David Gilmour explica porque sua primeira banda era superior ao Pink Floyd
Por Bruce William
Postado em 17 de maio de 2024
Não é de agora que se tornou impossível dissociar a imagem de David Gilmour do Pink Floyd. Depois da saída de Roger Waters no começo dos anos oitenta, Gilmour assumiu o comando da banda, e foi o responsável por álbuns como "A Momentary Lapse of Reason" e "The Division Bell" e por conduzir shows que simultaneamente conseguiram manter boa parte do público que o grupo britânico havia conquistado até então, bem como angariar novos fãs ardorosos.
Pink Floyd - Mais Novidades
Mas como qualquer biografia minimamente informativa sobre a banda aponta, Gilmour não é um dos membros fundadores do Pink Floyd; ele ingressou no grupo em 1967, depois do lançamento do álbum de estreia, "The Piper at the Gates of Dawn", a princípio para auxiliar e complementar as performances ao vivo, pois Syd Barrett já vinha apresentando sinais de deterioração mental. Mas passados poucos meses ficou claro que Syd não continuaria na ativa, e Gilmour então assumiu seu lugar em definitivo.
Antes do Floyd, Gilmour tocava em um grupo chamado Jokers Wild, que passou por várias formações e também por alterações de nome, se apresentando com nomes como Flowers e Bullitt, além de ter gravado algum material por conta própria, apesar de fazer shows geralmente tocando covers. "Éramos destemidos o bastante para fazer harmonias vocais que outros grupos não tentavam, incluindo coisas dos Beach Boys e do Four Seasons", contou o baixista/vocalista Tony Sainty, deixando transparecer o quanto eles prezavam pela qualidade de seu trabalho.
Já o Pink Floyd seguia uma tendência ao experimentalismo, ainda mais em plena efervescência do psicodelismo, e como Barrett estava cada vez oscilando mais nas suas performances, é compreensível que Gilmour tivesse uma opinião positiva a favor de sua banda pré-Floyd em termos de competência técnica, conforme apontou a Far Out ao transcrever uma fala do guitarrista onde ele relembra como foi uma turnê em Londres onde as duas bandas dividiram o palco.
"Eu me senti bastante superior, tenho que dizer. Syd era muito talentoso, obviamente, e Rick era um bom músico, mas Nick e Roger eram músicos bastante comuns naquela época", se referindo aos quatro integrantes do Pink Floyd na época: Syd Barrett, Richard Wright, Nick Mason e Roger Waters.
"Eles eram definitivamente um pouco mais originais do que o que estávamos fazendo, mas nós éramos muito mais habilidosos", prossegue Gilmour. "A gente podia fazer todos os tipos de coisas, de Beatles a Beach Boys, com harmonias vocais maravilhosas e coisas do tipo. Éramos uma banda muito habilidosa, mas é justo dizer que eles estavam tentando fazer algo um pouco diferente", finaliza.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
Os 10 melhores álbuns do DSBM em uma lista para checar sua saúde mental
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath


A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
O artista que Roger Waters diz ter mudado o rock, mas alguns torcem o nariz
Cantor brega Falcão conta a Danilo Gentili treta com Roger Waters do Pink Floyd
O primeiro álbum do Pink Floyd que David Gilmour chamou de "obra-prima"
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"
3 bandas clássicas que felizmente mudaram de nome antes de fazer sucesso
O álbum do Pink Floyd que David Gilmour acabou detestando por causa do Roger Waters
David Gilmour responde se voltará a trabalhar com Roger Waters no Pink Floyd
O famoso solo que David Gilmour jamais começa diferente; "Parece tolice não fazer isso!"
A resposta de Roger Waters ao fã que perguntou qual álbum do Pink Floyd mais gostou de fazer
Rock: alguns dos discos mais raros (e caros) do mundo


