Resenha - Meliat - Meliat
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 05 de janeiro de 2004
Formada em 1999, na cidade de Curitiba (PR), a banda Meliat surgiu com o propósito de fazer heavy metal tradicional, incluindo no seu som boas doses de metal melódico e progressivo. Formada por Lucas Curotto (vocal), Leonardo Rosenmann e Felipe Afonso (guitarras), Victor Ferreira (baixo), Germano Mendes (teclado) e André Vigo (bateria), o sexteto formador do Meliat lançou esta sua primeira demo em 2003, servindo como divulgação da banda que já está preparando o seu primeiro CD para breve.

Trabalhando com uma sonoridade bem peculiar, mas trazendo uma produção impecável de todas as formas, o Meliat consegue unir o seu lado Helloween, Iron Maiden, Savatage e Edguy sem soar parecido com nenhuma das bandas citadas. Felizmente o line-up da banda apresenta boas virtudes, tanto na dupla de guitarristas que conseguem dosar bem linhas pesadas e outras mais melódicas em seus instrumentos, além de uma boa participação do tecladista e do baterista também. O "porém" da banda fica por conta do baixista que mesmo tocando bem aparece muito pouco nas músicas do grupo... e o vocalista, bem, este, poderia estar muito melhor nas músicas do Meliat. Não que cante mal, mas faltou para ele um pouco mais de inspiração e um timbre que se ajustasse mais ao som do grupo. E claro que, melhorando isto, certamente o som a banda irá deslanchar, já que qualidade em suas composições eles conseguiram demonstrar (e bem)!
Abrindo com "Riding Through the Darkness", em uma linha bem mais heavy tradicional e com direito a bons solos de guitarra, a demo segue para "Killers of the Night", partindo para um lado mais melódico e até incluindo boas doses e melodias bem hard rock no seu andamento. E estas melodias hard rock caíram muito bem! Já "Górgones" segue novamente para um lado mais tradicional, incluindo uma boa dose de virtuose por parte do conjunto, e aqui, se nota que quando o vocalista Lucas Curotto investe em notas mais altas, o seu desempenho no Meliat melhora assustadoramente! "Death" segue a demo, trazendo um interessante trabalho de guitarras e boa melodia no piano, servindo de introdução e finalização da música. A última, "Pyramid Curse", segue por uma linha bem Savatage, uma composição trabalhada e com diferentes harmonias intercaladas: momentos bem cadenciados e outros trabalhados em altos tons e pesados. Para mim, por apresentar tantos elementos diferentes acaba sendo a melhor música do trabalho.
Acho que dando uma maior atenção ao vocal, que acaba sendo o único ponto que não está 100% na demo, o Meliat pode ir longe. Começado melhor acho que dificilmente eles teriam, mas agora polindo melhor o seu trabalho, logo teremos o grupo aqui entre os destaques nacionais futuramente.
Site oficial: www.meliat.hpg.com.br
Line-up:
Lucas Curotto (vocal);
Leonardo Rosenmann (guitarra);
Felipe Afonso (guitarra);
Victor Ferreira (baixo);
Germano Mendes (teclado);
André Vigo (bateria).
Track-list:
01. Riding Through the Darkness
02. Killers of the Night
03. Górgenes
04. Death
05. Pyramid Curse
Tempo total: 23:42
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
As quatro bandas que fizeram a cabeça de Cronos, o vocalista do Venom
Jimmy Page comenta como era capturar a sonoridade de John Bonham
Quando Paul Stanley enfureceu Slash por querer mudar uma música clássica do Guns


"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional
"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



