Como o Guns N' Roses torrou 50 milhões de reais gravando o clipe mais caro da história
Por André Garcia
Postado em 18 de julho de 2023
Quem nasceu a partir do final do século passado não pegou, mas teve um tempo, antes da internet, em que a MTV dominava o mundo da música. Em seu auge, as bandas se preocupavam mais com clipes do que álbuns. O público marcava hora para estar diante da televisão para assistir o clipe de sua banda favorita.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Além disso, a emissora também nos fornecia o que acreditávamos ser o que havia de melhor no que tinha que mais atual — uma curadoria, assim como fizeram as rádios e hoje fazem as big techs.
No começo dos anos 90, disputavam pelas premiações de melhor clipe Madonna, Michael Jackson e Beastie Boys com bandas como R.E.M., U2 e Guns N' Roses. Com produções cada vez mais ambiciosas, foi deixando de ser uma espécie de sub mídia e se tornando hollywoodiana. Não é à toa que cineastas como Spike Jonze e David Fincher surgiram justamente por volta dessa época dirigindo clipes.
Em 1993, o Guns N' Roses ia com tudo como se não houvesse amanhã (em todas as áreas possíveis). No clipe de "Estranged", lançado em dezembro, Axl decidiu torrar dinheiro em algo ainda mais grandioso que "November Rain". Com uma ostentação levada ao limite, as filmagens exigiram imagens de alta qualidade de um show, um iate, uma piscina com golfinhos e outros delírios de grandeza mais.
O resultado foi uma conta como até então jamais uma gravadora havia visto — e jamais tornou a ser vista desde então. Até hoje "Estranged" é considerado um dos clipes mais caros de todos os tempos; muitas vezes é colocado no topo da lista.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, atualizado para a cotação atual, seria como gastar 50 milhões de reais apenas para gravar um vídeo para um dos singles de um de seus álbuns. E tudo isso para que a MTV exibisse por algumas semanas (não existia YouTube, esqueceu?)
O Guns N' Roses já dava naquela época todos os sinais possíveis de que não duraria daquele jeito. Pouco depois, em questão de meses, implodiu sob sua própria grandeza, com a fundação corroída pelo desgaste das turnês, divergências criativas e o autoritarismo de Axl.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
Bon Jovi realiza primeiro show oficial da nova turnê após quatro anos
A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
Eddie Vedder toma banho de cerveja belga em eliminação americana da Copa
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
O grupo feminino que Roger Waters despreza por considerar o fundo do poço do gosto musical
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
A banda "fria e arrastada" que Dave Grohl considera uma das maiores ao vivo
O maior guitarrista de todos os tempos, segundo Tony Iommi; "meu ídolo"
Erik Grönwall reflete sobre único álbum de estúdio que gravou com o Skid Row
A reclamação que deu origem ao título de um dos grandes clássicos do heavy metal
U2 lança "Street Of Dreams" e inicia nova fase com primeiro álbum inédito em nove anos

Quando Axl Rose usou um tradutor para pedir que fãs do Guns batessem em outros fãs
O maior cantor de metal que Slash ouviu na vida; "incrível!"
CHAMA O VAR: Slash sofre tombo cinematográfico em show do Guns N' Roses
Os 250 melhores álbuns americanos de todos os tempos, segundo a UCR
O álbum de 1978 que "mudou o rock para sempre", segundo Slash
O álbum dos anos setenta que Slash disse ter marcado "o fim do rock como nós conhecíamos"
Os 11 maiores solos com pedal wah da história do rock e metal, segundo a Loudwire
Quando o Guns N' Roses conquistou o Brasil: os históricos shows do RIR que mudaram tudo
O álbum do Guns N' Roses que Axl Rose queria superar; "Quero crescer como artista"
Gilby Clarke: Axl me disse "aproveite seu último show"
Guns N' Roses: as dez melhores (segundo a Loudwire)


