Vintersorg: um álbum positivamente modesto
Resenha - Solens Rötter - Vintersorg
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 05 de agosto de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de dividir as opiniões com "The Focusing Blur" (04), onde Vintersorg literalmente soltou sua delirante criatividade num álbum tão desajeitado e intelectualóide quanto possível, chegou a vez de "Solens Rötter", um sexto registro que se mostra positivamente modesto em vários aspectos, incluindo aí a ausência do baixista Steve DiGiorgio (Sadus) e do baterista Asgeir Mickelson (Borknagar), que foram substituídos respectivamente por Johan Lindgren e uma já conhecida bateria programada.

"Solens Rötter" (A Origem do Sol) se caracteriza por marcar certa volta às origens deste talentoso músico sueco. Assim sendo, o ouvinte encontrará Andreas (agora com um visual totalmente diferente) novamente cantando e urrando em sua língua natal, os típicos arranjos voltados ao metal extremo mesclados aos mais tradicionais, e ainda às sempre bem-vindas sonoridades folclóricas compostas por violões, flautas e violinos.
Mas este retorno às origens é apenas parcial. Várias das canções ainda trazem alguma complexidade em suas estruturas, em especial pelo fato de os sintetizadores irem de encontro ou seguirem caminho diferente ao das guitarras, e a bateria ter sido programada de forma bem intrincada. De qualquer forma, apesar de muitos detalhes, a audição se mostra bem mais acessível que os dois últimos discos de Vintersorg.
Entre a diversidade do repertório, destacam-se "Döpt I En Jökelsjö", abertura com instrumentos que se alternam entre o acústico e elétrico, tendo Andreas mostrando os motivos de ser um dos melhores vocalistas do gênero. Também chama muita atenção a harmoniosa "Kosmosaik", com ótimo trabalho nos violões e guitarras, a obscura "Naturens Mystär" e a audaciosa instrumental "Vad Aftonvindens Andning Viskar", que mistura violões, flautas e uma bateria meio "jazzística".
Um belo disco, que muitos dirão não ser perfeito pelo fato de não se voltar totalmente à velha originalidade do Folk Black Metal que alavancou a carreira de Vintersorg. Mas talvez a idéia tenha sido esta mesmo, ou seja, um resultado que agradasse os dois tipos de fãs – os de Folk e os de Progressivo – que se conquistou ao longo dos anos. De qualquer forma, "Solens Rötter" terá grandes chances de ser considerado seu melhor trabalho desde "Cosmic Genesis" (00). Vale a pena uma conferida!
Formação:
Andreas Hedlund - voz, guitarra, teclados
Mattias Marklund - guitarra
Johan Lindgren - baixo
Vintersorg - Solens Rötter
(2007 - Napalm Records / Somber Music – nacional)
01. Döpt I En Jökelsjö
02. Perfektionisten
03. Spirar Och Gror
04. Kosmosaik
05. Idétemplet
06. Naturens Mystar
07. Att Bygga En Ruin
08. Strålar
09. Från Materia Till Ande
10. Vad Aftonvindens Andning Viskar
homepage: www.vintersorganic.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Revista Veja Rio diz que bandas de rock não conseguem lotar o Rock in Rio: "Flopou"
O clássico do thrash metal que deve ser ouvido do início ao fim, segundo Scott Ian
A canção onde os Beatles "inventaram" Jimi Hendrix, de acordo com George Harrison
A banda de abertura que engoliu o Kiss e fez Regis Tadeu se apaixonar na hora
Eric Clapton abre turnê resgatando música que não tocava há mais de 50 anos
Último show do Sepultura sofre mudança de local
Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
King Diamond conta como se deu parceria com Gus G
A banda britânica que merecia o público devoto do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O cantor que fazia Robert Plant pensar em "jogar a toalha" de tão bom
Stage Tour - game sucessor de Guitar Hero revela metade do setlist prometido
Por que o Iron Maiden é a melhor banda de heavy metal do mundo, segundo Bruce Dickinson
O álbum que talvez seja a definição mais perfeita do rock progressivo
Vozes eternas do Heavy Metal brasileiro
O influente guitarrista de rock psicodélico inglês comparado a Hendrix por Jimmy Page
Lars Ulrich elege o maior baterista da história; "Com todo o respeito a Neil Peart"
A declaração sincera e corajosa de Jimmy Page e Robert Plant que Renato Russo elogiou

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



