateria
JRZ System – Greenhuse Effect
(1999 – Novox Music)
1. Tropical Cancer
2. Riverside
3. Savannah Woman
4. Floating In A Bowl
5. RR #1
6. Polk Country Shuffle
7. What The Funk
8. Bonedaddy… Don’t Ask
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
Após revelar primeiras atrações, Bangers Open Air abre venda de ingressos; veja os preços
Ouça Sebastian Bach cantando "Man on the Silver Mountain" em tributo ao Rainbow
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O álbum do Sepultura que a Classic Rock não recomenda aos ouvintes
3 clássicos do rock nacional que todo mundo que foi criança nos anos 1980 sabe de cor
Os ícones do metal que faziam Robert Plant sentir vergonha da própria influência
A música de um disco seminal do Metallica que James Hetfield nunca quis tocar ao vivo
Cinco bandas europeias de Heavy Metal que merecem mais atenção no Brasil
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
A banda esquecida dos anos sessenta que Ozzy Osbourne queria ter integrado
Protestos anti-imigração fazem Mammoth adiar show na capital da Irlanda do Norte
A opinião de Joey Ramone, eterno vocalista dos Ramones, sobre o Kiss
Motivação: 10 músicas de metal que melhorarão sua auto-estima
Dave Mustaine lista as músicas do Metallica que são dele: "Eu mandei eles não usarem!"


Tarja Turunen: Frisson Noir - o álbum que os fãs sempre quiseram ouvir
Immolation anuncia a rápida e iminente autodestruição da humanidade no ótimo "Descent"
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR



