A canção dos Titãs que Nando Reis coloca entre uma das maiores da música brasileira
Por Mateus Ribeiro
Postado em 05 de maio de 2025
Com quarenta anos de história, a banda brasileira Titãs possui em sua discografia trabalhos que se tornaram clássicos do rock brasileiro. Boa parte desses discos foi lançada nos anos 1980. É o caso de "Õ Blésq Blom", lançado em outubro de 1989.
Titãs - Mais Novidades
Sexto disco de estúdio do grupo, "Õ Blésq Blom" traz como um de seus destaques a faixa "Miséria", que sucede a introdução cantada pelo casal de repentistas Mauro e Quitéria, encontrado pela banda na Praia de Boa Viagem, em Recife. Na opinião de Nando Reis, ex-baixista e vocalista da banda, essa canção é uma das grandes obras da história da música brasileira.
Nando falou a respeito de "Miséria" durante vídeo publicado em seu canal do Youtube. Sobre a música, o artista declarou:
"Eu ponho essa música não apenas no ‘top ten’ ou ‘top five’ dos Titãs, mas eu coloco ela como uma das grandes músicas da história da música brasileira: ‘Miséria’. ‘Miséria’ é uma obra-prima de [Sérgio] Britto, Paulo [Miklos] e Arnaldo [Antunes]. A letra é do Arnaldo, mas a música é divina, e ela que abre o disco, que faz a fusão de onde vem Mauro e Quitéria. É um negócio… Quem não conhece, para o vídeo, vai ouvir, pra voltar, pra entender a grandeza, a força, o brilhantismo dessa canção."
No mesmo vídeo, Nando afirmou que teve trabalho para gravar "Miséria". Inclusive, o produtor Liminha sugeriu que ele ensaiasse mais as linhas de baixo da música.
"E há um baixo que é muito bom. E eu me lembro que deu trabalho. Eu lembro que eu fui gravar esse baixo e o Liminha falou: ‘Não tá bom… fica aí ensaiando’. Eu lembro que fiquei sozinho no estúdio com a base [por] horas, pra me aperfeiçoar. Ficou bom. Ficou bom pra c*ralho’."
O vídeo pode ser conferido no player abaixo. Nando comenta a respeito de "Miséria" por volta dos 28 minutos da gravação.
"Õ Blésq Blom" é o sucessor do ao vivo "Go Back", de 1988. "Flores" e "O Pulso" são outros pontos altos do disco, que Nando Reis imaginou que seria o "Sgt. Peppers" dos Titãs.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
Andreas Kisser afirma que irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
Se os celulares existissem nos anos 80, o Metallica não teria lançado o "Master of Puppets"
Angra anuncia fim do hiato e turnê em celebração ao disco "Holy Land"
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
O riff do Black Sabbath que Geezer Butler disse ser o mais pesado que já tinha ouvido
A canção dos anos 60 que James Hetfield disse ser uma verdadeira aula de riff no rock

O álbum que era para ter sido o "Sgt. Peppers dos Titãs", segundo Nando Reis
O megahit de Lulu Santos que Nando Reis gostaria de ter escrito: "Tenho vontade de chorar"
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
A atitude dos Titãs que fez Fernando Gabeira se levantar e ir embora de um show
O clássico do rock brasileiro que nasceu após prisão de dois músicos
Os três melhores discos dos Titãs, segundo Arnaldo Antunes
Os diferentes motivos que levaram membros dos Titãs a abandonar mundo das drogas


