Resenha - Memorial - Moonspell
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 24 de novembro de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Doze anos, sete álbuns e dois EPs fizeram do Moonspell o conjunto português que mais cresce no planeta. Após três anos longe dos estúdios, a banda volta com seu mais novo trabalho, "Memorial", um disco hostil, ainda mais obscuro e brutal que seu antecessor. Sua sonoridade se aproxima, sob vários aspectos, dos conjuntos de metal extremo, com sugestões de Black Metal ainda mais evidentes e, somadas à linha gótica que sempre permeou suas músicas, acabou por gerar um registro totalmente opressivo e moderno.
Outros pontos consideráveis para o resultado final agressivo são as vocalizações de Fernando Ribeiro, que optou por reduzir em muito suas famosas linhas melódicas e agora praticamente ruge de forma crua como os cantores de Death Metal. Os teclados estão atuais e são fundamentais para o forte clima gótico, mas estão longe de serem dominantes, em primeiro plano estão as guitarras, cujos riffs contínuos orientam realmente as canções por aqui.
Com uma introdução e dois interlúdios bem encaixados – que podem parecer supérfluos para alguns – o melhor fica mesmo para "Finisterra", que causa impacto imediato pela brutalidade e ótimas guitarras, além de "Memento Mori", que continua de forma obscura e maligna e com a melhor atuação do vocalista no álbum. "Luna" interrompe o ritmo distorcido, sendo uma típica balada gótica onde Fernando assume as vozes limpas, que são divididas por bonitas harmonias vocais femininas. Mas a calmaria dura pouco, pois a longa "Best Forgotten" é um épico tumultuoso, com um peso absurdo e que fecha o disco com um clima infernal.
Impossível não citar a excelente produção de Waldemar Sorychta, companheiro de longa data e que já havia trabalhado em "Wolfheart" (95), "Irreligious" (96) e "Sin/Pecado" (98). Em "Memorial" ainda assumiu o contrabaixo e com certeza muito da sinergia e densidade de suas canções são de sua responsabilidade.
Saca aqueles discos que soam ainda melhores a cada audição? Pois é... Pode não ser tão versátil, mas "Memorial" se distingue tanto quanto o excelente "Irreligious" (96) em termos de elegância nas composições. Será um choque àqueles que preferem o Moonspell melancólico e melódico, mas indispensável aos xiitas que acham que estes portugueses somente acertaram no brutal debut "Wolfheart" (95).
Formação:
Fernando Ribeiro - Voz
Pedro Paixao - Guitarra e Teclados
Ricardo Amorim - Guitarra e Teclados
Mike Gaspar - Bateria
Waldemar Sorychta - Baixo em estúdio
Moonspell – Memorial
(2006 – SPV Records / Hellion Records – nacional)
01. In Memoriam
02. Finisterra
03. Memento Mori
04. Sons Of Earth
05. Blood Tells
06. Upon The Blood Of Men
07. At The Image Of Pain
08. Sanguine
09. Proliferation
10. Once It Was Ours!
11. Mare Nostrum
12. Luna
13. Best Forgotten
Homepage: www.moonspell.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
Axl Rose e a maior canção country que já existiu - e que veio de uma banda de rock
Ozzy Osbourne foi avisado pelos médicos que não sobreviveria se fizesse o último show
Sharon lembra primeira reação ao ver Ozzy Osbourne morto
Sharon revela as últimas palavras que ouviu de Ozzy Osbourne
Sonia Anubis denuncia abusos no Burning Witches: "Tratam músicos como lixo; pior que a Dogma"
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
Alírio Netto quebra silêncio sobre Angra e fala se há planos futuros
Como seria o Sepultura se Max não tivesse deixado a banda, segundo ele mesmo
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"
Beatles: o que significa a referência aos Stones na capa do Sgt. Pepper's?
Renato Russo obrigou Skank a cancelar horário no estúdio porque não queria dividir local
Dave Mustaine diz que Kiko Loureiro é o melhor guitarrista da história do Megadeth



Moonspell começará a gravar seu próximo disco de estúdio em dezembro, afirma vocalista
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



