Vintersorg: sonoridade rica e arranjos ambiciosos
Resenha - Solens Rötter - Vintersorg
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 02 de fevereiro de 2009
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
No mundo do heavy metal, músicos que ousam inovar não são, geralmente, bem vistos. Para os chamados trues, quem comete a heresia de misturar seu gênero musical favorito, o metal (um estilo puro para eles), com outras sonoridades, comete, de maneira geral e em uma generalização simplista, um crime imperdoável.

O músico sueco Vintersorg é mais um nessa lista. Extremamente talentoso, dono de uma originalidade absurda e de uma criatividade sem limites, sempre pautou seus álbuns pela busca de uma sonoridade ímpar, pautada pela união do lado mais extremo da música pesada com elementos da cultura de seu país. Ou seja, seu som é repleto de instrumentos considerados supérfluos pelos mais radicais, como violões, flautas e violinos, convivendo em perfeita harmonia com guitarras distorcidas.
Seu novo álbum, "Solens Rötter", segue o caminho dos cinco trabalhos anteriores ("Till Fjälls" de 1998, "Ödemarkens Son" de 1999, "Cosmic Genesis" de 2000, "Visions From the Spiral Generator" de 2000 e "The Focusing Blur" de 2004), explorando uma sonoridade extremamente rica, repleta de arranjos ambiciosos e andamentos intrincados.
Voltando a cantar em seu idioma, Vintersorg dá início ao disco explorando contrastes sonoros com a ótima "Dopt I En Jokelsjo" e entregando excelentes arranjos vocais em "Perfektionisten". "Kosmosaik" conta com belas passagens acústicas, enquanto "Idetemplet" serve como cartão de visitas, resumindo em seus quase cinco minutos o que o ouvinte irá encontrar nas dez faixas de "Solens Rötter".
Executando um heavy metal repleto de detalhes, onde o peso existe, mas não é extremo, Vintersorg acerta a mão em vários momentos. A agressiva "Att Bygga En Ruin" faz você se sentir um viking em plena batalha. A bela e melancólica "Stralar" serve de trilha enquanto você verifica quais foram suas baixas. O álbum fecha com "Vad Aftonvindens Andning Viskar", uma interessante faixa instrumental acústica onde Vintersorg relê as ricas tradições histórias de seus antepassados.
"Solens Rötter" é um bom disco, mas que, na minha opinião, ganharia ainda mais se tivesse uma dose maior de peso nas guitarras. Sua sonoridade extremamente limpa somente antecipa o contraste intenso que uma quantidade de distorção maior causaria ao se encontrar com suas ricas passagens acústicas. Mesmo assim, garante uma audição recompensadora ao ouvinte.
Faixas:
1. Döpt I En Jökelsjö (Baptized in a Glacier Lake) - 5:25
2. Perfektionisten (The Perfectionist) - 4:17
3. Spirar Och Gror (Spirals and Grows) - 6:32
4. Kosmosaik - 5:31
5. Idétemplet (The Idea Temple) - 4:52
6. Naturens Mystär (Nature's Mystery) - 5:00
7. Att Bygga En Ruin (To Build a Ruin) - 2:29
8. Strålar (Radiating) - 5:10
9. Från Materia Till Ande (From Materia to Spirit) - 5:48
10. Vad Aftonvindens Andning Viskar (What the Evening Wind's Spirit Whispers) - 4:49
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
O álbum do Led que realizou um sonho de Jimmy Page; "som pesado, mas ao mesmo tempo contido"
A canção que Sandy & Junior recusaram e acabou virando hino do rock nacional nos anos 2000
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Loudwire elege os 11 melhores álbuns de thrash metal de 2025
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
O baterista que Neil Peart dizia ter influenciado o rock inteiro; "Ele subiu o nível"
Corda arrebentada deu origem à canção da Legião Urbana que arrebentou nas paradas
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



