Resenha - Meliat - Meliat
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 05 de janeiro de 2004
Formada em 1999, na cidade de Curitiba (PR), a banda Meliat surgiu com o propósito de fazer heavy metal tradicional, incluindo no seu som boas doses de metal melódico e progressivo. Formada por Lucas Curotto (vocal), Leonardo Rosenmann e Felipe Afonso (guitarras), Victor Ferreira (baixo), Germano Mendes (teclado) e André Vigo (bateria), o sexteto formador do Meliat lançou esta sua primeira demo em 2003, servindo como divulgação da banda que já está preparando o seu primeiro CD para breve.
Trabalhando com uma sonoridade bem peculiar, mas trazendo uma produção impecável de todas as formas, o Meliat consegue unir o seu lado Helloween, Iron Maiden, Savatage e Edguy sem soar parecido com nenhuma das bandas citadas. Felizmente o line-up da banda apresenta boas virtudes, tanto na dupla de guitarristas que conseguem dosar bem linhas pesadas e outras mais melódicas em seus instrumentos, além de uma boa participação do tecladista e do baterista também. O "porém" da banda fica por conta do baixista que mesmo tocando bem aparece muito pouco nas músicas do grupo... e o vocalista, bem, este, poderia estar muito melhor nas músicas do Meliat. Não que cante mal, mas faltou para ele um pouco mais de inspiração e um timbre que se ajustasse mais ao som do grupo. E claro que, melhorando isto, certamente o som a banda irá deslanchar, já que qualidade em suas composições eles conseguiram demonstrar (e bem)!
Abrindo com "Riding Through the Darkness", em uma linha bem mais heavy tradicional e com direito a bons solos de guitarra, a demo segue para "Killers of the Night", partindo para um lado mais melódico e até incluindo boas doses e melodias bem hard rock no seu andamento. E estas melodias hard rock caíram muito bem! Já "Górgones" segue novamente para um lado mais tradicional, incluindo uma boa dose de virtuose por parte do conjunto, e aqui, se nota que quando o vocalista Lucas Curotto investe em notas mais altas, o seu desempenho no Meliat melhora assustadoramente! "Death" segue a demo, trazendo um interessante trabalho de guitarras e boa melodia no piano, servindo de introdução e finalização da música. A última, "Pyramid Curse", segue por uma linha bem Savatage, uma composição trabalhada e com diferentes harmonias intercaladas: momentos bem cadenciados e outros trabalhados em altos tons e pesados. Para mim, por apresentar tantos elementos diferentes acaba sendo a melhor música do trabalho.
Acho que dando uma maior atenção ao vocal, que acaba sendo o único ponto que não está 100% na demo, o Meliat pode ir longe. Começado melhor acho que dificilmente eles teriam, mas agora polindo melhor o seu trabalho, logo teremos o grupo aqui entre os destaques nacionais futuramente.
Site oficial: www.meliat.hpg.com.br
Line-up:
Lucas Curotto (vocal);
Leonardo Rosenmann (guitarra);
Felipe Afonso (guitarra);
Victor Ferreira (baixo);
Germano Mendes (teclado);
André Vigo (bateria).
Track-list:
01. Riding Through the Darkness
02. Killers of the Night
03. Górgenes
04. Death
05. Pyramid Curse
Tempo total: 23:42
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps