Sinner: mais heavy metal que hard rock
Resenha - Mask Of Sanity - Sinner
Por Thiago El Cid Cardim
Postado em 23 de junho de 2007
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Desde que comecei a trabalhar na cobertura do mercado musical (e mais especificamente das diferentes vertentes do rock pesado), uma coisa que muito me intriga é a dinâmica dos trabalhos-solo. Para mim, pelo menos conceitualmente, o que leva um músico a gravar um disco de maneira solitária é a possibilidade de explorar sonoridades e conceitos que, a princípio, não se enquadrariam em qualquer material de sua banda original. Pensando desta forma, como explicar o recente "Mask of Sanity", álbum da banda Sinner – que nada mais é do que o projeto solo de Mat Sinner, baixista (e poderoso chefão) dos alemães do Primal Fear? A imprensa especializada andou dizendo por aí que se tratava de um "retorno às raízes", de um disco mais calcado no hard rock do que no heavy metal. E eu ainda estou tentando encontrar estas tais "raízes". Pois tudo que ouvi foi um disco que é pelo menos 85% absolutamente adequado ao repertório do próprio Primal Fear – ou seja, muito mais heavy metal do que hard rock.


A faixa inicial, "The Other Side", até engana – tem um refrão pegajoso, uma dupla de guitarras cantantes..."Can’t Stand The Heat" e "Revenge", por outro lado, já são mais hard ‘n’ metal, caminhando na linha fina entre os dois gêneros. No entanto, ambas já deixam no ar aquela sensação de familiaridade. "Isso me lembra algo", pode pensar você, exatamente como eu pensei.
Mas quando começa "The Diary of Evil", composição feita em parceria com o produtor superstar e guitarrista Roy Z, é que o negócio complica. A canção é excelente, não me entenda mal. É até uma das melhores do álbum, aliás. Mas não tem nada de hard rock, Mat Sinner que me desculpe. É uma canção daquele tipo metalzão tradicional mesmo, encorpada e com uma cozinha que se adapta muito mais ao estilo de voz pesada, ríspida e rasgada de Sinner. Mas que poderia, sem qualquer problema, conter o vozeirão a la "Judas Priest" do grandalhão Ralph Scheepers, do Primal Fear. E a sensação se repete diversas vezes até o final da audição.

Quando as vozes de Andy B Franck (Symphorce, Brainstorm) e do próprio Ralph ficam nítidas nos backing vocals – como, por exemplo, na mais do que competente "Thunder Roar" – aí é que os paralelos com o PF ficam mais evidentes. O tom sóbrio e sombrio de "The Sign" candidatariam a música imediatamente para integrar o setlist do igualmente soturno e demoníaco "Seven Seals" (na minha opinião, o melhor momento da discografia do Primal Fear, mas estamos falando de outro assunto). E a gente fica se perguntando: por que cargas d’água, então, Sinner não adaptou boa parte destas composições para o próprio Primal Fear, já que elas soam tão adequadas para este propósito?
A faixa bônus é uma releitura de "Baby Please Don’t Go", dos irlandeses do Thin Lizzy. O duelo dos guitarristas do Sinner com o músico convidado Martin Grimm (Mystic Prophecy, Headstone Epitaph) dão um tom ainda mais "metálico" para a música – em especial para quem já ouviu a versão de Phil Lynott – e reforçando o argumento extensamente exposto acima.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | "Mask of Sanity" não chega a ser um disco ruim. Mas simplesmente não surpreende quem já conhece o trabalho de Mat Sinner de outros carnavais.
Line-up:
Mat Sinner - Vocal/Baixo
Christof Leimn - Guitarra
Tom Naumann - Guitarra
Klaus Sperling - Bateria
Frank Roessler - Teclado
Tracklist:
1. Other Side
2. Diary Of Evil
3. Badlands
4. Black
5. Thunder Roar
6. Sign
7. Revenge
8. Under The Gun
9. Cant Stand The Heat
10. No Return
11. Last Man Standing
12. Baby Please Don’t Go (Faixa Bônus)
Gravadora:
Hellion Records

Outras resenhas de Mask Of Sanity - Sinner
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Iron Maiden na fase Bruce que ganharam versões oficiais com Blaze
Crypta oficializa Victoria Villarreal como sua nova guitarrista
Com 96 atrações, Sweden Rock Festival fecha cast para edição 2026
Entidade de caridade britânica rompe relações com Sharon Osbourne
A música do Iron Maiden que é a preferida de Mikael Akerfeldt, vocalista do Opeth
O artefato antigo que voltou à moda, enfrenta a IA e convenceu Andreas a lançar um disco
O baixista mais importante que Geddy Lee ouviu na vida; "me levou ao limite como baixista"
Fãs chamaram Sepultura de "vendidos" na época de "Morbid Visions", segundo Max Cavalera
Festival Somos Rock é adiado uma semana antes da realização
Astros do rock e do metal unem forças em álbum tributo ao Rainbow
A música que deixou seu autor constrangido e se tornou um grande hit dos anos 90
Gus G ficou chateado por não ter sido chamado para despedida de Ozzy? Ele responde
O guitarrista vetado na banda de Suzi Quatro que três anos depois vendeu 10 milhões de discos
O que Greyson Nekrutman trouxe ao Sepultura que outros bateristas não tinham
7 músicas de metal lançadas em 2000 que estavam à frente do seu tempo, segundo a Louder
Robert Plant e a banda que ele se ofereceu para tocar baixo
Raul Seixas explica por que chamou Paralamas do Sucesso de "Para-choques do Fracasso"
A resposta de Renato Russo a quem compara Legião Urbana com Engenheiros do Hawaii

"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon
Ju Kosso renasce em "Sofisalma" e transforma crise em manifesto rock sobre identidade
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme

