Resenha - God The Lux - Vesania

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

8


Vindo da Polônia e estando na ativa desde 1997, o Vesania já passou por várias alterações em sua formação e lançaram alguns poucos registros no underground. Com o passar do tempo, seus músicos acabaram por se unirem a outros conjuntos consagrados na cena do metal extremo, como Vader e Behemoth. E eis que, entre tanta indefinição, em 2004 entram novamente em estúdio com muitas idéias na cabeça para um novo disco.

Atualmente o Vesania conta praticamente com todos seus membros-fundadores, sendo Orion (voz e guitarra), Heinrich (baixo), o espetacular Daray (bateria) e Siegmar (teclados), que está há anos com a banda. Agora em 2005 os poloneses estão liberando seu segundo registro de nome "God The Lux", com uma sonoridade típica do black metal contemporâneo, com muita influência do que o Dimmu Borgir e até mesmo Rotting Christ vêm fazendo nos últimos anos.

publicidade

Suas composições são ricas em arranjos densos e muito bem elaborados que, mesmo possuindo toda a aura maligna tão característica deste gênero, ainda traz uma beleza um tanto quanto obscura em suas melodias. Está relativamente distante de ser profano, mas passa todo um clima gélido, conseguindo tirar o fôlego do ouvinte em vários momentos na execução de suas canções.

publicidade

As faixas estão niveladas lá em cima, possuem muitas mudanças em seu andamento e ótimas linhas vocais guturais. Mas dá para citar "Lumen Clamosum", com um riff simples que gruda no fundo de sua mente, assim como a própria "God The Lux" com seu início tipicamente veloz onde, no desenvolver da canção, surgem teclados realmente caóticos. Ainda falando em caos, neste quesito "The Mystory" é um perfeito exemplo de insanidade musical.

publicidade

Das 12 canções, o Vesania só pecou pela inclusão totalmente desnecessária de "Inlustra Nigror", que são praticamente 25 minutos de mais absoluto nada para terminar com alguns segundos de passagens instrumentais insossas. É muito tempo perdido...

De qualquer maneira, "God The Lux" ainda é um disco muito acima da média do que se vê em termos de Black Metal atualmente. Nada aqui é novo, mas possui impacto e é muito bem feito.

publicidade

VESANIA – God The Lux
(2005 / Napalm Records – Icarus Music)

01. Rest In Pain
02. Posthuman Kind
03. Lumen Clamosum
04. God The Lux
05. Synchroscheme
06. Phosphorror
07. Lumen Funestum
08. The Mystory
09. Fireclipse
10. Lumen Coruscum
11. Legions Are Me
12. Inlustra Nigror

Homepage: www.vesania.pl




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Bruce Dickinson: Ele lamenta não ter dado um soco em Axl RoseBruce Dickinson
Ele lamenta não ter dado um soco em Axl Rose

Cinco contra um?: Roqueiros comentam como a revista Playboy os marcouCinco contra um?
Roqueiros comentam como a revista Playboy os marcou


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin