Resenha - Clouds Taken By The Wind - Scud
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 24 de julho de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Scud vem do Piauí e está na ativa desde 1991, conseguindo boa repercussão com a liberação de duas demos e um compacto. Contando atualmente com Marcelo Alelaf (voz e guitarra), Fawster Teles (baixo) e Fábio Nasc (bateria), este pessoal causa ótima impressão com o lançamento independente de seu primeiro álbum, que leva o bonito nome "Clouds Taken By The Wind".

Primeiramente, é preciso frisar que o conjunto é extremamente organizado, fornecendo um material promocional que apresenta tudo o que é necessário para a imprensa pesquisar. Também tiveram muito cuidado com o trabalho gráfico do CD que, mesmo simples, é eficiente e atrai a atenção, e todo este esmero é estendido naturalmente às músicas, cuja timbragem dos instrumentos e gravação no Stúdio Perfil, em Parnaíba (PI), ficaram espetaculares.
Musicalmente, este power trio está muito maduro e faz algo até mesmo singular. Para situar o leitor, pode-se dizer que as composições de "Clouds Taken By The Wind" trazem algo da famosa agressão do Thrash Metal, mas o Scud procura ir além, pois tudo aqui soa mais moderno e cadenciado. Mesmo com um peso que nunca é deixado de lado, a sonoridade é de fácil assimilação, ficando a certeza de que durante as apresentações tais músicas funcionarão muito bem.
O conjunto esbanja garra logo na sugestiva abertura "Guitar Machine", seguido por uma seqüência de grandes canções com riffs ganchudos e ótima seção rítmica. A coesão entre os músicos adquire contornos cada vez mais definidos com a inclusão de arranjos muito bem sacados como, por exemplo, nos efeitos de vozes em "Face To Face" e as incríveis guitarras de "I Don´t Know Why", que fecham este disco de forma marcante.
A demora e dificuldade em lançar seu debut compensaram. "Clouds Taken By The Wind" apenas reforça ainda mais o que todos já sabem: o nordeste está produzindo muitos conjuntos que transbordam potencial, e que estão se organizando como underground. É um cenário promissor que dará muito o que falar. Aos que estão à procura de boas bandas brasileiras: podem conferir o Scud tranquilamente, eles sabem o que querem e sabem como fazê-lo. Este disco mostra isso claramente.
Scud - Clouds Taken By The Wind
(2006 – independente – nacional)
01. Guitar Machine (intro)
02. Face To Face
03. Seeing Is Believing
04. Neither Priest Nor Demon
05. Silence
06. Me?
07. Illusion Camouflage
08. The Tree
09. Shut Eyes
10. Every Day
11. I Don´t Know Why
Homepage: www.scudband.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Scorpions confirma primeiras datas na América Latina em 2027
A melhor música do Iron Maiden de todos os tempos, segundo Nicko McBrain
Deep Purple suspende restante da tour europeia após Ian Gillan ser hospitalizado
Os 50 melhores álbuns de thrash metal da história segundo os leitores da Metal Hammer
64 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de novembro
A lenda do thrash que considera Metallica melhor do que Motörhead: "Nada tão poderoso"
Após anunciar turnê de despedida do Journey, tecladista muda de ideia
Pitty: cantora publica foto nua na internet e bate recorde de curtidas
O presente de Paul Di'Anno que Nicko McBrain guarda até hoje com orgulho
A banda que Alice Cooper considera a que melhor representa o heavy metal
Por que Yngwie Malmsteen não é tão difícil quanto dizem, segundo Zakk Wylde
Dez músicos que eram bons demais para suas bandas
Lee Aaron anuncia "Re-Vamp", álbum com regravações e faixas inéditas
O álbum dos anos sessenta que uniu David Gilmour, do Pink Floyd, e Alex Lifeson, do Rush
O problema de Billy Joel, Mötley Crüe e Paul Stanley, segundo Michael Sweet
Robert Plant: vocalista elege as suas sete músicas favoritas de todos os tempos
A banda que Clemente subestimou no Musikaos: "Nunca ouvi falar e vendeu 400 em 10 minutos"
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire

Raimundos - há 26 anos, o "MTV Ao Vivo" registrava uma das fases mais intensas da banda
Lorna Shore cria obra que desafia os limites do ouvinte
Wings of Steel novamente acerta com "Winds of Time"
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
Corrosion of Conformity encara perdas e mudanças em "Good God / Baad Man"
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
Voivod - Música mutante para um futuro mutante
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
Nunslaughter retorna disparando blasfêmia de grosso calibre no ótimo "Satanic Chaos Legions"
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



