David Gilmour explica porque sua primeira banda era superior ao Pink Floyd
Por Bruce William
Postado em 17 de maio de 2024
Não é de agora que se tornou impossível dissociar a imagem de David Gilmour do Pink Floyd. Depois da saída de Roger Waters no começo dos anos oitenta, Gilmour assumiu o comando da banda, e foi o responsável por álbuns como "A Momentary Lapse of Reason" e "The Division Bell" e por conduzir shows que simultaneamente conseguiram manter boa parte do público que o grupo britânico havia conquistado até então, bem como angariar novos fãs ardorosos.
Pink Floyd - Mais Novidades
Mas como qualquer biografia minimamente informativa sobre a banda aponta, Gilmour não é um dos membros fundadores do Pink Floyd; ele ingressou no grupo em 1967, depois do lançamento do álbum de estreia, "The Piper at the Gates of Dawn", a princípio para auxiliar e complementar as performances ao vivo, pois Syd Barrett já vinha apresentando sinais de deterioração mental. Mas passados poucos meses ficou claro que Syd não continuaria na ativa, e Gilmour então assumiu seu lugar em definitivo.
Antes do Floyd, Gilmour tocava em um grupo chamado Jokers Wild, que passou por várias formações e também por alterações de nome, se apresentando com nomes como Flowers e Bullitt, além de ter gravado algum material por conta própria, apesar de fazer shows geralmente tocando covers. "Éramos destemidos o bastante para fazer harmonias vocais que outros grupos não tentavam, incluindo coisas dos Beach Boys e do Four Seasons", contou o baixista/vocalista Tony Sainty, deixando transparecer o quanto eles prezavam pela qualidade de seu trabalho.
Já o Pink Floyd seguia uma tendência ao experimentalismo, ainda mais em plena efervescência do psicodelismo, e como Barrett estava cada vez oscilando mais nas suas performances, é compreensível que Gilmour tivesse uma opinião positiva a favor de sua banda pré-Floyd em termos de competência técnica, conforme apontou a Far Out ao transcrever uma fala do guitarrista onde ele relembra como foi uma turnê em Londres onde as duas bandas dividiram o palco.
"Eu me senti bastante superior, tenho que dizer. Syd era muito talentoso, obviamente, e Rick era um bom músico, mas Nick e Roger eram músicos bastante comuns naquela época", se referindo aos quatro integrantes do Pink Floyd na época: Syd Barrett, Richard Wright, Nick Mason e Roger Waters.
"Eles eram definitivamente um pouco mais originais do que o que estávamos fazendo, mas nós éramos muito mais habilidosos", prossegue Gilmour. "A gente podia fazer todos os tipos de coisas, de Beatles a Beach Boys, com harmonias vocais maravilhosas e coisas do tipo. Éramos uma banda muito habilidosa, mas é justo dizer que eles estavam tentando fazer algo um pouco diferente", finaliza.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bo Lueders, guitarrista e membro fundador do Harm's Way, morre aos 39 anos
Guns N' Roses - Resenha do show em Porto Alegre
Wolfgang Van Halen toca cover de Rick Astley, seguidores chiam e ele responde com categoria
Os 50 hambúrgueres do Guns N' Roses após show em Porto Alegre
Fala de Alírio Netto sobre brasilidade do Angra revolta fãs de Fabio Lione e gera resposta dura
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
Alissa White-Gluz fala sobre "Black Widow's Web" do Angra e reação ao conhecer Sandy
A música do Metallica que lembra King Crimson, segundo David Ellefson
Korzus anuncia nova formação, com Jéssica Falchi e Jean Patton nas guitarras
Yes suspende atividades e Steve Howe passará por cirurgia de emergência
David Ellefson diz que "Master of Puppets" foi o primeiro disco de metal progressivo
Jéssica Falchi sobre entrar no Korzus: "Existe abismo de diferença entre ser vista e respeitada"
O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
Exausto das brigas, guitarrista não vê a hora de o Journey acabar de vez
Alice Cooper apresenta Anna Cara, nova guitarrista de sua banda


Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
Como uma mesma multa de estacionamento inspirou os Beatles e o Pink Floyd ao mesmo tempo
Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Roger Waters nunca teve paciência para rock "barulhento"; "algumas pessoas são e elas adoram"
Quando David Gilmour teve que ouvir "música comercial" para gravar um disco do Pink Floyd
Fã desembolsa equivalente a R$ 76 milhões por guitarra de David Gilmour
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
O disco do Metallica que Regis Tadeu compara a clássicos de Beatles, Led Zeppelin e Floyd
A confusão de Roger Waters quando ele viu Jimi Hendrix pela primeira vez
A canção que fez o Pink Floyd mudar de direção para se tornar a banda que a gente ama


