Vintersorg: sonoridade rica e arranjos ambiciosos
Resenha - Solens Rötter - Vintersorg
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 02 de fevereiro de 2009
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
No mundo do heavy metal, músicos que ousam inovar não são, geralmente, bem vistos. Para os chamados trues, quem comete a heresia de misturar seu gênero musical favorito, o metal (um estilo puro para eles), com outras sonoridades, comete, de maneira geral e em uma generalização simplista, um crime imperdoável.

O músico sueco Vintersorg é mais um nessa lista. Extremamente talentoso, dono de uma originalidade absurda e de uma criatividade sem limites, sempre pautou seus álbuns pela busca de uma sonoridade ímpar, pautada pela união do lado mais extremo da música pesada com elementos da cultura de seu país. Ou seja, seu som é repleto de instrumentos considerados supérfluos pelos mais radicais, como violões, flautas e violinos, convivendo em perfeita harmonia com guitarras distorcidas.
Seu novo álbum, "Solens Rötter", segue o caminho dos cinco trabalhos anteriores ("Till Fjälls" de 1998, "Ödemarkens Son" de 1999, "Cosmic Genesis" de 2000, "Visions From the Spiral Generator" de 2000 e "The Focusing Blur" de 2004), explorando uma sonoridade extremamente rica, repleta de arranjos ambiciosos e andamentos intrincados.
Voltando a cantar em seu idioma, Vintersorg dá início ao disco explorando contrastes sonoros com a ótima "Dopt I En Jokelsjo" e entregando excelentes arranjos vocais em "Perfektionisten". "Kosmosaik" conta com belas passagens acústicas, enquanto "Idetemplet" serve como cartão de visitas, resumindo em seus quase cinco minutos o que o ouvinte irá encontrar nas dez faixas de "Solens Rötter".
Executando um heavy metal repleto de detalhes, onde o peso existe, mas não é extremo, Vintersorg acerta a mão em vários momentos. A agressiva "Att Bygga En Ruin" faz você se sentir um viking em plena batalha. A bela e melancólica "Stralar" serve de trilha enquanto você verifica quais foram suas baixas. O álbum fecha com "Vad Aftonvindens Andning Viskar", uma interessante faixa instrumental acústica onde Vintersorg relê as ricas tradições histórias de seus antepassados.
"Solens Rötter" é um bom disco, mas que, na minha opinião, ganharia ainda mais se tivesse uma dose maior de peso nas guitarras. Sua sonoridade extremamente limpa somente antecipa o contraste intenso que uma quantidade de distorção maior causaria ao se encontrar com suas ricas passagens acústicas. Mesmo assim, garante uma audição recompensadora ao ouvinte.
Faixas:
1. Döpt I En Jökelsjö (Baptized in a Glacier Lake) - 5:25
2. Perfektionisten (The Perfectionist) - 4:17
3. Spirar Och Gror (Spirals and Grows) - 6:32
4. Kosmosaik - 5:31
5. Idétemplet (The Idea Temple) - 4:52
6. Naturens Mystär (Nature's Mystery) - 5:00
7. Att Bygga En Ruin (To Build a Ruin) - 2:29
8. Strålar (Radiating) - 5:10
9. Från Materia Till Ande (From Materia to Spirit) - 5:48
10. Vad Aftonvindens Andning Viskar (What the Evening Wind's Spirit Whispers) - 4:49
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 melhores álbuns do rock nacional, segundo jornalista André Barcinski
A banda de thrash fora do "Big Four" que é a preferida de James Hetfield, vocalista do Metallica
Os 16 vocalistas mais icônicos da história do rock, segundo o The Metalverse
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
Os guitarristas que Ozzy Osbourne achava "friamente perfeitos demais" para gostar
Guns N' Roses é anunciado como headliner do Monsters of Rock 2026
Inferno Metal Festival anuncia as primeiras 26 bandas da edição de 2026
A banda que deixou o Rage Against The Machine no chinelo tocando depois deles em festival
Como "Welcome To The Jungle", do Guns N' Roses, soaria se gravada pelo Sepultura?
O lendário guitarrista que desapontou Eddie Van Halen por fazer um som "chocho" ao vivo
O maior baterista de todos os tempos para Phil Collins; "nunca tinha visto nada parecido"
Exodus: quando a banda "engoliu" o Metallica e nunca mais abriu para eles
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
Alice Cooper lista três bandas que todo jovem músico deve ouvir
A opinião de Paul Rodgers sobre Adam Lambert como vocalista do Queen
David Gilmour revela a música do Pink Floyd que ele mais curtia tocar ao vivo


Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
"Hollywood Vampires", o clássico esquecido, mas indispensável, do L.A. Guns
"Hall Of Gods" celebra os deuses da música em um álbum épico e inovador
Nirvana - 32 anos de "In Utero"
Perfect Plan - "Heart Of a Lion" é a força do AOR em sua melhor forma
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental



