Dissection: diferente do Black Metal de outrora
Resenha - Reinkaos - Dissection
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 03 de julho de 2007
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A história de "Reinkaos" (Retorno ao Caos), o terceiro álbum de estúdio do sueco Dissection, possui uma trajetória bastante peculiar, pois suas canções foram compostas dentro de uma prisão, entre 1997 e 2004, época em que o vocalista e guitarrista Jon Nödtveidt cumpria pena por seu envolvimento no assassinato de um homossexual. Após o álbum ter sido lançado, o controvertido frontman já deixou claro que este seria o derradeiro registro da banda e, para encerrar as polêmicas, basta dizer que algum tempo depois Nödtveidt se suicidou, fato amplamente divulgado pela imprensa de todo o globo.

A prioridade de "Reinkaos" nunca foi a música propriamente dita, e sim a divulgação do MLO (Misanthropic Luciferian Order), linha de pensamento que prega basicamente a aceleração da destruição total para retornarmos ao caos informe do qual descende o universo. Esta forma de pensar possui muitas características de outras culturas milenares, tanto que o próprio Dissection aborda o tema de forma figurada em várias canções, como nas excelentes "Black Dragon", "Dark Mother Divine" e "Maha Kali".
Musicalmente "Reinkaos" se mostra bem diferente do furioso Black Metal de outrora. Esqueça a velocidade, os famosos ‘blast beats’ ou a produção mais crua... A orientação agora está bem mais lenta e melódica, com arranjos relativamente básicos mesclados a partes mais técnicas, e se aproxima muito do famoso som de Gothenburg. Apesar de soar similar a uma infinidade de outras bandas, o grande mérito do Dissection por aqui é a vazão de sentimentos. Apesar de obscuro e bastante ríspido – em especial as vocalizações – há uma grande sensação de melancolia permeando todo o disco.
Independente de tudo o que aconteceu antes e depois do lançamento de "Reinkaos", o fato é que este é um belo álbum, dono de melodias pegajosas, com muitos riffs e solos bem elaborados. E quanto às letras? Bom, são mais interessantes do que boa parte das bandas "satanistas" que há por aí... E como a edição nacional traz como bônus um vídeo clip para "Starless Afon", aumenta ainda mais o estímulo para qualquer um que aprecie Heavy Metal conhecer este trabalho.
Alguns comentaram que "Reinkaos" se tornou um clássico imediato pelo fato de Jon Nödtveidt ter se suicidado. Duvido. Muitos dos antigos fãs dizem que o Dissection destruiu seu legado ao liberar um disco tão acessível, enquanto outros associam o nome da banda apenas a um músico cuja formação pessoal foi tão confusa que o levou ao suicídio.
E é bom lembrar que em alguns países europeus o suicídio entre os jovens é algo tão freqüente, que é considerado há tempos como um caso de saúde pública. Entendem o que isto quer dizer?
Formação:
Jon Nödtveidt - Voz e Guitarra
Sethlans Teitan - Guitarra
Tomas Asklund - Bateria
Dissection – Reinkaos
(2006 / Black Horizon Music – 2007 / Somber Music – nacional)
01. Nexion 218
02. Beyond The Horizon
03. Starless Aeon
04. Black Dragon
05. Dark Mother Divine
06. Xeper-I-set
07. Chaosophia
08. God Of Forbidden
09. Reinkaos
10. Internal Fire
11. Maha Kali
Homepage: www.dissection.nu
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Dave Lombardo comenta lenda dos 33 minutos de "Reign in Blood"
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
Classic Rock ranqueia discografia do Bon Jovi do pior ao melhor álbum
Iron Maiden se manifesta sobre apagão em show de Paris
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
Queen + Adam Lambert acabou? O próprio vocalista responde
O clássico que quase foi para o lixo por ser "pop" e parecer música de parque de diversões
A música dos anos sessenta em que Ozzy Osbourne ouviu o começo do metal
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo o ator Pedro Pascal


Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos


