Resenha - Love - Beatles
Por Rodrigo Kinchescki
Postado em 17 de dezembro de 2006
É, estamos novamente acompanhamento um lançamento de um "novo" álbum dos Beatles. Intitulado "LOVE", o disquinho traz músicas remasterizadas a partir das fitas originais que são utilizadas como trilha sonora para o mais recente espetáculo do Cirque du Soleil.
Talvez você deva estar se perguntando: -- Quando isso irá acabar? Todo ano a mesma notícia, e todos nós sabemos que os Beatles eram 4 caras que formavam algo mágico, e essa reunião hoje é impossível. E todos nós sabemos que de "novo", tirando material antigo ainda inédito, não teremos acesso, infelizmente. Sinceramente, isso não passa de oportunismo da indústria da música para manter suas vendas aceitáveis.
Será mesmo? Será que qualquer trabalho bem executado por nomes de respeito (leia-se George Martin e Cirque du Soleil) não vale a pena para, no mínimo, lembrar o histórico de contribuição do grupo para a música mundial?
O que pensar de uma banda que evoluiu tecnicamente de forma inversa ao convencional, ou seja, a técnica foi sendo adquirida enquanto batalhava em shows estafantes e noites intermináveis.
Como desprezar o pioneirismo em lançar composições no formato LP (inclusive com as letras das músicas encartadas) ao invés dos compactos com duas músicas sendo um marco no mundo fonográfico e é a forma utilizada até hoje.
E mais, como não agradecer que a idéia arriscada em lançar compactos com músicas não incluídas nos LP´S acabaria se tornando um diferencial aos fãs e uma arma utilizada hoje no combate à pirataria (incluí-se aqui DVD´S promocionais, CD-ROM, CD´S com entrevistas e clipe de lançamento, senha de acesso restrito aos sites oficiais).
Onde encontrar a solução para o problema de não estar em vários lugares ao mesmo tempo para divulgar novas músicas? Os Beatles acharam simples: gravar pequenos vídeos para apresentar as canções (eis que acaba de nascer, portanto, o infalível videoclipe).
Você que leu este texto até aqui, no mínimo já questionou minha imparcialidade sobre o assunto. Realmente sou um fã ardoroso dos garotos de Liverpool, porém não alienado.
Não parei no tempo e apenas ouço as músicas de meus prediletos. O que seria da história sem Led Zeppelin, The Doors, Creedence Clearwater Revival, The Who, Janis Joplin, Cream, Jethro Tull, Elvis Presley. O que seria da história da música sem suas maravilhosas e impetuosas personalidades.
Mas como não ressaltar uma banda que não se conteve e se enveredou pelo cinema ("Help!", "A Hard Day´s Night" e "Magical Mystery Tour") e animação (Yellow Submarine); que criou uma banda fictícia para lançar um disco tão complexo e inusitado (música indiana, fitas reproduzidas ao contrário, barulho de animais, orquestração) que é marco na experimentação musical!
É preciso muita ousadia para após todo este experimentalismo lançar um álbum duplo básico, com capa totalmente branca, mesclando em um único trabalho, pop, rock, blues, reggae ("Ob-La-Di, Ob-La-Da)" despretensiosos, com melodias e arranjos trabalhados sem soar inconsistente.
Tudo, sempre realizado com uma busca incessante pela perfeição, e sabemos que na música só desta forma bons músicos se sobressaem à gama de "novos talentos" que nascem todos os dias na mídia.
"LOVE" só vem a confirmar o quanto a música dos beatles é original, criativa, eclética e atual.
Oportunismo? Ou é isso que mantém a chama dos fabulosos acesa para que sejam conhecidos e amados por nossos filhos, netos, bisnetos...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
O clássico do Metallica que fez James Hetfield se encolher: "Aquilo foi ruim"
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
O filme de guerra que inspirou uma das maiores músicas do Metallica de todos os tempos
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
Os dois nomes citados por Cornell ao assumir que odiava rockstars arrogantes ou inacessíveis
O melhor e o pior disco do Sepultura, de acordo com a Metal Hammer
A piada de Phil Lynott sobre o Black Sabbath que fez Tony Iommi cair na risada
A música do Thin Lizzy que sempre deixa James Hetfield de bom humor
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
"Eu tenho a força!" Brian May (Queen) trabalhou na trilha de novo filme do He-Man
Como o filme "Ainda Estou Aqui" contradiz a crença que Roberto Carlos era um artista alienado
Por que Renato Russo alterou letra original de "Eduardo e Mônica", segundo biógrafa
Slash explica como a simples presença de Axl Rose muda tudo para ele



O disco do Metallica que Regis Tadeu compara a clássicos de Beatles, Led Zeppelin e Floyd
Os quatro únicos clássicos dos Beatles que concorreram ao Grammy e perderam
O "pior músico" que Paul McCartney disse que os Beatles já tiveram
Aos 85 anos, Ringo Starr anuncia novo álbum, "Long Long Road"
Mikael Åkerfeldt explica o que o faz considerar Opeth e Beatles progressivos
O momento em que George Harrison passou a respeitar Ringo Starr como compositor
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história
O álbum dos Beatles que chamou a atenção de Brian Wilson por performance de Paul McCartney
Iron Maiden: uma análise sincera de "Senjutsu"



