Demoniac: Black Metal com solos extravagantes
Resenha - Fire And The Wind - Demoniac
Por Júlio Oliveira
Postado em 19 de abril de 2008
Engana-se quem pensa que os finlandeses do Children Of Bodom são os pioneiros da adição de melodias ao Black metal. Tudo bem que em "The Fire And The Wind" o Demoniac mudou o direcionamento do seu som, o que pode ter sido o motivo do fim da banda, mas até então eles faziam de fato Black Metal, a exemplo do som encontrado nos dois registros anteriores: "Prepare For War" e "Stormblade".

A mais provável causa da já citada mudança de direcionamento musical trata-se da entrada de Herman Li, mais conhecido entre os leitores como guitarrista do DragonForce que trouxe todas as suas experimentações e solos extravagantes fazendo a banda soar mais como um Heavy Melódico com vocais guturais.
Já na faixa de abertura, "The Eagle Spread Its Wings", a banda entoa a proposta que será seguida no restante do disco, com um bom trabalho de guitarras, ainda que bem menos trabalhado/extravagante que o executado pelo mesmo Li em sua outra banda, o que não chega a ser um problema, pois foi possível manter um bom nível na composição. Entretanto, a bateria soa demasiado repetitiva e sem criatividade, sem falar na falta da agressividade peculiar ao estilo.
"Daggers And Ice" é a faixa mais longa, com seus 8:54 chega a lembrar os primeiros discos do Iron Maiden em vários momentos e conta com o solo mais longo, mais uma vez executado por Li em parceria com Heimdall (AKA Sam Totman, também no DragonForce).
A terceira faixa é iniciada mais uma vez pela guitarra do Li puxando o restante da banda e como lhe é peculiar, a melodia é bem cativante embora o vocal pareça mais uma piada, o que não prejudica o resultado final da música. Então chegamos a "Night Demons" que com seus 58 segundos, funciona como uma intro para "Demons Of The Night".
Essa tem, na humilde opinião deste que vos escreve, uma das melhores melodias já escritas, apesar de ser quase uma cópia descarada da melodia de "Beyond The Black Hole" do Gamma Ray.
"Myths Of Metal", a sexta faixa, tem um feeling quase Speed Metal e juntamente com a próxima faixa, "Sons Of The Master", constituem as músicas mais curtas do disco que termina com "The Fire And The Wind", uma música interessante que em seus mais de 8 minutos, tem algumas mudanças de andamento e de forma quase inacreditável, consegue até mesmo copiar a cópia do Gamma Ray que já havia sido feita em "Demons Of The Night".
Ao final do disco o ouvinte provavelmente sentirá que não se trata de nada novo ou genial, mas que não deixa de ser agradável e que os fãs do DragonForce ou do seu principal guitarrista deveriam ao menos conferir por tratar-se de um trabalho um tanto quanto diferente do que ele faz na sua banda atual.
Formação:
Behemoth – Voz/Baixo
Herman ‘Shred’ Li - Guitarra
Heimdal - Guitarra
Matej Setinic - Bateria
Demoniac – The Fire And The Wind
(1999 – Osmose Productions)
1. The Eagle Spread Its Wings
2. Daggers And Ice
3. Demoniac Spell
4. Night Demons
5. Demons Of The Night
6. Myths Of Metal
7. Sons Of The Master
8. The Fire And The Wind
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Scorpions suspende atividades de 2026 devido a "circunstâncias imprevistas"
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
Sepultura fará show sem "Roots", "Arise" e "Ratamahatta" no Rock in Rio
Roger revela as duplas sertanejas que recusaram gravar com o Ultraje a Rigor
João Nogueira (Mastodon): "Não acho o Metallica mais legal que o Iron Maiden"
Accept lança versão de "Losers and Winners" com Hansi Kürsch (Blind Guardian) nos vocais
A banda de metal com quem Ian Anderson toparia tocar sem cobrar um centavo
Cabo Wabo, bar de Sammy Hagar, é atingido por tempestade tropical
70000Tons of Metal anuncia abertura das vendas ao público e primeiras 30 atrações da edição de
Assista trailer de "No One's Disciple", documentário sobre vida e obra de Neil Peart (Rush)
O que Scott Ian, do Anthrax, pensa sobre o fim do Sepultura
O álbum do Angra que Edu Falaschi menos ouve, segundo o próprio
O álbum de heavy metal que se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos
Ouça "Can't Get Away", música inédita de Phil Lynott (Thin Lizzy)
Heavy Metal: os vinte melhores álbuns da década de 80
Como Paul McCartney previu futuro do Pink Floyd: "Beatles não era o veículo ideal para isso"
O profundo significado do termo "Alvorada Voraz", cantado por Paulo Ricardo no RPM

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



