Resenha - Black Metal Warriors - Diecold
Por Gustavo Hermann
Postado em 09 de outubro de 2006
Projeto paralelo de Vorgrov, da banda húngara Marblebog; conhecendo o Marblebog, seria de se esperar atmosferas belas e melancólicas de uma das melhores bandas de ambient black metal da atualidade. Mas isso nada tem a ver com o Diecold... parece que entre uma e outra meditação solitária, Vorgrov se dedica ao álcool e a adorar Satã... ou pelo menos essa é a impressão que se pode ter com este CD, já que ele é total old-school black metal.

A atmosfera oitentista do Diecold vem pricipalmente da pegada thrash da bateria de Gelal (Tuman, Marblebog) e dos riffs simples e diretos das guitarras de Shadow (Dusk, Tuman). Não há letras no encarte do CD, mas elas parecem seguir os clichês satânicos dos anos 80, na linha do Venom e do Sarcófago, com títulos como "Hellcome", "Black Metal Warriors" (que dá nome ao trabalho) e "Armageddon."
Os gritos distantes, reverberados e dolorosos do Marblebog dão lugar a um vocal seco e contínuo no Diecold, como se o vocalista estivesse vomitando as letras depois de uma ingestão exagerada de vodka.
É um trabalho bastante divertido, perfeito para momentos que não combinam com um som lento e melancólico. O Diecold é de certa forma uma antítese do Marblebog: energético, divertido, descompromissado... feito para ser tocado alto em festas black metal.
O único fator comum entre o Diecold e o Marblebog é a qualidade das composições, já que ambos projetos oferecem ótimo material. O único ponto negativo é a qualidade da gravação, que na verdade longe de ser ruim, não sendo cristalina, adiciona mais uma característica do black metal oitentista à sonoridade da banda. Mas gostaria de poder ouvir o som mais alto e poder distinguir cada instrumento.
Se você não se leva tão a sério e consegue se divertir com uma proposta descompromissada como a oferecida pelo Diecold, este material é algo de que irá gostar.
As cinco faixas são de certa forma similares. Armaggedom se destaca; os solos de Shadow são muito bons nessa música e chegam a lembra a banda brasileira Negro Altar... total KVLT!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
Slash afirma que o show do Guns não é coreografado, e revela o que odeia fazer no palco
O maior álbum de metal da história da Espanha, segundo Regis Tadeu
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
A música do Megadeth que flerta com o hair metal, segundo o Heavy Consequence
Guitarrista da banda Crotch Rot é assassinado em bar de Curitiba
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
A dica sobre Led Zeppelin que Alceu Valença deu para um "menino que tinha banda de rock"
Segundo Gene Simmons, Axl Rose, do Guns N' Roses, merecia uma surra


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



