Resenha - A Twist In The Myth - Blind Guardian
Por Thiago El Cid Cardim
Postado em 26 de setembro de 2006
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Contra-indicado para puritanos e xiitas". Este deveria ser o selo aplicado pela Nuclear Blast logo na capa de "A Twist In The Myth", o novo disco dos bardos alemães do Blind Guardian. Afinal, o single "Fly" pode não representar em totalidade o que o ouvinte vai de fato escutar neste sucessor de "A Night At The Opera", mas uma coisa é inegável – não espere um lançamento datado e nem uma banda auto-referente. "A Twist..." deve desagradar os tradicionalistas pentelhos de plantão, que acham que uma banda tem que fazer o mesmo tipo de som a vida inteira. O disco é, sem sombra de dúvidas, Blind Guardian puro, com todas as marcas registradas do seu tipo de som. Mas também mostra uma banda madura e consistente em busca da evolução. Graças a Deus.
Blind Guardian - Mais Novidades

Se você se assustou com os experimentalismos que ouviu em "Fly", fique calmo. Embora a canção seja interessante (na minha opinião, aliás, um dos destaques do álbum), ela não serve como sua melhor síntese. Têm lá sem seus riffs malucos, uns flertes eletrônicos e afins. É melhor colocar "A Twist..." para rolar desde o começo e você vai entender melhor a proposta – começando pela faixa inicial, "This Will Never End", que já mostra aonde o Blind Guardian quer chegar de verdade. Depois das poderosas "Otherland" e "Turn The Page", já não resta mais dúvidas: demorou quatro anos, mas o Blind conseguiu um disco que supera com louvor o seu antecessor.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
"A Twist..." carrega alguns elementos de "A Night At The Opera", tudo bem. Tem um quêzinho épico-sinfônico, tem lá seus teclados progressivos, muitos corais e diversas camadas de vozes se misturando, tudo com uma produção esmeradíssima. Mas o lance é que aqui as faixas estão recheadas de uma agressividade que remete imediatamente a trabalhos como "Imaginations From The Other Side". "A Twist..." é mais violento, mais pesado, mais visceral, deixando um pouco de lado toda a pompa e circunstância.
O resultado desta mistura é um tipo de material que não deixa de soar Blind Guardian, mas que ganha uma sonoridade nova e, por que não, muito mais moderna e atual. Duvida? Músicas como "Lionheart", "The New Order", "The Edge" e principalmente a excelente "Another Stranger Me" estão aí para não me deixar mentir. Continua sendo o tal do "power metal" rápido e intenso, mas que não deixa de buscar mais e mais influências diferenciadas para enriquecer ainda mais o seu som, inclusive no metal tradicional e no hard rock.
Outros destaques são "Carry The Blessed Home" (com uma levada que mais parece o Queen tocando rock pesado) e a indispensável balada folk-celta "Skalds and Shadows", na linha de "The Bard’s Song – In The Forest", daquelas para cantar junto nos shows.
Quanto à banda, qualquer comentário positivo seria chover no molhado – mas é preciso ressaltar a performance do frontman Hansi Kürsch, que se recuperou plenamente dos recentes problemas nas cordas vocais e entregou uma de suas atuações mais poderosas e emocionais. Como canta, o desgraçado! E para os preocupados com a cozinha da banda, desfalcada após a saída de Thomen Stauch, podem ficar tranqüilos: o novo batera Frederik Ehmke, fã de longa data do BG, segura a onda sem maiores problemas.
Para resumir, "A Twist In The Myth" é aquele tipo de trabalho que mostra o quanto uma banda há mais de duas décadas em atividade ainda pode crescer sem fazer sempre e sempre as mesmas coisas. Afinal, não tem nada de errado em olhar para trás e contemplar um passado glorioso, pinçando vez por outra um pouco dele para apimentar seus projetos futuros. Mas passar a vida repetindo sempre os mesmos clichês é, antes de qualquer coisa, um pé no saco. Quem quer ouvir uma banda fazendo cover de si mesma eternamente? Para copiar o que costumam chamar de "o antigo Blind Guardian", já basta o Savage Circus *, não é mesmo?
* Comentário absolutamente desnecessário e provocativo...mas que eu precisava fazer! :-)
Line-up:
Hansi Kürsch - Vocais
André Olbrich - Guitarras
Marcus Siepen - Guitarras
Frederik Ehmke - Bateria/Percussão
Músico convidado:
Oliver Holzwarth – Baixo
Tracklist:
01. This Will Never End
02. Otherland
03. Turn the Page
04. Fly
05. Carry the Blessed Home
06. Another Stranger Me
07. Straight Through the Mirror
08. Lionheart
09. Skalds and Shadows
10. The Edge
11. The New Order
12. Dead Sound of Misery
Gravadora:
Nuclear Blast
Site Oficial:
http:// www.blind-guardian.com/
Outras resenhas de A Twist In The Myth - Blind Guardian
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música de prog metal lançada a cada ano, de 1985 até 2025
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
O músico que para James Hetfield representava a própria América
Filha de vocalista do Poison começa a vender "pack do pezinho"
10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
Baterista responde a reclamações dos fãs sobre o Anthrax tocar sempre o mesmo setlist
Os cinco maiores álbuns da história do rock progressivo
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
Ex-Queensryche, Geoff Tate confirma dois shows no Brasil para 2027
Os 10 maiores baixistas de todos os tempos, segundo a Rolling Stone
Steve Harris aponta a música ideal para apresentar o Iron Maiden a quem nunca ouviu a banda
Masters of Voices reúne quatro gerações do rock e heavy metal na América do Sul e no Brasil
Europe lança "The Cult of Ignorance", faixa de seu próximo disco de estúdio
"Consigo tocar a maioria das músicas do Sabbath com dois dedos", disse Tony Iommi
Qual o melhor guitarrista que tocou com Ozzy Osbourne? Madman responde
As cinco bandas que Bob Dylan confessou que queria ter feito parte
A inesperada maneira como pai de Chester descobriu abuso que filho sofria na infância


Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
Draconian - "In Somnolent Ruin" reafirma seu espaço de referência na música melancólica
Espera de quinze anos vale cada minuto de "Born To Kill", o novo disco do Social Distortion
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR
O Ápice de uma Era: Battle Beast e a Forja Implacável de "Steelbound"
"Acústico MTV" do Capital Inicial: o álbum que redefiniu uma carreira e ampliou o alcance do rock
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes
