Xandria: influências fora do universo metal
Resenha - India - Xandria
Por Ricardo Seelig
Postado em 08 de julho de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Lançado originalmente em 2005, "India" é o terceiro trabalho dos alemães do Xandria, sucedendo "Kill The Sun" de 2003 e "Ravenheart" de 2004. Completando a discografia, o grupo lançou em maio deste ano seu novo álbum, "Salome – The Seventh Veil", ainda inédito no Brasil.
O Xandria acerta ao inserir toques orientais em várias faixas de "India". Canções como "Fight Me" e "Black And Silver" se destacam justamente por possuírem elementos sonoros que nos levam a terras distantes, mais precisamente a Índia, como o título do álbum já entrega.
Outro fator que fica bem claro é a aposta do grupo em composições mais melodiosas, o que, temperado por influências que não se limitam apenas ao universo do Heavy Metal, enriquecem a sua música, diferenciando-a de outras bandas que, em um primeiro momento, parecem similares. Estou falando de grupos que o Xandria é acusado frequentemente de copiar, como o Nightwish, por exemplo, mas que na verdade possuem pouquíssimo, ou nada, em comum com esses alemães.
Individualmente, "India" traz a vocalista Lisa Middealhauve em linhas vocais mais consistentes e elaboradas que os trabalhos anteriores, além de um trampo de guitarras mais agressivo e na cara, até ousando em afinações mais baixas, o que não é muito comum para o estilo de som que o Xandria faz.
Posso citar como músicas de destaque as já faladas "Fight Me" e "Black And Silver", além da abertura com a faixa-título, "Now & Forever" (com um belo coro), a balada "Like A Rose On The Grave Of Love" (que traz uma enorme influência da música irlandesa em seu arranjo, mostrando um lado até então inédito do grupo) e "The End Of Every Story" (com um belo tempero medieval).
Não se deixe enganar por uma avaliação apressada. Virou lugar comum classificar todas as bandas que possuem vocalistas femininas no mesmo estilo, mas o Xandria faz um som muito diferente de grupos como Nightwish, Epica e After Forever, só para citar os mais evidentes atualmente na cena.
"India" é um belo trabalho, muito rico musicalmente, e que traz belas surpresas para quem se aventurar por suas faixas.
Recomendável.
Faixas:
1. India
2. Now & Forever
3. In Love With The Darkness
4. Fight Me
5. Black And Silver
6. Loke A Rose On The Grave Of Love
7. Widescreen
8. The End Of Every Story
9. Who We Are (And Who We Want To Be)
10. Dancer
11. Winterhearted
12. Return To India
13. Lullaby
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Lzzy Hale relembra conversa inusitada com Axl Rose nos bastidores de último show de Ozzy
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O cantor favorito de Paul McCartney: "Nada chega perto em termos de brilhantismo"
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Angra - Rafael Bittencourt e Edu Falaschi selam a paz em encontro
As três bandas gigantes de metal que pioraram ao trocar de vocalista, segundo Gastão
Edu Falaschi comenta reconciliação com Rafael Bittencourt; "Gratidão eterna"
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
A melhor banda de metal de cada estado do Brasil e do Distrito Federal segundo Gustavo Maiato
O guitarrista brasileiro que recusou convite de Chris Cornell para integrar sua banda
Box-set compila a história completa do Heaven and Hell
Green Day: 10 coisas que você não sabe sobre a banda
A maior banda de Rock de todos os tempos para Bret Michaels; "nem Jimi Hendrix tocaria depois"
A gozação contra emos que fez João Gordo perder seu último programa na MTV



A opinião de Ambre (Xandria) sobre Metallica, Nightwish e Scorpions
O grande problema do Within Temptation atual, segundo Ambre do Xandria
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



