Resenha - Memorial - Moonspell
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 24 de novembro de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Doze anos, sete álbuns e dois EPs fizeram do Moonspell o conjunto português que mais cresce no planeta. Após três anos longe dos estúdios, a banda volta com seu mais novo trabalho, "Memorial", um disco hostil, ainda mais obscuro e brutal que seu antecessor. Sua sonoridade se aproxima, sob vários aspectos, dos conjuntos de metal extremo, com sugestões de Black Metal ainda mais evidentes e, somadas à linha gótica que sempre permeou suas músicas, acabou por gerar um registro totalmente opressivo e moderno.
Outros pontos consideráveis para o resultado final agressivo são as vocalizações de Fernando Ribeiro, que optou por reduzir em muito suas famosas linhas melódicas e agora praticamente ruge de forma crua como os cantores de Death Metal. Os teclados estão atuais e são fundamentais para o forte clima gótico, mas estão longe de serem dominantes, em primeiro plano estão as guitarras, cujos riffs contínuos orientam realmente as canções por aqui.
Com uma introdução e dois interlúdios bem encaixados – que podem parecer supérfluos para alguns – o melhor fica mesmo para "Finisterra", que causa impacto imediato pela brutalidade e ótimas guitarras, além de "Memento Mori", que continua de forma obscura e maligna e com a melhor atuação do vocalista no álbum. "Luna" interrompe o ritmo distorcido, sendo uma típica balada gótica onde Fernando assume as vozes limpas, que são divididas por bonitas harmonias vocais femininas. Mas a calmaria dura pouco, pois a longa "Best Forgotten" é um épico tumultuoso, com um peso absurdo e que fecha o disco com um clima infernal.
Impossível não citar a excelente produção de Waldemar Sorychta, companheiro de longa data e que já havia trabalhado em "Wolfheart" (95), "Irreligious" (96) e "Sin/Pecado" (98). Em "Memorial" ainda assumiu o contrabaixo e com certeza muito da sinergia e densidade de suas canções são de sua responsabilidade.
Saca aqueles discos que soam ainda melhores a cada audição? Pois é... Pode não ser tão versátil, mas "Memorial" se distingue tanto quanto o excelente "Irreligious" (96) em termos de elegância nas composições. Será um choque àqueles que preferem o Moonspell melancólico e melódico, mas indispensável aos xiitas que acham que estes portugueses somente acertaram no brutal debut "Wolfheart" (95).
Formação:
Fernando Ribeiro - Voz
Pedro Paixao - Guitarra e Teclados
Ricardo Amorim - Guitarra e Teclados
Mike Gaspar - Bateria
Waldemar Sorychta - Baixo em estúdio
Moonspell – Memorial
(2006 – SPV Records / Hellion Records – nacional)
01. In Memoriam
02. Finisterra
03. Memento Mori
04. Sons Of Earth
05. Blood Tells
06. Upon The Blood Of Men
07. At The Image Of Pain
08. Sanguine
09. Proliferation
10. Once It Was Ours!
11. Mare Nostrum
12. Luna
13. Best Forgotten
Homepage: www.moonspell.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
10 guitarristas impossíveis de serem copiados, conforme o Metal Injection
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
Esposa e filho homenageiam David Coverdale após anúncio de aposentadoria
A "guerra musical" dentro do Guns N' Roses que fez a banda se desmanchar
Músicos originais do Black Sabbath passariam o Natal juntos, revela Geezer Butler
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
A melhor gravação de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins
O álbum que metade do Black Sabbath concordava ser o pior da banda
A reação dos membros do Paradise Lost quando foram chamados de "o novo Metallica"
O guitarrista americano que fez a cabeça de Jéssica Falchi: "Eu adorava!"
Lars Ulrich, do Metallica, é um bom baterista? Mike Portnoy explica
O vexame em evento de família que fez Andreas Kisser decidir parar de beber álcool
Como Tommy Lee e o Mötley Crüe ajudaram Axl Rose a escrever "November Rain"


Moonspell começará a gravar seu próximo disco de estúdio em dezembro, afirma vocalista
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



