Resenha - God The Lux - Vesania
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 23 de dezembro de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Vindo da Polônia e estando na ativa desde 1997, o Vesania já passou por várias alterações em sua formação e lançaram alguns poucos registros no underground. Com o passar do tempo, seus músicos acabaram por se unirem a outros conjuntos consagrados na cena do metal extremo, como Vader e Behemoth. E eis que, entre tanta indefinição, em 2004 entram novamente em estúdio com muitas idéias na cabeça para um novo disco.

Atualmente o Vesania conta praticamente com todos seus membros-fundadores, sendo Orion (voz e guitarra), Heinrich (baixo), o espetacular Daray (bateria) e Siegmar (teclados), que está há anos com a banda. Agora em 2005 os poloneses estão liberando seu segundo registro de nome "God The Lux", com uma sonoridade típica do black metal contemporâneo, com muita influência do que o Dimmu Borgir e até mesmo Rotting Christ vêm fazendo nos últimos anos.
Suas composições são ricas em arranjos densos e muito bem elaborados que, mesmo possuindo toda a aura maligna tão característica deste gênero, ainda traz uma beleza um tanto quanto obscura em suas melodias. Está relativamente distante de ser profano, mas passa todo um clima gélido, conseguindo tirar o fôlego do ouvinte em vários momentos na execução de suas canções.
As faixas estão niveladas lá em cima, possuem muitas mudanças em seu andamento e ótimas linhas vocais guturais. Mas dá para citar "Lumen Clamosum", com um riff simples que gruda no fundo de sua mente, assim como a própria "God The Lux" com seu início tipicamente veloz onde, no desenvolver da canção, surgem teclados realmente caóticos. Ainda falando em caos, neste quesito "The Mystory" é um perfeito exemplo de insanidade musical.
Das 12 canções, o Vesania só pecou pela inclusão totalmente desnecessária de "Inlustra Nigror", que são praticamente 25 minutos de mais absoluto nada para terminar com alguns segundos de passagens instrumentais insossas. É muito tempo perdido...
De qualquer maneira, "God The Lux" ainda é um disco muito acima da média do que se vê em termos de Black Metal atualmente. Nada aqui é novo, mas possui impacto e é muito bem feito.
VESANIA – God The Lux
(2005 / Napalm Records – Icarus Music)
01. Rest In Pain
02. Posthuman Kind
03. Lumen Clamosum
04. God The Lux
05. Synchroscheme
06. Phosphorror
07. Lumen Funestum
08. The Mystory
09. Fireclipse
10. Lumen Coruscum
11. Legions Are Me
12. Inlustra Nigror
Homepage: www.vesania.pl
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
58 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em julho
A única banda em que Geddy Lee entraria "sem pensar duas vezes"
A canção do Iron Maiden que arrepia Bruce Dickinson; "genial"
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Savatage gravará show com orquestra no Anfiteatro da Pompeia
O clássico do Black Sabbath que foi lançado há mais de 50 anos, mas continua atual
O conselho inesperado que Mick Jagger do Rolling Stones deu para Joe Satriani
Nergal anuncia que o Behemoth suspenderá atividades em 2027
A banda clássica dos anos 70 que Noel Gallagher chamou de "uma merda"
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
A infância cubana que transformou Dave Lombardo em baterista
A música que Ronnie James Dio fez para deixar o Black Sabbath para trás
O disco do Led Zeppelin gravado em clima estressante que se tornou o preferido de Dave Mustaine
Qual seria a melhor música de cada álbum do Iron Maiden?
A banda mais influente da história do rock, na opinião de Regis Tadeu
O hit do Barão Vermelho assinado por Cazuza, Roberto Frejat e Clarice Lispector
A inusitada negociação que fez baixo de Canisso soar audível no primeiro disco do Raimundos


Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Metallica: um DVD com título mais do que adequado



