Resenha - Live Apocalypse - Arch Enemy

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 10

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


O Arch Enemy, aproveitando a excelente recepção que vem obtendo com seus últimos álbuns, está liberando seu primeiro DVD chamado “Live Apocalypse”. São dois discos que mostram os motivos de toda a badalação da qual Angela Gossow (voz), Michael Amott (guitarra), Christopher Amott (guitarra), Sharlee D´Angelo (baixo) e Daniel Erlandsson (bateria) vêm sendo alvo.
2714 acessosArch Enemy: veja a capa do novo álbum da banda5000 acessosNot Troo: João Gordo posta foto com James Hetfield na Disney

O primeiro DVD traz uma apresentação ocorrida na Inglaterra em dezembro de 2004, no London Forum, e ainda três canções de outro show que aconteceu em dezembro do ano seguinte, no Manchester Academy. A qualidade das imagens está excelente e o áudio tem como opções Dolby Stereo, Dolby 5.1 Surround e DTS 5.1 Surround.

Sobre a apresentação principal no London Forum, e considerando que a banda possui em sua fileira um vocalista do sexo feminino, seria correto supor que Angela teria uma natural preocupação com sua aparência em frente às câmeras... Ledo engano. Não existe a típica vaidade feminina em suas apresentações. Como maquiagem, esta loirinha usa apenas uma sombra preta que aumenta o impacto de sua performance já agressiva, tendo ainda uma postura cheia de energia. Causaria constrangimento em muitos marmanjos por aí a forma como a mesma “bate a cabeça”.

Esta característica se estende também aos instrumentistas, cuja atuação sobre o palco é espetacular, em especial o grande trabalho dos irmãos Amott nas guitarras. A apresentação é de quase 100 minutos e honra totalmente o significado real de Heavy Metal, com muita atitude e a mais pura energia bruta. A resposta do público é imediata, com grandes rodas se abrindo por todo lado.

O DVD n° 2 traz vários extras. Os mais interessantes são os videoclipes de “Ravenous”, “We Will Rise”, “Nemesis” (que se apresenta em três versões editadas de diferentes formas) e “I´m My Apocalypse”. Todos são relativamente simples, mas a potência destas músicas compensa esta limitação visual.

Bem interessante também é a seção “Multi-Angles”, onde algumas canções do London Forum, que estão no DVD 01, agora oferecem o recurso onde se pode escolher a câmera com que se deseja assistir ao show, focalizando apenas um dos músicos. Então podemos assistir somente a atuação da Angela, ou de Michael, Sharlee, e por aí vai.

O restante do material é algo já comum em DVDs deste tipo: cenas da banda em sua passagem por vários países da Europa e Ásia, interação com os fãs, passagens de som, detalhes técnicos de seus instrumentos – onde se percebe claramente como a timidez do baterista Daniel Erlandsson o torna meio atrapalhado em frente às câmeras – entrevistas, seção com fotografias, etc. Por não haver tradução, muitos fãs brasileiros que não entendem inglês acharão parte deste segundo disco algo cansativo, mesmo tendo vários pontos altos.

De qualquer forma, “Live Apocalypse” se torna obrigatório aos headbangers amantes deste tipo de mídia, em especial pelo ótimo DVD 01. Tudo está tão bem elaborado e gratificante de se visualizar que, somado à alta qualidade da música do Arch Enemy, compensa o preço deste material.

Arch Enemy - Live Apocalypse
(2005 / Hellion Records – nacional)

Canções da apresentação no London Forum:

01. Tear Down The Walls / Intro
02. Enemy Within
03. Silent Wars
04. Burning Angel
05. Dead Eyes See No Future
06. Dead Bury Dear Dead
07. Bury Me An Angel
08. Drum Solo
09. Instinct
10. Savage Messiah
11. The First Deadly Sin
12. The Immortal
13. Bridgy Of Destiny
14. We Will Rise
15. Heart Of Darkness
16. Show Bound
17. Ravenous
18. Fields Of Desolation / Outro

Homepage: www.archenemy.net

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de Live Apocalypse - Arch Enemy

3541 acessosArch Enemy: death metal de qualidade em DVD1955 acessosResenha - Live Apocalypse - Arch Enemy4142 acessosResenha - Live Apocalypse - Arch Enemy

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Arch EnemyArch Enemy
Veja a capa do novo álbum da banda

73 acessosEm 04/06/2014: Arch Enemy lança o álbum War Eternal580 acessosArch Enemy: As The Stages Burn! (Live at Wacken 2016)0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Arch Enemy"

VegetarianismoVegetarianismo
Nomes do Rock e do Metal que não comem carne

MetalMetal
Blog elege o melhor de 2014 em cinco belas canções

Revolver MusicRevolver Music
Confira quem ganhou a premiação de melhores do ano

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Arch Enemy"

Not TrooNot Troo
João Gordo posta foto com James Hetfield na Disney

NirvanaNirvana
Polícia de Seattle libera novas fotos do corpo de Cobain

Iron MaidenIron Maiden
A foto que teria inspirado Derek Riggs na criação de Eddie?

5000 acessosBob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne5000 acessosMotivação: 10 músicas de metal que melhorarão sua auto-estima5000 acessosGreen Day: 10 coisas que você não sabe sobre a banda5000 acessosMegadeth: como teria sido o teste de Pepeu Gomes para a banda?3197 acessosBundesliga: revista alemã faz tabela como se fosse um show5000 acessosBlack Sabbath e Led Zeppelin: juntos, pelo menos no YouTube

Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online