A canção dos Titãs que Nando Reis coloca entre uma das maiores da música brasileira
Por Mateus Ribeiro
Postado em 05 de maio de 2025
Com quarenta anos de história, a banda brasileira Titãs possui em sua discografia trabalhos que se tornaram clássicos do rock brasileiro. Boa parte desses discos foi lançada nos anos 1980. É o caso de "Õ Blésq Blom", lançado em outubro de 1989.
Titãs - Mais Novidades
Sexto disco de estúdio do grupo, "Õ Blésq Blom" traz como um de seus destaques a faixa "Miséria", que sucede a introdução cantada pelo casal de repentistas Mauro e Quitéria, encontrado pela banda na Praia de Boa Viagem, em Recife. Na opinião de Nando Reis, ex-baixista e vocalista da banda, essa canção é uma das grandes obras da história da música brasileira.
Nando falou a respeito de "Miséria" durante vídeo publicado em seu canal do Youtube. Sobre a música, o artista declarou:
"Eu ponho essa música não apenas no ‘top ten’ ou ‘top five’ dos Titãs, mas eu coloco ela como uma das grandes músicas da história da música brasileira: ‘Miséria’. ‘Miséria’ é uma obra-prima de [Sérgio] Britto, Paulo [Miklos] e Arnaldo [Antunes]. A letra é do Arnaldo, mas a música é divina, e ela que abre o disco, que faz a fusão de onde vem Mauro e Quitéria. É um negócio… Quem não conhece, para o vídeo, vai ouvir, pra voltar, pra entender a grandeza, a força, o brilhantismo dessa canção."
No mesmo vídeo, Nando afirmou que teve trabalho para gravar "Miséria". Inclusive, o produtor Liminha sugeriu que ele ensaiasse mais as linhas de baixo da música.
"E há um baixo que é muito bom. E eu me lembro que deu trabalho. Eu lembro que eu fui gravar esse baixo e o Liminha falou: ‘Não tá bom… fica aí ensaiando’. Eu lembro que fiquei sozinho no estúdio com a base [por] horas, pra me aperfeiçoar. Ficou bom. Ficou bom pra c*ralho’."
O vídeo pode ser conferido no player abaixo. Nando comenta a respeito de "Miséria" por volta dos 28 minutos da gravação.
"Õ Blésq Blom" é o sucessor do ao vivo "Go Back", de 1988. "Flores" e "O Pulso" são outros pontos altos do disco, que Nando Reis imaginou que seria o "Sgt. Peppers" dos Titãs.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
Membros originais do Nightwish dão "sinal verde" para turnê com ex-membros
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
A música estranha de John Deacon que o Queen quase rejeitou e acabou virando seu maior single
Mike Portnoy coloca novo álbum do Mastodon como candidato a melhor disco de 2026
Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
Rob Halford, do Judas Priest, acha que Phil Lynott foi um gênio
Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
O instrumento que Paulo Miklos quis tocar nos Titãs e foi vetado na hora
Em depoimento emocionante, membro da equipe do Metallica lembra acidente que matou Cliff Burton
A opinião de Ozzy Osbourne sobre o álbum "Seventh Star", do Black Sabbath
Bruce Dickinson relembra a luta de Nicko McBrain para tocar com o Iron Maiden após sofrer derrame
Músicos do Judas Priest passaram uma semana em motel fuleiro para abrir shows do Led Zeppelin
O álbum que era para ter sido o "Sgt. Peppers dos Titãs", segundo Nando Reis
A opinião de Regis Tadeu sobre a versão de "Bichos Escrotos" dos Titãs por Anitta
Os dois Titãs que realmente faziam a diferença, segundo o empresário Manoel Poladian
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura


