Resenha - Lords Of Depravity - Part I - Sodom

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Maurício Gomes Angelo
Enviar Correções  

10


"Lords Of Depravity – Part I" impõe-se por si só. A imponência simples e significativa de sua concepção gráfica, o valor histórico contido em se consagrar como o primeiro DVD do Sodom, a completude de suas informações, seu registro e seu encarte. Os thrashers alemães são uma banda cultuada, respeitada e admirada em todo o globo. E "Lords Of Depravity" merece a melhor recepção possível.

Thrash Metal: 15 álbuns subestimados lançados nos anos 1990

Jimi Hendrix: 12 coisas que talvez você não saiba sobre ele

A começar por seu documentário/longa metragem de, pasmem!, quase três horas de duração (e é impressionante verificar que ele só vai até 1995, ou seja...). Indubitavelmente uma das obras mais abrangentes e profissionais que uma banda de metal pesado já fez. Há tudo que se pode esperar de algo do tipo nele: a devida contextualização histórica (em que cenário e como a banda nasceu, por que nasceu, sob a influência de quem, com que objetivo, com quais membros, como eles se formaram, etc, etc...), as dificuldades iniciais, as primeiras gravações, shows, a explosão, as conquistas, derrotas, enfim, todo o universo que cerca uma banda consolidada e com muito tempo de carreira. Com direito a várias coisas exclusivas e nunca ditas/mostradas/liberadas antes. Não é, claro, a produção mais ágil e suave de se acompanhar, pelo contrário, exige muito interesse, envolvimento e paciência. Apenas um ponto fraco: a única legenda disponível é em inglês, em todo o DVD, o que exigirá um domínio razoável do idioma. E chega a ser incoerente um material desta magnitude, e deste nível profissional, só ter tradução para uma língua. Um erro grosseiro que deve ser consertado em lançamentos posteriores.

Depois da introdução história, o banquete representado pelo segundo disco. A base do set ao vivo é o show realizado em Sofia, na Bulgária, no ano de 2004. Um lugar, digamos, não muito acostumado a eventos do gênero. Com ele, temos músicas de apresentações em festivais como o With Full Force, o Rock Hard Festival e o Wacken Open Air. E como é bom ver o power trio atual, depois de tantas mudanças de formação, composto por Tom Angelripper no vocal e baixo, Bernemann na guitarra e Bobby na bateria, arrebentar sob um palco – quem viu as apresentação dos caras no Brasil em 2005 sabe do que estou falando. E se o DVD é brutalmente especial (literalmente), o set list não poderia destoar. "Among The Weirdcong", "Outbreak Of Evil", "The Saw Is The Law", "Remember The Fallen", "Nuclear Winter", "Sodomized", "Agent Orange", "Sodomy And Lust", "Witching Metal" e "Ausgebombt" são títulos que simbolizam instantaneamente uma época, uma sonoridade e uma postura. De modo geral, a montagem é muito boa, assim como o tratamento de áudio, as imagens de arquivo e os ângulos proporcionados.

Os "sodomaniacs" realmente não tem do que reclamar. Além da vindoura "Part II" desde DVD – que possibilitará a inclusão de vários bônus interessantes – teremos o lançamento do novo trabalho de estúdio dos alemães muito brevemente. Por hora, "Part I", o DVD, e "Sodom", o álbum, são aquisições indubitavelmente obrigatórias.

Site Oficial: www.sodomized.info

Hellion Records – Nacional – 2006.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Thrash Metal: 15 álbuns subestimados lançados nos anos 1990Thrash Metal
15 álbuns subestimados lançados nos anos 1990

Sodom: Banda inicia processo de gravação do novo álbum e revela o título


Anos 90: 10 shows pouco comentadosAnos 90
10 shows pouco comentados

Thrash Metal: Álbuns injustiçados nos anos noventa.Thrash Metal
Álbuns injustiçados nos anos noventa.


Jimi Hendrix: 12 coisas que talvez você não saiba sobre eleJimi Hendrix
12 coisas que talvez você não saiba sobre ele

David Bowie: a última foto pública e a última foto privadaDavid Bowie
A última foto pública e a última foto privada


Sobre Maurício Gomes Angelo

Jornalista. Escreve sobre cultura pop (e não pop), política, economia, literatura e artigos em várias áreas desde 2003. Fundador da Revista Movin' Up (www.revistamovinup.com) e da revrbr (www.revrbr.com), agência de comunicação digital. Começou a escrever para o Whiplash! em 2004 e passou também pela revista Roadie Crew.

Mais matérias de Maurício Gomes Angelo no Whiplash.Net.

adWhipDin adWhipDin