A incrível história de quando Whitesnake quase contratou guitarrista ícone do rock cristão
Por Gustavo Maiato
Postado em 10 de dezembro de 2022
O Whitesnake é uma das bandas de maior sucesso dentro do rock clássico e hits como "Is This Love", "Here I Go Again" e "Still Of The Night" são clássicos que nunca vão ficar ultrapassados.
O que pouca gente sabe é que no começo dos anos 1980, quando David Coverdale demitiu os guitarristas Mel Galley e Micky Moody, o Whitesnake quase contratou como substituto Rex Caroll, ícone do rock cristão, que fez sucesso no Whitecross nos anos seguintes.
Em entrevista ao jornalista musical Gustavo Maiato, Rex Caroll contou como decidiu se candidatar ao cargo quando soube que Coverdale havia demitido a dupla de guitarristas, mas no final o rockstar acabou decidindo por contratar John Sykes.
"O que aconteceu foi que eu estava no último ano na Universidade. Tinha uma revista inglesa sobre rock que era famosa. O lance é que quando uma edição sai, as notícias já são velhas. De qualquer forma, vi uma notícia sobre o Whitesnake. Acompanhava muito o Whitesnake porque eles vieram do Deep Purple, assim como o Rainbow.
No caso do Whitesnake, do David Coverdale, eles já tinham uns seis álbuns, mas só dava para conseguir o disco importando da Europa. Eles tinham dois guitarristas, mas não curtia muito o som da guitarra. Aí, vi nessa revista que o Coverdale tinha demitido os dois e buscava substitutos.
Vi esse anúncio e pensei: ‘Bom, se eu não tentar nada, vou me odiar para sempre’. Eu ia ficar o resto da vida lamentando nunca ter tentado. Então, fiz uma gravação de fita cassete tocando duas músicas. Enviei para o endereço para eles avaliarem. Tentei fazer meu melhor, sabe? Achei que nunca fosse ouvir nada mais sobre isso.
Meses depois, meu telefone tocou e era o chefe da gravadora do Whitesnake. Naquela época, o conceito de era digital não existia. A gravadora era algo muito grande. É difícil um jovem de hoje entender. É como se você tivesse 17 anos, vindo de uma cidade pequena e do nada as pessoas começassem a dizer que você é bom, só que você não tem conexões. Aí, escrevi uma carta e tudo mais.
O pessoal da Atlantic Records disse que achou ótimo meu vídeo e queriam que eu mostrasse mais. Achei que fosse algo de filme, que nunca aconteceria na vida real. O departamento de Arte e Repertório era algo muito grande na gravadora e foram eles que me contataram. Ainda existe esse tipo de trabalho nas gravadoras. O trabalho é descobrir novos talentos e assinar antes de outras.
Aí, recebi outra ligação dizendo que a audição estava cancelada, porque o Whitesnake já tinha assinado com o John Sykes. Ele também era um dos meus guitar heroes. Eles falaram que gostaram do que eu fiz e queriam construir uma banda para mim. Esse cara se tornou meu mentor por uns três anos e me ensinou muita coisa. Finalizei a Universidade em Violão Clássico e ele me ensinou como tocar guitarra no estilo rockstar. Como ser um músico profissional.
Ele assinou comigo e foi assim que começou o Fierce Heart, minha primeira banda grande. Foi uma grande experiência para mim. Aprendi muitas coisas com ele. Me tornei muito melhor do que poderia ser", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps