Nei Lisboa: a cena gaúcha tem identidade única
Resenha - Translucidação - Nei Lisboa
Por Ricardo Seelig
Postado em 11 de agosto de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A cena musical gaúcha possui uma identidade única, muito diferente do resto do Brasil. O som dos grupos vindos do Rio Grande do Sul, pra começo de conversa, está muito mais ligado a influências do rock inglês do que a música que bandas de outros estados fazem.

O mercado local, marcado pela presença de duas grandes redes de rádio presentes em todo o estado (e também em Santa Catarina), mantém-se ativo e vivo com uma enorme quantidade de fãs e um circuito de shows intenso.
Nessa realidade, o nome de Nei Lisboa vem carregado de lendas, de histórias e de uma força quase mítica. O veterano trovador, que faz de Porto Alegre a principal personagem de suas canções, pode ser classificado, sem medo de errar, como uma espécie de Bob Dylan do sul. A força de suas letras, de suas histórias, de suas canções, faz parte da vida de seus fãs (antigos e novos) há mais de vinte anos.
"Translucidação", novo disco de Nei, apesar de não trazer nenhuma surpresa (o que em casos como o dele é quase uma benção), conta mais um capítulo de sua longa carreira. Contando com uma banda afiadíssima (Paulinho Superkovia na guitarra, Lucas Esvael no baixo, Luiz Mauro Filho no teclado e Mano Gomes na bateria), destila suas canções características em letras inspiradas, como podemos ouvir em "Tropeço" e "A Verdade Não Me Ilude". Além disso, transita também pelo repertório de Caetano, regravando "Muito", e Oasis, com uma bela versão de "The Importance Of Being Idle".
Nei Lisboa é um artista extremamente autoral, dono de uma personalidade gigantesca. Isso fica evidente, mais uma vez, em "Translucidação". Sua música, sua poesia, ao lado de nomes como Vitor Ramil, vem construindo ao longo das últimas décadas um estilo musical que poderia ser classificado como uma espécie de folk music gaúcha, do extremo do país, que une em um mesmo caldeirão influências vindas do velho mundo e de movimentos como a Tropicália e a Bossa Nova.
Enfim, só ouvindo pra entender.
Recomendado.
Faixas:
1. Translucidação
2. Côte D´Azur
3. Bela
4. Confissão
5. Clichê
6. Em Pleno Carnaval
7. Dois Meses
8. Mundos Seus
9. Tropeço
10. A Verdade Não Me Ilude
11. The Importance Of Being Idle
12. Muito
13. Festa do Kafu´s
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
We Are One Tour 2026 anuncia data extra para São Paulo
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A opinião de Edu Falaschi sobre o guitarrista Emppu Vuorinen do Nightwish
O erro de português em "Astronauta de Mármore" que fez Nenhum de Nós ser massacrado


"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional
"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



