Resenha - Memorial - Moonspell
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 24 de novembro de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Doze anos, sete álbuns e dois EPs fizeram do Moonspell o conjunto português que mais cresce no planeta. Após três anos longe dos estúdios, a banda volta com seu mais novo trabalho, "Memorial", um disco hostil, ainda mais obscuro e brutal que seu antecessor. Sua sonoridade se aproxima, sob vários aspectos, dos conjuntos de metal extremo, com sugestões de Black Metal ainda mais evidentes e, somadas à linha gótica que sempre permeou suas músicas, acabou por gerar um registro totalmente opressivo e moderno.
Moonspell - Mais Novidades
Outros pontos consideráveis para o resultado final agressivo são as vocalizações de Fernando Ribeiro, que optou por reduzir em muito suas famosas linhas melódicas e agora praticamente ruge de forma crua como os cantores de Death Metal. Os teclados estão atuais e são fundamentais para o forte clima gótico, mas estão longe de serem dominantes, em primeiro plano estão as guitarras, cujos riffs contínuos orientam realmente as canções por aqui.
Com uma introdução e dois interlúdios bem encaixados – que podem parecer supérfluos para alguns – o melhor fica mesmo para "Finisterra", que causa impacto imediato pela brutalidade e ótimas guitarras, além de "Memento Mori", que continua de forma obscura e maligna e com a melhor atuação do vocalista no álbum. "Luna" interrompe o ritmo distorcido, sendo uma típica balada gótica onde Fernando assume as vozes limpas, que são divididas por bonitas harmonias vocais femininas. Mas a calmaria dura pouco, pois a longa "Best Forgotten" é um épico tumultuoso, com um peso absurdo e que fecha o disco com um clima infernal.
Impossível não citar a excelente produção de Waldemar Sorychta, companheiro de longa data e que já havia trabalhado em "Wolfheart" (95), "Irreligious" (96) e "Sin/Pecado" (98). Em "Memorial" ainda assumiu o contrabaixo e com certeza muito da sinergia e densidade de suas canções são de sua responsabilidade.
Saca aqueles discos que soam ainda melhores a cada audição? Pois é... Pode não ser tão versátil, mas "Memorial" se distingue tanto quanto o excelente "Irreligious" (96) em termos de elegância nas composições. Será um choque àqueles que preferem o Moonspell melancólico e melódico, mas indispensável aos xiitas que acham que estes portugueses somente acertaram no brutal debut "Wolfheart" (95).
Formação:
Fernando Ribeiro - Voz
Pedro Paixao - Guitarra e Teclados
Ricardo Amorim - Guitarra e Teclados
Mike Gaspar - Bateria
Waldemar Sorychta - Baixo em estúdio
Moonspell – Memorial
(2006 – SPV Records / Hellion Records – nacional)
01. In Memoriam
02. Finisterra
03. Memento Mori
04. Sons Of Earth
05. Blood Tells
06. Upon The Blood Of Men
07. At The Image Of Pain
08. Sanguine
09. Proliferation
10. Once It Was Ours!
11. Mare Nostrum
12. Luna
13. Best Forgotten
Homepage: www.moonspell.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
A música do Pink Floyd que David Gilmour mais gostava de tocar ao vivo
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
O hit do Nightwish com que Anette Olzon não concordava e virava as costas no palco
Soundgarden fará show do intervalo na abertura da temporada 2026/27 da NFL
O álbum de heavy metal preferido de Rob Halford, vocalista do Judas Priest
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
A faixa do Guns N' Roses em que Axl Rose atingiu a nota mais alta de sua carreira
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
O disco raríssimo que David Gilmour preferiu deixar enterrado; "Tenho tanta vergonha"
Eluveitie, Soilwork e Kanonenfieber se apresentarão no Bangers Open Air 2027
5 músicas de metal em que o baixo é mais legal do que a guitarra
Os 10 melhores álbuns de death metal dos anos 1990 segundo o Metal Injection
Pavarotti gravou uma versão de "Roots Bloody Roots", do Sepultura?
O inesperado megahit de Zé Ramalho que Moonspell quer transformar em metal
Robert Plant: Ele desdenhou Liam Gallagher, do Oasis

Vocalista fala sobre desafios do Moonspell sendo uma banda portuguesa
Moonspell lança "Far from God", seu primeiro disco de estúdio em cinco anos
Vocalista do Moonspell revela origem filosófica de "Far From God"
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



