Resenha - Highway Companion - Tom Petty
Por Ricardo Seelig
Postado em 17 de outubro de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em mais de trinta anos de carreira, o americano Tom Petty não gravou nenhum disco que possa ser considerado ruim ou mediano. Esta linearidade se mantém em seu novo trabalho, "Highway Companion". Sucessor de "The Last DJ", lançado em 2002, mostra mais uma vez toda a consistência da obra de Petty.
Tom Petty - Mais Novidades
Quem conhece a sua carreira sabe que ela sempre foi marcada por uma forte influência dos sons regionais americanos, como o country e o blues, unidos com perfeição ao rock. Em vários momentos, ao longo destas três décadas, os álbuns de Petty foram comparados aos trabalhos de Bob Dylan, e isso não é nenhum exagero. Assim com Dylan, Petty mergulha fundo nas raízes musicais do seu país, emergindo com novos caminhos sonoros.
Curiosamente, "Highway Companion" é apenas o terceiro álbum lançado por Petty a não contar com o nome dos Heartbreakers, sua tradicional banda de apoio, nos créditos. Coincidentemente ou não, os outros dois trabalhos onde isso ocorreu, "Full Moon Fever" de 1989 e "Wildflowers" de 1994, são considerados até hoje seus dois melhores álbuns.
Ouvir "Highway Companion", como o título sugere, pede uma estrada livre a sua frente, sem destino para chegar, sem hora para voltar. A mistura de estilos que sempre marcou a sua carreira nesse novo trabalho continua eficaz, surpreendendo o ouvinte a cada faixa. "Saving Grace" abre o álbum com um boogie que une John Lee Hooker e ZZ Top. "Turn This Car Around" traz referências das clássicas "Mary Jane´s Last Dance" e "Into The Great Wide Open". Os climas acústicos, tecidos em delicados arranjos, soam como sentimentos entrelaçados. A classe de Petty, e de todos os músicos que o acompanham, elevam o nível de "Highway Companion", e o que se ouve é rock, é pop, é blues, é country, da mais alta qualidade, não importando se os níveis comparativos entre um estilo ou outro sejam diferentes.
Há mais de trinta anos, desde que lançou seu primeiro trabalho, "Tom Petty & The Heartbreakers", em 1976, Tom Petty vem se mantendo como uma das mais importantes e influentes forças do rock americano. "Highway Companion" ratifica esta posição, e mostra que o anjo louro que já teve Dylan, George Harrison e Roy Orbison como parceiros ainda irá nos dar muitas alegrias.
Altamente recomendável.
Faixas:
1. Saving Grace
2. Square One
3. Flirting With Me
4. Down South
5. Jack
6. Turn This Car Around
7. Big Weekend
8. Night Driver
9. Damaged By Love
10. This Old Town
11. Ankle Deep
12. The Golden Rose
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze confirma primeiras 63 atrações para 2027
O músico com quem Eric Clapton subiu várias vezes ao palco, apesar de serem "incompatíveis"
Veja Ritchie Blackmore tocando "Smoke on the Water" com o Deep Purple após 33 anos
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
A banda que se preparava para dominar os anos oitenta, mas a tragédia chegou antes
O cantor que Brian Johnson considera tudo o que um vocalista de rock deveria ser
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore adorava, mas não conseguia tocar ao vivo
Ouça regravação para "Beth", do Kiss, com Rick Wakeman no piano
Edu Falaschi reúne convidados nacionais e internacionais em superprodução em São Paulo
Ritchie Blackmore conta que pediu a Ian Gillan para tocar com Deep Purple
O ex-guitarrista de Ozzy que recusou convite para o show de despedida
De Europe a Entombed, 15 das melhores bandas da Suécia, de acordo com a Metal Hammer
A melhor música de Bob Dylan de todos os tempos, segundo Paul McCartney
A pior faixa do clássico "Led Zeppelin IV", de acordo com a Classic Rock
Max Cavalera: "Eu não sei por quê o Soulfly não toca no Rock In Rio"
A canção do AC/DC que Angus Young odeia: "Quem em sã consciência gostaria disso?"
A música "sem noção" de Nando Reis que provavelmente seria cancelada nos dias atuais



O clássico com letra óbvia que George Harrison rejeitou: "Tem que ter algo melhor"
As duas músicas "perfeitamente elaboradas" segundo Rachel Bolan (Skid Row)
O cantor que Bruce Springsteen disse escrever as mais belas canções de amor do rock



