RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

A banda que Phil Collins considerava uma paródia do Genesis: "Não desejo isso a ninguém"

A banda favorita da atriz Alessandra Negrini; "É a banda que eu mais amo"

Raul Seixas - O significado de "faça como fez Sinatra, compre um carro e vá embora"

Les Claypool elege a linha de baixo mais difícil de nossa era, um clássico do prog rock

Andreas Kisser, do Sepultura, afirma que heavy metal é uma grande família

As duas regras que Lou Reed impôs a Kirk Hammett para gravar com Metallica

Gene Simmons explica o que o Kiss fará durante evento em Las Vegas

Stryper confirma turnê nacional com Narnia e Bride

O Nirvana pode ser considerado uma banda de metal? Dez músicas colocam isso em dúvida

O curioso motivo que fez o Jethro Tull se negar a tocar em Woodstock; foi uma decisão acertada?

O maior baterista de rock de nosso tempo, de acordo com Bill Ward

A canção de Hendrix que Satriani demorou para tocar; "Tive que ampliar minhas habilidades"

A turnê em que Malcolm Young viu o AC/DC como concorrente de bandas como o Genesis

O álbum subestimado dos anos 1980 que é um dos preferidos de Corey Taylor

O dia que bispo ficou indignado porque ouviu música dos Titãs em estação de rádio


Stamp
Bangers Open Air

Resenha - A Twist In The Myth - Blind Guardian

Por Ricardo Seelig
Postado em 14 de janeiro de 2007

Nota: 8 starstarstarstarstarstarstarstar

O Blind Guardian é uma banda única. A evolução que os alemães atravessaram desde os seus primeiros trabalhos, onde executavam um power metal épico e vigoroso, até alcançar o ápice com a dupla de álbuns "Imaginations From The Other Side" e, principalmente, "Nightfall In A Middle-Earth", os transformou em um dos maiores nomes da história do heavy metal. Neste período, a banda construiu um som único e apaixonante, conquistando milhões de fãs em todo o mundo.

Blind Guardian - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Dito isso, vamos falar de "A Twist In The Myth", novo disco do grupo. Na minha opinião, e na da maioria dos fãs, os já citados "Imaginations ..." e "Nightfall ..." representam o auge criativo do Blind Guardian. E, como bem sabe quem trabalha com criatividade, após a benção de se atingir o topo é natural passar por um momento de baixa, de incerteza, onde uma espécie de vazio surge, já que alcançamos o que sempre procuramos e não sabemos muito bem para que caminho seguir.

"A Night At The Opera", trabalho anterior do grupo, representa a fase descrita no parágrafo acima. Mesmo inconscientemente (e acredito que não foi o caso), a banda intensificou os climas épicos e os arranjos grandiosos que caíram tão bem em "Imaginations ..." e "Nightfall ...", fazendo com que o álbum soasse um tanto exagerado em certos aspectos, desagrandando uma parcela dos fãs.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Pois bem: essa característica foi corrigida em "A Twist In The Myth". O que se ouve, desde o riff inicial da primeira música, "This Will Never End", é um som mais simples, intricado na medida certa, e que nos leva de volta aos tempos de "Imaginations From The Other Side", o ponto zero da sonoridade que o Blind Guardian explorou nos últimos anos. As características principais da banda, e que fazem a sua música soar única em um universo tão rico quanto o do heavy metal, continuam marcando presença. Os arranjos orquestrados, os corais grandiosos, as linhas vocais de Hansi Kursh, as guitarras únicas de Andre Olbrich e Marcus Siepen, tudo está lá, mas em "A Twist In The Myth" todas estas características tem um motivo de ser, um porque, trabalhando em favor da musicalidade de cada canção, o que infelizmente não ocorreu em diversos momentos de "A Night At The Opera", onde estas mesmas características soaram gratuitas muitas vezes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Não à toa, o primeiro verso cantado por Hansi no álbum é um emblemático "once upon a time", deixando bem claro que a temática baseada na fantasia, um dos pontos marcantes do grupo e que tanto agrada os fãs mundo afora, continua a mesma. A produção deixou os instrumentos bem na cara, dando um ar ainda mais agressivo às músicas. Marcam presença os refrões grandiosos e grudentos, potentes como há algum tempo não ouvíamos em um disco do Blind Guardian.

Os fãs mais ortodoxos podem ficar bem tranquilos, pois não há em "A Twist In The Myth" grandes inovações sonoras. O máximo de ousadia que podemos ouvir está em "Fly", o primeiro single. Esta é a única canção que foge um pouco do estilo desenvolvido pelo grupo ao longo dos anos, inserindo pequenas inovações percussivas em seu arranjo, mas sem comprometer o resultado final. Aliás, escrevi há um tempo atrás, na resenha que fiz sobre o single, que "Fly" era uma canção que não me agradava tanto, mas quero aqui me redimir com a banda e com os fãs, pois ela é, sem dúvida, um dos pontos altos de "A Twist In The Myth".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas há outros acertos no disco. A já citada "This Will Never End" é um tapa na cara. A introdução clássica de "Otherland" abre caminho para um das melhores composições gravadas pelo Blind Guardian nos últimos anos. Já "Turn The Page" reforça a escolha pela fantasia e pela sonoridade épica, e possui um belíssimo refrão.

Duas belas beladas também se destacam em "A Twist In The Myth". "Carry The Blessed Home" é uma canção épica ao extremo, grandiosa, bem ao gosto dos bardos que vivem o som do grupo como uma filosofia de vida. No caminho oposto, "Skalds And Shadows" retoma a sonoridade acústica sempre presente dos trabalhos do grupo, seguindo o caminho de clássicos como "A Past And Future Secret", "Lord Of The Rings" e do hino "The Bard´s Song - In The Forest".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Não posso encerrar esta resenha sem citar a melódica "Straight Through The Mirror", a ótima "Lionheart" e as excelentes "The Edge" e "The New Order", estas duas últimas acrescentando elementos progressivos ao som do grupo.

Individualmente, este é um álbum de Hansi Kursh. Não digo isso menosprezando as performances de Andre Olbrich e Marcus Siepen, e muito menos do ótimo baterista Frederick Ehmke, que não deixa saudades de Thomen Stauch, todos com excelente participação no disco, mas o fato é que Hansi segue a tendência dos últimos lançamentos da banda e se consolida de vez como a cara, a voz e a alma do Blind Guardian. Imaginar o som do grupo hoje sem a sua presença é virtualmente impossível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Concluindo, "A Twist In The Myth" traz um Blind Guardian olhando para o passado, buscando em sua rica história os caminhos para se manter vivo, influente e relevante por um bom tempo ainda. Os fãs não ficarão decepcionados, e quem não conhece (alguém pode me responder em que planeta vive essa pessoa?) pode experimentar sem medo.

Faixas:

1. This Will Never End
2. Otherland
3. Turn The Page
4. Fly
5. Carry The Blessed Home
6. Another Strange Me
7. Straight Through The Mirror
8. Lionheart
9. Skalds And Shadows
10. The Edge
11. The New Order
12. Dead Sound Of Misery
13. Interview (Bonus Track)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Linkin Park


publicidadeEfrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Marcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Richard Malheiros | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.
Mais matérias de Ricardo Seelig.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS