Resenha - Live Apocalypse - Arch Enemy
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 04 de fevereiro de 2007
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Arch Enemy, aproveitando a excelente recepção que vem obtendo com seus últimos álbuns, está liberando seu primeiro DVD chamado "Live Apocalypse". São dois discos que mostram os motivos de toda a badalação da qual Angela Gossow (voz), Michael Amott (guitarra), Christopher Amott (guitarra), Sharlee D´Angelo (baixo) e Daniel Erlandsson (bateria) vêm sendo alvo.
O primeiro DVD traz uma apresentação ocorrida na Inglaterra em dezembro de 2004, no London Forum, e ainda três canções de outro show que aconteceu em dezembro do ano seguinte, no Manchester Academy. A qualidade das imagens está excelente e o áudio tem como opções Dolby Stereo, Dolby 5.1 Surround e DTS 5.1 Surround.
Sobre a apresentação principal no London Forum, e considerando que a banda possui em sua fileira um vocalista do sexo feminino, seria correto supor que Angela teria uma natural preocupação com sua aparência em frente às câmeras... Ledo engano. Não existe a típica vaidade feminina em suas apresentações. Como maquiagem, esta loirinha usa apenas uma sombra preta que aumenta o impacto de sua performance já agressiva, tendo ainda uma postura cheia de energia. Causaria constrangimento em muitos marmanjos por aí a forma como a mesma "bate a cabeça".
Esta característica se estende também aos instrumentistas, cuja atuação sobre o palco é espetacular, em especial o grande trabalho dos irmãos Amott nas guitarras. A apresentação é de quase 100 minutos e honra totalmente o significado real de Heavy Metal, com muita atitude e a mais pura energia bruta. A resposta do público é imediata, com grandes rodas se abrindo por todo lado.
O DVD n° 2 traz vários extras. Os mais interessantes são os videoclipes de "Ravenous", "We Will Rise", "Nemesis" (que se apresenta em três versões editadas de diferentes formas) e "I´m My Apocalypse". Todos são relativamente simples, mas a potência destas músicas compensa esta limitação visual.
Bem interessante também é a seção "Multi-Angles", onde algumas canções do London Forum, que estão no DVD 01, agora oferecem o recurso onde se pode escolher a câmera com que se deseja assistir ao show, focalizando apenas um dos músicos. Então podemos assistir somente a atuação da Angela, ou de Michael, Sharlee, e por aí vai.
O restante do material é algo já comum em DVDs deste tipo: cenas da banda em sua passagem por vários países da Europa e Ásia, interação com os fãs, passagens de som, detalhes técnicos de seus instrumentos – onde se percebe claramente como a timidez do baterista Daniel Erlandsson o torna meio atrapalhado em frente às câmeras – entrevistas, seção com fotografias, etc. Por não haver tradução, muitos fãs brasileiros que não entendem inglês acharão parte deste segundo disco algo cansativo, mesmo tendo vários pontos altos.
De qualquer forma, "Live Apocalypse" se torna obrigatório aos headbangers amantes deste tipo de mídia, em especial pelo ótimo DVD 01. Tudo está tão bem elaborado e gratificante de se visualizar que, somado à alta qualidade da música do Arch Enemy, compensa o preço deste material.
Arch Enemy - Live Apocalypse
(2005 / Hellion Records – nacional)
Canções da apresentação no London Forum:
01. Tear Down The Walls / Intro
02. Enemy Within
03. Silent Wars
04. Burning Angel
05. Dead Eyes See No Future
06. Dead Bury Dear Dead
07. Bury Me An Angel
08. Drum Solo
09. Instinct
10. Savage Messiah
11. The First Deadly Sin
12. The Immortal
13. Bridgy Of Destiny
14. We Will Rise
15. Heart Of Darkness
16. Show Bound
17. Ravenous
18. Fields Of Desolation / Outro
Homepage: www.archenemy.net
Outras resenhas de Live Apocalypse - Arch Enemy
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Rush volta aos palcos e inicia a turnê "Fifty Something"; confira setlist
Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
Aimee Mann participa de show do Rush e canta "Time Stand Still"; confira vídeo
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
A música do Pink Floyd que David Gilmour disse ter escrito por desespero
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Resenha e fotos do show da banda Dogma em Porto Alegre
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
O Beatle que Ringo Starr disse não ter bom senso de tempo
O disco que transformou o Iron Maiden em uma banda realmente global
O disco do System of a Down que Tom Morello chamou de "música de maluco"
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
Quando o Black Sabbath quase arruinou a gravação de um dos discos mais vendidos da história
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
Emo: gênero que todos amam odiar sem conhecer absolutamente nada
A sincera e entusiasmada opinião de Jimmy Page sobre Syd Barrett, fundador do Pink Floyd
Capas de álbuns: as mais obscuras e marcantes da história



As bandas de metal que desandaram e nunca mais voltaram ao auge, segundo youtuber
Crypta abrirá próxima tour do Arch Enemy e The Black Dahlia Murder
Com quase 200 atrações, Summer Breeze fecha cast para edição 2026
Como o Arch Enemy "contribuiu" para o retorno do Nevermore



