Resenha - Chaos Corporation - Torture Squad
Por Maurício Dehò
Postado em 27 de novembro de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Só pra esquentar um pouco os headbangers que esperam pelo próximo álbum de estúdio do Torture Squad, o Hellbound, a banda resolveu lançar um single especial para os brasileiros. Com "Chaos Corporation", os paulistas colocaram duas músicas inéditas no mercado além de darem de presente a demo "A Soul In Hell", lançada em 1993, quase completa e o video-clipe de "Pandemonium" para ser conferido em computadores.
Torture Squad - Mais Novidades
E pelo que se ouve nos novos sons, o público tem mesmo que aguardar o lançamento, previsto para sair até fevereiro, com ansiedade. Quem teve sorte, até pôde conferi-los na atual turnê da banda que cruzou o Brasil e chegou até a Europa, onde se apresentaram por cerca de um mês.
Se comparado com "Pandemonium", último álbum da banda, de 2003, "Chaos Corporation" e "Beast Within" mostram que a banda conseguiu se superar e atingir um nível ainda mais alto de maturidade no seu trash/death metal.
Tudo começa com a capa do single, que é nada mais que um fundo preto e o novo símbolo da banda com as iniciais da banda moldadas em (adivinhe?!?) METAL. O trabalho de Paul Gerrard, que também assinará a arte de Hellbound, é bem marcante e difere das capas anteriores, mais voltadas para o lado das pinturas. Além disso, a produção está muito boa e limpa, com os instrumentos bem equilibrados entre si e com os vocais de Vitor Rodrigues. Mais uma vez, os responsáveis por esta parte foram Heros Trench e Marcello Pompeu, do Korzus.
A primeira faixa, que dá nome ao single, é matadora. Começa desfilando riffs bem no estilo que está consagrando o Torture. Maurício Nogueira abusa das guitarras sobrepostas, o que teve um efeito bem legal no começo da música, com umas linhas bem diferentes e é sempre acompanhado pela consistente cozinha formada por Amilcar Christófaro e Castor. "Chaos Corporation" remete bastante a "Horror And Torture", que abre o último álbum, mas de modo criativo, sem chegar a copiá-la. Estão lá as paradinhas, as quebradas no ritmo e aquele riff no meio da música que parece feito só para os HEADBANGERS chacoalharem a cabeleira. Ainda há o refrão: simples, mas que fica na cabeça.
A banda se sobressai como um todo, mas Vitor é sempre o algo mais. Com seus diversos tipos de guturais (certeza que eles só tem um vocalista?), dessa vez ele só usou algumas delas, escolhendo, pelo menos nestas duas, puxar para os timbres mais graves, ao contrário de músicas como "Towers on Fire". Mesmo assim, as variações continuam em grande quantidade e os urros parecem melhores que nunca. A próxima é "Beast Within" que segue na mesma linha. O destaque fica para o riff inicial, bem criativo e com vários passagens de bumbos duplos de Amilcar, e divertidas linhas vocais.
Por parte das antigüidades que complementam os 20 minutos do single, estão duas músicas do "A Soul In Hell" e mais uma intro, "Obskure". A primeira é a que dá o nome à demo, originalmente lançada em fita. Como não poderia deixar de ser, a qualidade do som é tosca, com o som da guitarra bastante estourado, até porque a produção foi feita pela própria banda, na época com pouca experiência no assunto. No entanto, a música já mostrava o que viria pela frente e, evoluindo com o tempo, está presente até hoje nos shows da banda, vide o CD/DVD ao vivo "Death, Chaos and Torture Alive".
O material é fechado com "Suffocation", que tem uma levada mais lenta e diferente do que se costuma ouvir dos paulistas. Ela mostra como Vitor já variava bastante os seus vocais, tendência que segue com as músicas novas. O fato de poder contrapor os sons novos com os primeiros também é interessante e mostra toda a evolução do quarteto.
Para quem é colecionador, gostaria de ter um registro da demo em CD ou simplesmente não agüenta esperar até fevereiro para ouvir "Hellbound", "Chaos Corporation" é uma boa opção. É esperar que tenham restado balas na agulha para as outras faixas do novo álbum, que agora está em processo de mixagem.
Mas que o CD promete, ah, isso promete, HEADBANGERS!
FORMAÇÃO:
Vitor Rodrigues - vocal
Castor - baixo
Maurício Nogueira - guitarra
Amilcar Chrsitófaro - bateria
Track List:
1. Chaos Corporation *
2. Beasth Within *
3. Obskure(intro)/A Soul in Hell **
4. Suffocation **
5. Pandemonium (video-clipe)
(*)inéditas / (**) demo tape A Soul in Hell
Site oficial:
http://www.torturesquad.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rob Halford revela por que deixou o Judas Priest após "Painkiller"
Geddy Lee explica por que Rush não quis alguém como Mike Portnoy no lugar de Neil Peart
Roland Grapow traz ao Brasil show celebrando 30 anos de clássico do Helloween
Dave Mustaine explica por que resolveu colocar um ponto final na história do Megadeth
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
A música que o Helloween resgatou após mais de 20 anos sem tocar ao vivo
"Não somos um cover, somos a banda real", diz guitarrista do Lynyrd Skynyrd
Pink Floyd anuncia a coletânea "8-Tracks", que inclui versão estendida de "Pigs On The Wing"
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Type O Negative ainda não conseguiu convencer tecladista a voltar
A regra não escrita que o Iron Maiden impõe nos solos de guitarra, segundo Adrian Smith
Por que em "Ride the Lightning" o Metallica deu um grande salto em relação a "Kill 'Em All"
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Andi Deris lembra estreia do Helloween no Brasil em 1996
A banda que Iggor Cavalera considera "mil vezes" mais importante que Beatles e Stones
Pete Townshend ficou "incrivelmente decepcionado" com seu herói Bob Dylan
O significado de "tempestade da cor dos teus olhos castanhos" em "Tempo Perdido"

A banda de metal extremo brasileira que teve camarim no Rock in Rio invadido por Thiago Lacerda
O cantor que impressionou Mayara Puertas no Rock in Rio por ser altão: "Tenho quase 1,70"
Quinze bandas brasileiras de Rock e Metal com mulheres na formação que merecem sua atenção
O hit do Sepultura que elogiado trecho final foi sugerido por e-mail por cantora brasileira
O melhor show do Rock in Rio 2019, segundo Mayara Puertas do Torture Squad
Os 5 álbuns e metal que moldaram Mayara Puertas, vocalista do Torture Squad
Baterista do Matanza Ritual e Torture Squad é dopado e roubado após show do AC/DC
Mayara Puertas revela conversa com Angela Gossow: "Quer ir no show do Torture Squad"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



