Resenha - Operation Mindcrime II - Queensryche
Por Rafael Carnovale
Postado em 14 de maio de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Não poderia haver estratégia de marketing mais bem planejada do que esta do Queensryche: anunciar que o próximo CD (sucedendo "Tribe") seria a continuação do clássico "Operation Mindcrime", fazer uma turnê tocando o clássico CD na íntegra e ir apresentando aos poucos algumas faixas deste novo CD com certeza atiçou a curiosidade até de quem não era fã da banda. Porque desde "Promised Land" (1994), a banda deu uma guinada de 180 graus em sua sonoridade (se é boa ou não é questão de gosto) e o lançamento desta continuação soaria muito prático para recuperar fãs perdidos pelos CD’s mais... experimentais... mas a banda não se deu por vencida e pôs no mercado um CD bem consistente... que dá continuação a história que ajudou a definir boa parte dos conceitos do metal e do prog-metal, com direito a participação de Pamela Moore (que já cantara na primeira parte da história) e de Ronnie James Dio, como o malvado e dominador Dr. X (posto que chegou a ser cogitado para Rob Halford).

E a banda mostrou que ainda manja tudo de metal: "I’m American" é uma faixa curta, direta e bem crua (quase punk), aonde Geoff Tate desfila seu vocal, se não com a mesma potência de antes ainda com muito talento, escorado pelas guitarras de Michael Wilton e Mike Stone, o baixo de Ed Jackson e a bateria de Scott Rockenfield. "One Foot In Hell" continua a história num ritmo bem hard, coisa que a banda não fazia a anos. "Hostage" já traz alguns elementos mais experimentais mixados ao metal mais tradicional, com um grande resultado, e "The Hands" é sem sombra de dúvida a melhor coisa já gravada pelo Queensryche em mais de 10 anos, com uma levada hard matadora.
O desenrolar do CD, além de trazer um aspecto muito intrigante a nova história, mostra que a banda soube como poucas contrabalançar o estilo mais tradicional dos anos 80 aos experimentos que marcaram seus últimos CD’s, como acontece em "Speed Of Light" e "Re-Arrange You". "The Chase" é a música dos sonhos de qualquer fã da banda, com Dio e Tate alternando vozes, num andamento candenciado e orquestrado. A parte final do CD traz consigo também um trabalho magnífico com elementos orquestrados, como na mágica "If I Could Change It All" e em "An International Confrontation". "All The Promises" carrega consigo as dúvidas do personagem em relação ao mundo e a si mesmo e encerra toda e qualquer perspectiva negativa deste CD, que se não tem faixas mágicas como seu antecessor (o que seria impossível), mostra-se constante, bem feito e muito bem colocado.
Com certeza este será alvo de vários debates entre fãs da banda, e muitos questionarão se valeu a pena macular o nome "Operation Mindcrime". Mais musicalmente a banda lançou um de seus melhores CD’s em vários anos, e uma turnê que tem tudo para ser mágica, se as duas partes forem executadas em sequência como é prometido pelo Queensryche. No geral, um bom CD... mas porque eu ainda acho que é burrice dar continuidade a álbuns clássicos?
Site Oficial: http://www.queensryche.com
Warner Music 2006 - NACIONAL
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Foreign Tongues" se torna 16º disco dos Rolling Stones no topo da parada britânica
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
Gojira faz primeiro show com o baterista brasileiro Luigi Paraventi; confira vídeos
A regra do Iron Maiden que Nicko McBrain quebrou e levou "uma bronca daquelas" de Steve Harris
O clássico dos anos 70 que para Slash tem o "melhor timbre de guitarra de todos os tempos"
Tito Falaschi lança o segundo álbum solo, "Time to Move On"
A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
A música que Flea escolheu como a melhor definição do Red Hot Chili Peppers
Mick Jagger e Keith Richards aprovam o uso de IA para fazer música, mas com uma condição
O tipo de banda que Joey Ramone odiava; "toda esta merda de nova fórmula de rock"
O álbum de 1972 que Mick Jagger dos Rolling Stones disse não ter música ruim
O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
Echo and the Bunnymen anuncia primeiro álbum em 12 anos
A turnê do Led Zeppelin que Robert Plant odiou fazer: "Uma tremenda bobagem!"

Vocalista do Queensryche diz que não aquece a voz antes de fazer shows
Com mais de 40 atrações, Monsters of Rock Cruise fecha cast para viagem de 2027
Geoff Tate não considerou chamar outros ex-Queensryche para "Operation: Mindcrime III"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos


