Obliteration: apego à tradição em "Perpertual Decay"
Resenha - Perpetual Decay - Obliteration
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 27 de outubro de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Muitos consideram que para a música evoluir, é necessário expandir para chegar a algo novo e desconhecido, ou incorporar sonoridades não usuais ao estilo. Com certeza, e muita coisa boa surgiu a partir desta linha de raciocínio. Mas, em muitos casos, apenas um verdadeiro apego à tradição e a valorização da arte em si já é suficiente para conseguir excelentes resultados. E este é o caso do Obliteration, natural da Noruega, que está na ativa desde 2001 e possui como registros uma demo de 2004 e o EP "Total Fucking Obliteration", liberado no ano seguinte.

Agora o conjunto está debutando com "Perpetual Decay", mantendo os pés no chão e apresentando um Death Metal totalmente brutal, como aquele elaborado nos primórdios do estilo pelos norte-americanos, e que ainda encontra legiões de adeptos em tudo quanto é canto do underground. E, mesmo sendo um estilo tão explorado, Sindre Solem (voz), Arild M. Torp (guitarra), Didrik Telle (baixo) e Kristian Valbo (bateria) são competentes em tornar os 34 minutos de audição deste trabalho em algo realmente interessante aos ouvidos.
A produção de Fenriz (Darkthone) é crua e ríspida, o que aumenta a ferocidade dos arranjos velozes regados a algumas passagens mais lentas, cuja influência mais facilmente perceptível é o Obituary. O único ponto que talvez venha a dividir opiniões é a voz de Sindre, que, mesmo grunhindo de forma extremamente agressiva, traz certa entonação doentia (e este termo se encaixa perfeitamente!) que acabará tornando-se monótono para alguns ouvintes.
Quem faz questão de manter distância das melodias contemporâneas que fatalmente se instalaram no cenário atual – e que faz parte de seu desenvolvimento, naturalmente – e aprecia grupos na linha de Obituary, Cannibal Corpse, Malevolent Creation ou Possessed, provavelmente encontrará afinidades com o Obliteration. "Perpetual Decay" está longe de ser um clássico, mas é um disco bastante honesto, com canções como "The Abominator" ou "BreedingThe Sick" tendo sido feitas sob medida para muitos de vocês!
Obliteration - Perpetual Decay
(2007 - Tyrant Syndicate / Peaceville - importado)
01. Sadistic Nekroaboration
02. The Abominator
03. BreedingThe Sick
04. Repent
05. Instrumental
06. Perpetual Decay
07. Guts And Glory
08. Consumed By Flames
09. Sepulchral Entity
10. Sinstorm
Homepage: www.obliteration.tk
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
O músico que Sammy Hagar queria dar um soco na cara: "O que acha que vou fazer?"
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Segurança de Bob Dylan revela hábitos inusitados do cantor nas madrugadas brasileiras
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame
Alex Skolnick entende por que Testament não faz parte do Big Four do thrash metal
A melhor faixa de "Senjutsu", segundo o Heavy Consequence
Folha cita "barriga enorme" de Brian Johnson em resenha sobre show do AC/DC em SP
O ator que estragou uma canção de rock clássico, de acordo com Jack Black; "hedionda"
O pior solo de guitarra do Angra de todos os tempos, segundo Rafael Bittencourt
Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
Bono explica o real significado da canção mais mal compreendida da história do U2
As bandas brasileiras que aqui são underground e lá fora são sucesso, segundo Bruno Sutter
Ronnie James Dio: por que ele odiava a música "Rainbow In The Dark"?



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



