Silentium: para fãs hardcore de Gothic e Doom

Resenha - Seducia - Silentium

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Seelig
Enviar Correções  

publicidade

7


Fundado em 1995 na Finlândia, o Silentium é mais uma banda praticamente desconhecida do público brasileiro. Corrigindo isso, acaba de ser lançado por aqui seu quarto disco, "Seducia", que sucede "Infinita Plango Vulnera" de 1999, "Altum" de 2001 e "Sufferion – Hamartia Of Prudence" de 2003.

AC/DC: A origem do nome da banda

Tesão pela vida: A Historia de Iggy Pop

O som que o grupo faz pode ser classificado como uma mistura entre Gothic e Doom Metal, uma sonoridade sombria, com canções que possuem andamentos mais lentos e interpretações bastante emocionais da vocalista Riina Rinkinen, que faz a sua estréia no Silentium neste disco (como curiosidade, ela é a quarta vocalista da banda desde 1998!!). "Seducia" marca também o retorno do baterista original, Jari Ojala, ao grupo.

Outro fator que diferencia o som do Silentium dos demais grupos que se dedicam ao estilo é a inserção de instrumentos como violino e cello aos tradicionais guitarra, baixo, bateria e teclado, dando um tempero de música clássica a certas passagens, além de acentuar ainda mais o clima emocional e melancólico das composições.

Em termos gerais, "Seducia" é um bom disco, mas o grupo precisa amadurecer mais um pouco (as constantes mudanças de formação não ajudam) para alcançar um lugar de destaque. O Silentium é uma banda que, se conseguir manter um line-up estável, tem tudo para desenvolver o seu som de maneira mais consistente e lançar álbuns muito mais inspirados nos próximos anos.

Por enquanto, "Seducia" é recomendado apenas aos fãs mais hardcore de Gothic e Doom Metal, que com certeza irão apreciar a sonoridade sombria do grupo.

Faixas:
1. Hangman´s Lullaby
2. Serpentized
3. Dead Silent
4. Unbroken
5. Frostnight
6. Children Of Chaos
7. Empress Of The Dark
8. Seducia


Outras resenhas de Seducia - Silentium

Resenha - Seducia - Silentium




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


AC/DC: A origem do nome da bandaAC/DC
A origem do nome da banda

Tesão pela vida: A Historia de Iggy PopTesão pela vida
A Historia de Iggy Pop


Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

adWhipDin adWhipDin