Resenha - Chaos Corporation - Torture Squad
Por Maurício Dehò
Postado em 27 de novembro de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Só pra esquentar um pouco os headbangers que esperam pelo próximo álbum de estúdio do Torture Squad, o Hellbound, a banda resolveu lançar um single especial para os brasileiros. Com "Chaos Corporation", os paulistas colocaram duas músicas inéditas no mercado além de darem de presente a demo "A Soul In Hell", lançada em 1993, quase completa e o video-clipe de "Pandemonium" para ser conferido em computadores.
Torture Squad - Mais Novidades
E pelo que se ouve nos novos sons, o público tem mesmo que aguardar o lançamento, previsto para sair até fevereiro, com ansiedade. Quem teve sorte, até pôde conferi-los na atual turnê da banda que cruzou o Brasil e chegou até a Europa, onde se apresentaram por cerca de um mês.
Se comparado com "Pandemonium", último álbum da banda, de 2003, "Chaos Corporation" e "Beast Within" mostram que a banda conseguiu se superar e atingir um nível ainda mais alto de maturidade no seu trash/death metal.
Tudo começa com a capa do single, que é nada mais que um fundo preto e o novo símbolo da banda com as iniciais da banda moldadas em (adivinhe?!?) METAL. O trabalho de Paul Gerrard, que também assinará a arte de Hellbound, é bem marcante e difere das capas anteriores, mais voltadas para o lado das pinturas. Além disso, a produção está muito boa e limpa, com os instrumentos bem equilibrados entre si e com os vocais de Vitor Rodrigues. Mais uma vez, os responsáveis por esta parte foram Heros Trench e Marcello Pompeu, do Korzus.
A primeira faixa, que dá nome ao single, é matadora. Começa desfilando riffs bem no estilo que está consagrando o Torture. Maurício Nogueira abusa das guitarras sobrepostas, o que teve um efeito bem legal no começo da música, com umas linhas bem diferentes e é sempre acompanhado pela consistente cozinha formada por Amilcar Christófaro e Castor. "Chaos Corporation" remete bastante a "Horror And Torture", que abre o último álbum, mas de modo criativo, sem chegar a copiá-la. Estão lá as paradinhas, as quebradas no ritmo e aquele riff no meio da música que parece feito só para os HEADBANGERS chacoalharem a cabeleira. Ainda há o refrão: simples, mas que fica na cabeça.
A banda se sobressai como um todo, mas Vitor é sempre o algo mais. Com seus diversos tipos de guturais (certeza que eles só tem um vocalista?), dessa vez ele só usou algumas delas, escolhendo, pelo menos nestas duas, puxar para os timbres mais graves, ao contrário de músicas como "Towers on Fire". Mesmo assim, as variações continuam em grande quantidade e os urros parecem melhores que nunca. A próxima é "Beast Within" que segue na mesma linha. O destaque fica para o riff inicial, bem criativo e com vários passagens de bumbos duplos de Amilcar, e divertidas linhas vocais.
Por parte das antigüidades que complementam os 20 minutos do single, estão duas músicas do "A Soul In Hell" e mais uma intro, "Obskure". A primeira é a que dá o nome à demo, originalmente lançada em fita. Como não poderia deixar de ser, a qualidade do som é tosca, com o som da guitarra bastante estourado, até porque a produção foi feita pela própria banda, na época com pouca experiência no assunto. No entanto, a música já mostrava o que viria pela frente e, evoluindo com o tempo, está presente até hoje nos shows da banda, vide o CD/DVD ao vivo "Death, Chaos and Torture Alive".
O material é fechado com "Suffocation", que tem uma levada mais lenta e diferente do que se costuma ouvir dos paulistas. Ela mostra como Vitor já variava bastante os seus vocais, tendência que segue com as músicas novas. O fato de poder contrapor os sons novos com os primeiros também é interessante e mostra toda a evolução do quarteto.
Para quem é colecionador, gostaria de ter um registro da demo em CD ou simplesmente não agüenta esperar até fevereiro para ouvir "Hellbound", "Chaos Corporation" é uma boa opção. É esperar que tenham restado balas na agulha para as outras faixas do novo álbum, que agora está em processo de mixagem.
Mas que o CD promete, ah, isso promete, HEADBANGERS!
FORMAÇÃO:
Vitor Rodrigues - vocal
Castor - baixo
Maurício Nogueira - guitarra
Amilcar Chrsitófaro - bateria
Track List:
1. Chaos Corporation *
2. Beasth Within *
3. Obskure(intro)/A Soul in Hell **
4. Suffocation **
5. Pandemonium (video-clipe)
(*)inéditas / (**) demo tape A Soul in Hell
Site oficial:
http://www.torturesquad.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
A pior música do pior disco do Kiss, segundo o Heavy Consequence
Os 11 melhores discos de rock progressivo dos anos 1970, segundo a Loudwire
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?
Death On Two Legs: a declaração de ódio de Freddie Mercury
A opinião de Noel Gallagher sobre o Pink Floyd: "Morreria feliz se escrevesse essa"


Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
"Hollywood Vampires", o clássico esquecido, mas indispensável, do L.A. Guns
"Hall Of Gods" celebra os deuses da música em um álbum épico e inovador
Nirvana - 32 anos de "In Utero"
Perfect Plan - "Heart Of a Lion" é a força do AOR em sua melhor forma
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental



